CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Pós de Gestão em Saúde Mental está com as inscrições abertas

Especialização tem como público-alvo profissionais das áreas da educação, saúde e organizações empresariais


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Arquivo/ Marketing Unoeste Pós de Gestão em Saúde Mental está com as inscrições abertas
Especialização é coordenada pela professora Dra. Maria Letícia Marcondes Coelho de Oliveira

Desenvolvido há um ano e meio junto à Faculdade de Medicina de Guarujá da Unoeste e pelos excelentes resultados, o projeto “Lêvitude Social, Saúde e Leveza Emocional” foi transformado em especialização. Agora, a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da universidade está ofertando o curso Gestão em Saúde Mental – Lêvitude. A junção das palavras leveza e atitude foi feita pela idealizadora do projeto que virou pós, a Dra. Maria Letícia Marcondes Coelho de Oliveira que também é psicóloga do Serviço Universitário de Apoio Psicopedagógico (SUAPp) do campus da Unoeste no litoral e pesquisadora em desenvolvimento de competências pessoais e sociais. 

A especialização leva em consideração as transformações da sociedade contemporânea, marcada pelo declínio progressivo da saúde mental. Situação que remete para a necessidade de gestores e líderes se capacitarem em competências voltadas ao autocuidado e às relações saudáveis considerando as dimensões biológica, psicológica, social e espiritual do ser humano que são os pilares da saúde mental. Daí a leveza relacionada ao emocional e a atitude vinculada à resiliência, a capacidade de lidar com problemas, adaptar-se às mudanças, avançar mesmo diante de obstáculos e resistir às adversidade que afetam o emocional.

Corpo docente qualificado 

O curso é destinado para profissionais das áreas de educação, saúde e empresarial. Portanto, para professores e gestores educacionais; médicos, psicólogos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais; administradores e gestores empresariais, dentre outros. Um aspecto interessante é o de que a prática aliada à teoria permitirá que os alunos façam projetos e os coloquem em ação dentro de suas atividades.  A pós também abre a oportunidade para estudantes de cursos de graduação que estejam no sexto termo em diante. Eles poderão participar dos módulos ofertados como cursos livres. 

O desenvolvimento dessa especialização está planejado em cinco módulos de quatro disciplinas em cada um: gestão em saúde mental, gestão biológica, gestão psicológica, gestão social e gestão espiritual. O corpo docente é formado por especialista, mestres e doutores com a coordenação da Dra. Maria Letícia. O início das aulas quinzenais está programado para 19 de março de 2022.  A proposta é a de que o aluno desenvolva ou aprimore a capacidade de autogerenciamento de sua própria vida; do corpo, da mente e das suas relações; para a partir daí gerenciar outras pessoas para também promoverem a paz, viverem bem e alimentarem a fé que move a esperança.

Foto: Arquivo/Marketing Unoeste Doutoras Érika e Maria Letícia fazem parte do corpo docente da Especialização Gestão em Saúde Mental - Lêvitude
Doutoras Érika e Maria Letícia fazem parte do corpo docente da Especialização Gestão em Saúde Mental - Lêvitude

Trabalho realizado em conjunto 

O Lêvitude nasceu com o apoio da coordenadora da Faculdade de Medicina de Guarujá, Dra. Érika Magalhães Suzigan. Sua transformação em curso passou pelo pró-reitor de Pesquisa, Pós e Extensão, Dr. Adilson Eduardo Guelfi e conta com a retaguarda da equipe da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG), especialmente da coordenadora pedagógica da pós-graduação lato sensu Célia dos Santos Silva. A Dra. Érika também faz parte do qualificado corpo docente da especialização que tem carga de 360 horas, com aulas quinzenais aos sábados de manhã e à tarde.

As mais recentes vivências científicas da Dra. Maria Letícia são os pós-doutorados que está fazendo em Portugal e no Brasil. Na Universidade de Lisboa conheceu a psicóloga Dra. Camélia Santina Murgo, pesquisadora que coordena o Programa de Pós-graduação Stricto Sensu de Educação, que oferece mestrado e doutorado, além de atuar como professora em cursos de graduação da Unoeste e que também está no corpo docente da nova especialização. Na USP, em São Paulo, é orientada pelo Dr. Francisco Assumpção, do Departamento de Psicologia; pesquisador que deverá ministrar a aula magna da Especialização Gestão em Saúde Mental – Lêvitude.

 Serviço 

As inscrições podem ser feitas no site da Unoeste.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem