Telessaúde é ampliado e completa quase 7 mil atendimentos
Serviço implantado pela Unoeste em parceria com a Prefeitura de Prudente completou oito meses de funcionamento

O Telessaúde, serviço implantado pela Unoeste em parceria com a Prefeitura de Presidente Prudente, completou oito meses de funcionamento nessa terça-feira (24). Destinado inicialmente para sanar dúvidas dos moradores quanto à pandemia da Covid-19, a iniciativa foi ampliada e, hoje, apoia também outras frentes de trabalho da saúde.
Neste oito meses, além das cerca de 2,6 mil ligações atendidas, o serviço também é utilizado para apoiar a Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) e a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) no acompanhamento dos profissionais vinculados à pasta que passaram pelo inquérito soroepidemiológico.
Conforme dados informados pela professora do curso de Enfermagem e uma das responsáveis pelo Telessaúde, Dra. Larissa Sapucaia Ferreira Esteves, já foram realizados o monitoramento de 3.973 casos, entre suspeitos e confirmados, além de 211 catalogados no inquérito. Assim, somando as ligações e os números da nova função do serviço, até o momento foram prestados cerca de 6,8 mil atendimentos.
Ainda em relação às ligações, a Dra. Larissa conta que as principais são referentes a dúvidas sobre resultados do exame de coronavírus, como proceder em relação aos comunicantes quando uma pessoa testou positivo na residência, além de ajuda para compreender o resultado do teste sorológico.
Para que o serviço garanta um bom atendimento aos munícipes, Larissa ressalta que atualmente todos os cursos da área da saúde da Unoeste estão atuando no Telessaúde, sendo eles: Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição e Odontologia.
O Telessaúde foi uma das primeiras iniciativas implantadas pelo Governo de Prudente e Unoeste, quando foi anunciada a pandemia do novo coronavírus no estado de São Paulo.
Serviço – O Telessaúde pode ser acionado pelo telefone (18) 3229-1290, bem como pelo Whatsapp (18) 99639-2713.
Colaboração: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste