CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Trajetória em agrárias pode chegar ao doutorado na Unoeste

Oportunidade própria de instituição com status de universidade e que oferece corpo docente qualificado


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Arquivo/Ector Gervasoni Trajetória em agrárias pode chegar ao doutorado na Unoeste
Unoeste tem uma das melhores estruturas para cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado na área de ciências agrárias

Se preparar bem, melhor e de maneira contínua para o mercado de trabalho é uma possibilidade real que o estudante consegue realizar integralmente na Unoeste, em especial na área das ciências agrárias, com o ensino aliado à pesquisa e à extensão. A partir da graduação estão abertas as possibilidades da pós-graduação: na lato sensu com especializações e MBAs, na stricto sensu com mestrado e doutorado.

O bom preparo começa com corpo docente qualificado. O que está aliado à estrutura para ensinar e aprender melhor, proporcionada pelo corpo-técnico administrativo, laboratórios de ponta e todo um conjunto de recursos voltados às atividades práticas, embasadas teoricamente e próprias de cada profissão escolhida, possibilitando adequada preparação ao emprego ou para empreender.

As graduações em agrárias são em agronomia, medicina veterinária e zootecnia. Todos com excelentes conceitos em avaliação do Ministério da Educação  (MEC) e detentores do Prêmio Melhores Universidades, ofertado pelo Guia do Estudante. São várias as oportunidades de especializações e MBAs, sendo que 60% de quem faz pós lato sensu na Unoeste são egressos da própria instituição.

São três programas de pós stricto sensu, todos com as ofertas de mestrado e doutorado, que recebem os formados em agronomia, medicina veterinária e zootecnia. São os de Agronomia, Ciência Animal e Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional. Todos bem avaliados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão do MEC.

Nos três cursos de graduação todos os professores são titulados, sendo 65,8% doutores e 34,2% mestres.  Para o coordenador da graduação em Agronomia e diretor da Faculdade de Ciências Agrárias, Dr. Carlos Sérgio Titiran, o grande diferencial em ter um corpo docente qualificado é qualidade no ensino, pesquisa e extensão. “São professores experientes e com formações de excelência”, afirma para dizer que isso influencia na boa formação do engenheiro agrônomo.

Formação relacionada a ter condições de competividade para o mercado de trabalho. Na Agronomia são 28 doutores e seis mestres, sendo que parte deles atua também na pós-graduação. Os mestrados e doutorados têm os corpos docentes exclusivos de doutores, como é caso de Titiran que, além de atuar como professor pesquisador, também coordena o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Agronomia. 

 A relação dos professores com a pesquisa favorece o ensino e a extensão, condições que fazem parte da formação continuada nos estudos em busca da produção de novos conhecimentos, elaboração e publicação de artigos científicos. O que acaba sendo compartilhado com os alunos, conforme a coordenadora da Medicina Veterinária, a doutoranda Gláucia Prada Kanashiro, curso que tem 27 doutores e sete mestres. 

A coordenadora da Zootecnia, Dra. Ana Cláudia Ambiel Corral Camargo, afirma que no aprofundamento em especialidade e produção de conhecimento, o professor tem visão mais ampla e transmite isso para o aluno. O resultado é a manutenção do elevado nível do curso com 19 doutores e 11 mestres, ratificado pelas notas máximas nos dois últimos ciclos avaliativos do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) para a área de agrárias.

Entre os profissionais doutores atuando em diferentes áreas e cujas formações acadêmicas ocorrerem integralmente na Unoeste, está o professor pesquisador Paulo Claudeir Gomes da Silva. Sua trajetória: formação em Direito na turma de 1988, Zootecnia em 2006, mestrado e doutorado em Agronomia, em 2009 e 2015. 

Para o Dr. Paulo, fazer o processo da graduação ao doutorado na mesma instituição facilitou conciliar o trabalho com os estudos, sem prejudicar sua fonte de renda. Também teve condições favoráveis por conhecer a estrutura e os professores, cuja relação mais próxima ajuda tirar dúvidas e enriquecer o aprendizado. Sua sugestão é de que os atuais alunos ou os novos ingressantes de graduação sigam o mesmo caminho. 

“Essa trajetória foi de grande importância. Ter formação universitária, fazer mestrado e doutorado só veio acrescentar na minha vida, com grande impulso às minhas atividades. Os resultados obtidos como profissional alavancaram minha carreira de maneira que não dá nem para descrever. Cada pessoa tem um perfil e na Unoeste é possível encontrar essa identidade própria nas aulas teórica e nas atividades prática”, afirma o Dr. Paulo.

Saiba mais

Confira as condições especiais do Vestibular 2021 no site e comece o próximo ano estudando em umas das melhores universidades particulares do estado de São Paulo. Para mais informações sobre os cursos de agrárias da Unoeste, acesse a página de cada um no portal da universidade na internet:

Agronomia

Medicina Veterinária

Zootecnia

 

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem