3 de outubro: Unoeste comemora 49 anos de história

Domingo, 3 de outubro de 2021, dia que a Unoeste inicia a contagem regressiva para os seus 50 anos! Já são 49 primaveras no ensino superior e muitas vidas transformadas por meio do conhecimento. Uma história que teve início com dois grandes sonhadores, os professores Agripino de Oliveira Lima Filho (em memória) e Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima, e que ao longo dessa caminhada vem sendo fortalecida com a ajuda dos mais de 110 mil profissionais formados e de sua comunidade acadêmica em aproximadamente 18 mil pessoas, entre alunos e funcionários. Hoje é dia de festa nas cidades de Presidente Prudente, Jaú e Guarujá, locais que têm os campi da 2ª melhor universidade particular do estado de São Paulo.
O decreto nº 71.190, de 3 de outubro de 1972, que autorizou a Faculdade de Artes, Ciências, Letras e Educação de Presidente Prudente (Faclepp), da Associação Prudentina de Educação e Cultura (Apec), era apenas o impulso para uma grande história. As três licenciaturas precursoras (Estudos Sociais, Letras e Pedagogia) abriram caminhos para novas graduações ano a ano, contemplando, em pouco tempo, todas as áreas do conhecimento. Atualmente são mais de 100 graduações presenciais e a distância, centenas de cursos de pós-graduação, bem como mestrados e doutorados.
Além dos campi em Presidente Prudente, Jaú e Guarujá, a Unoeste também está presente em mais de 100 cidades com os polos de apoio presencial da Educação a Distância (EAD), bem como com o polo internacional no Japão. Há décadas, a universidade vem fortalecendo seu reconhecimento como umas das principais instituições do país. Inclusive, com a última divulgação do Índice Geral de Cursos do Ministério da Educação (MEC), renovou sua posição do ranking de melhores universidades particulares: é a 2ª do estado paulista e está entre as dez melhores entre públicas e privadas.
O sonho do professor Agripino e Dona Ana, de transformar vidas por meio do conhecimento, permanece ativo e cultivado por seus filhos netos. À frente dessa gigante da educação, os sucessores não medem esforços para oferecer ensino de excelência para os seus estudantes. Para se ter ideia, as estruturas físicas dos seus quatro campi são referências no país. Assim, a universidade prioriza o tripé ensino, pesquisa e extensão, mas sempre unindo o que há de mais moderno e tecnológico na formação acadêmica e profissional.
“É com muito orgulho que seguimos os ensinamentos dos nossos pais e damos continuidade neste trabalho que eles sempre se dedicaram. É gratificante presenciar o quanto a educação muda a vida das pessoas e que também mudou a minha vida, dos meus irmãos, filhos e sobrinhos. Afinal, aqui também estudamos”, relembra o diretor geral da Apec/Unoeste, Dr. Augusto Cesar de Oliveira Lima, egresso da 1º turma de Odontologia (1974-1977) e da Medicina Veterinária (1999 a 2002).
Saudação na Câmara Municipal
A expressiva contribuição educacional e social da Unoeste é enaltecida pela Câmara Municipal de Vereadores Presidente Prudente. Saudação oficial foi feita na sessão ordinária de segunda-feira (4), motivada pelo aniversário de 49 anos da universidade.
Em nome dos 13 vereadores da 18ª Legislatura, o presidente Demerson Dias evidenciou o fato de a Unoeste ser a 2ª melhor universidade particular do estado de São Paulo, em avaliação do Ministério da Educação. Os cumprimentos foram dirigidos ao diretor geral Dr. Augusto Cesar, aos demais gestores, funcionários, professores e alunos dos campi de Prudente, Jaú e Guarujá.
Saiba mais
Conheça melhor a maior universidade do oeste paulista clicando aqui.
Isso é Unoeste
Já são mais de 100 mil profissionais formados, que estão espalhados pelos Brasil e pelo mundo. Quer fazer do universo Unoeste? Então aproveite que este é o seu momento. Clique aqui e inscreva-se no Concurso de Bolsas ou Vestibular de Medicina. Confira ainda as outras formas de ingresso nos cursos presenciais ou EAD.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste