Encontro regional aquece protagonismo dos grêmios estudantis
Participações foram no âmbito das diretorias de ensino de Adamantina, Santo Anastácio, Assis, Mirante, Prudente e Tupã

A Unoeste abriu as portas para um momento histórico de promoção do protagonismo juvenil no âmbito da Rede Estadual de Ensino, ao sediar nesta quarta-feira (22) o 1º Encontro de Grêmios Estudantis das Diretorias de Ensino do Polo 9, com abrangência em 66 cidades. Evento iniciado às 8h, com seis horas de duração no Salão do Limoeiro, no campus 2. Foram mais de 500 participantes. A programação ampla e bem organizada teve nove momentos, além de rápida ação de marketing da universidade em sorteios de brindes para alunos e professores, nos quais foram cumpridos vários objetivos e, em especial, o fortalecimento do estudante como personagem de expressão no contexto escolar e em sua comunidade, a partir da formação para a cidadania.
O primeiro momento foi de acolhimento, seguindo da abertura com o cerimonial conduzido por Anna Laura Justino Alves e Ana Letícia Dourado, alunas da Escola Dom Bosco, de Osvaldo Cruz. A saudação aos participantes foi feita pela dirigente regional da Diretoria de Ensino de Presidente Prudente, professora Marta de Andrade Primo Mendes de Oliveira. A articuladora do Polo 9, dirigente regional de Assis, professora Marlene Barchi Dib, destacou o apoio da Secretaria Estadual de Educação, na pessoa do secretário Hubert Alquéres; inclusive dando continuidade às ações iniciadas na gestão anterior. Ambas mencionaram em suas falas a cessão do espaço pela Unoeste e a contribuição na organização.
Música de qualidade
Em momento musical foram apresentadas duas composições autorais de notável qualidade e no gênero MPB, sob a temática de valorização da cultura negra. Parte das letras de forte crítica social exemplifica a riqueza da produção cultural de alunos da Escola Professora Maria Ângela Batista Dias, de Assis. A canção ‘Não se Cale’ começa dizendo “Mulher Guerreira/Mãe solteira, Pele negra/ Sempre batalhando por si”; e a ‘Luta Negra’ diz em seu refrão: Mandela, eu luto pelo basta/Marielle, porque isso não desgasta”. Uma apresentação de Maria Júlia da Silva Gonçalves, Caique Lucio dos Santos, Vitor Augusto Pedroso Mauro e Giovana de Oliveira Andrade; finalizadas com forte aplauso do público formado por estudantes e professores.
A supervisora de ensino da Diretoria Regional de Tupã, professora Ângela Maria de Alencar Jerônimo Simões Teixeira fez um resgate histórico dos movimentos estudantis no Brasil, citando as históricas tomadas de posição por direito e justiça, incluindo a retomada da democracia brasileira. A Diretoria Regional de Ensino de Mirante do Paranapanema teve expressiva contribuição com duas apresentações de dança. Simbolizando os Direitos Humanos, as alunas da Escola Moacyr Teixeira, de Estrela do Norte, Isabela Vitória Santana Martins e Maria Júlia Nascimento Pereira, dançaram a música ‘Sementes do Amanhã’. Uma canção que diz “Fé na vida, fé no homem, fé no que virá/Nós podemos tudo, nós podemos mais/Vamos lá fazer o que será”.
Ensino superior
Nicole da Silva Macedo e Anna Lívya de Souza, das escolas Salvador Moreno Munhoz e Arthur Ribeiro, de Teodoro Sampaio, dançaram a música ‘Donatella’, sucesso internacional de Lady Gaga que classifica a canção pop como incrível e divertida; sobre como ser uma mulher destemida e não se importar com o que as pessoas falam de você. Ainda da Diretoria de Mirante do Paranapanema, foram expostas produções de alunos sobre a temática “Direitos Humanos: por uma cultura de paz”, trabalhada pelo professor e artista plástico Josué Pantaleão através de ações extensivas dos cursos de Pedagogia presencial e EAD da Unoeste, juntamente com o Núcleo Pedagógico do Programa de Melhoria de Convivência Escolar (Conviva-SP).
Em nome da Unoeste, a 2ª Melhor Universidade particular do estado de São Paulo com base em avaliação do MEC, o professor doutor Tchiago Inague Rodrigues, coordenador da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais, falou sobre a importância do ensino superior como ferramenta de transformação social. Discorreu objetivamente, dentro do contexto do encontro de gremistas, da educação como direito de todos e como alicerce da dignidade humana. Falou da importância do sonho na construção do ser humano e disse que a escolha de qualquer profissão deve ser pensada para ser feliz, já que o dinheiro não é fim e sim o meio de um processo de entrega em amor e dedicação. Destacou a relevância dos professores como bússolas que orientam os seus alunos.
Feira de Profissões
Uma equipe do Departamento de Marketing da Unoeste anunciou e fez o convite a todos para participarem da Feira de Profissões que este ano volta ao formado presencial e será realizada de 19 a 23 de setembro, no mesmo Salão do Limoeiro. Dentre outras ações, foram feitos sorteios de brindes para alunos e professores.
A etapa derradeira do encontro foi conduzida pelas professoras Paula Marielly Marques Alves e Lúcia Aparecida Coelho, da Diretoria de Presidente Prudente. Os alunos foram divididos em 12 grupos para estudo de caso, discussões por 30 minutos em rodas de conversa para depois apresentarem oralmente o que foi debatido, a que conclusão chegaram e quais as propostas para as soluções dos problemas.
Por exemplo, sobre o preconceito racial um dos grupos entendeu que nas escolas o assunto deve ser trabalhado em duas etapas: primeira, para quebrar a ignorância; e segunda, para estudar a cultura africana. As rodas de conversa ocorreram no mezanino do salão e enquanto os alunos lá estiveram, antes de retornarem para a socialização dos conteúdos, a supervisora tupãense Ângela Maria e Lúcia Aparecida desenvolveram uma dinâmica com os professores, para mostrar que são muitos os problemas a serem enfrentados no dia a dia, mas que podem e devem ser superados, inclusive pelo compromisso de influenciar para o bem de cada aluno e fazer com que o Grêmio se mantenha como experiência exitosa na vida deles.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste