Iniciação científica contempla nove alunos do ensino médio
Classificados em projetos orientados por pesquisadores são de escolas públicas e particulares de cinco cidades da região

O envolvimento de alunos do ensino médio em projetos de pesquisas desenvolvidos na Unoeste tem uma nova seleção, desta vez com a novidade da inserção para além da rede estadual de ensino. São seis de escolas da rede pública e três da iniciativa privada. O comitê interno de bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (Pibic-EM) contemplou alunos com bom rendimento escolar, através de processo seletivo.
O anúncio dos classificados é feito pela professora Dra. Alessandra Ferreira Ribas, responsável pelo comitê interno, junto ao responsável institucional do Pibic-EM e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti), professor Dr. Jair Rodrigues Garcia Júnior. São cinco alunos de escolas de Presidente Prudente e os outros quatro de Indiana, Tarabai, Narandiba e Regente Feijó que iniciarão suas atividades em agosto deste ano e terminarão em agosto de 2021.
De acordo com a professora Alessandra, o processo seletivo das bolsas foi divulgado nas escolas públicas, em relação às ofertadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e nas escolas particulares, sobre as concessões pela Unoeste. Os alunos interessados preencheram uma ficha indicando o curso ao qual teriam interesse em participar. Os estudantes foram classificados pelas suas notas escolares. Os projetos de pesquisas a serem desenvolvidos foram submetidos ao edital do Pibic-EM.
Avaliações externas
As submissões foram feitas por professores pesquisadores com os projetos avaliados por assessores Ad hoc externos que atribuíram notas. Também foram avaliados os currículos Lattes dos orientadores pelo comitê interno. Os processos foram ranqueados em ordem decrescente e os primeiros tiveram direito às bolsas. Os professores contemplados tiveram acesso à lista dos classificados e os contataram para convidá-los a participar do seu respectivo projeto, conforme a área de interesse de cada aluno.
Além da responsável, o comitê interno é composto pelos professores doutores da Unoeste em diferentes áreas do conhecimento: Ana Paula Marques Ramos, das ciências exatas e engenharias; Anthony Cesar de Souza Castilho, das ciências agrárias; Danielle Aparecida Nascimento Santos e Marcos Vinícius Francisco, das ciências humanas e sociais aplicadas; Juliane Avansini Marsicano, das ciências da saúde; Valéria Cataneli Pereira e William Hiroshi Suekane Takata, das ciências biológicas.
Os selecionados irão desenvolver, junto com seus orientadores, projetos de pesquisa dentro da Unoeste. Além disso, também participarão de cursos específicos de apoio nas atividades de pesquisa e de divulgação científica, tais como de cursos de estatística e de redação científica. Após o encerramento do projeto, cada aluno apresentará os resultados da sua pesquisa no Simpósio de Iniciação Científica (SIC), que ocorre anualmente como parte do Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Enepe).
A proposta do CNPq é a de despertar nos alunos do ensino médio a vocação para a pesquisa, de forma a contribuir com a formação de recursos humanos e com o desenvolvimento da pesquisa científica no país. Além de permitir seu primeiro contato com as atividades inerentes ao ensino superior, de acordo com a responsável pelo Pibic-EM ao anunciar os classificados, suas origens e seus respectivos orientadores.
Bolsas CNPq
Os contemplados são: Emily Yukary Costa Sato Neves, da Escola Professora Maria Luiza Bastos, em Prudente, para projeto na área de Agronomia, orientada pelo. Dr. Tiago Benedito dos Santos. Giovana Galucci Henriques, da Escola Maria Natividade Antunes (Mena), de Indiana, projeto de Medicina Veterinária com a Dra. Inês Cristina Giommetti Ceda. Isabela Soares Urias, da Escola Técnica (Etec) Professor Dr. Antônio Eufrásio de Toledo, em Prudente, para projeto de Agronomia com o Dr. André Ricardo Zeist. Larissa Roberta Trombeta, da Escola Mirella Pesce Desidere, em Prudente, com projeto na área do Direito, orientada pela Dra. Raquel Rosan Christino Gitahy. Lucas Thomas dos Santos Rocha, da Escola Deputado Felício Tarabay, da cidade de Tarabai, projeto de Medicina Veterinária com o Dr. Anthony Cesar de Souza Castilho. Talita da Silva Nunes, da Escola Takako Suzuki, de Narandiba, projeto de Agronomia com a Dra. Alessandra Ferreira Ribas.
Bolsas Unoeste
São eles: Francisco José Bento Zan Neto, do Colégio Adventista, em Prudente, projeto em Agronomia com o Dr. Fábio Rafael Echer. Lucas Scruph Gabriel, do Centro Educacional Sesi, em Regente Feijó, projeto de Agronomia com o Dr. Carlos Henrique dos Santos. Rayssa Mescolotte Antunes Gago, do Centro Educacional do Sesi, em Prudente, projeto de Ciências Biológicas com a Dra. Valéria Cataneli Pereira.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste