CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Unoeste contribui na qualidade da saúde das ESFs de Prudente

Município alcançou 2º lugar no ranking nacional de desempenho da Atenção Primária à Saúde; Programa de Aproximação Progressiva à Prática da universidade ajudou na conquista do indicador


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Marketing Unoeste Unoeste contribui na qualidade da saúde das ESFs de Prudente
PAPP está presente hoje em pelo menos sete unidades Estratégia Saúde da Família de Prudente

O bom desempenho da rede de Atenção Primária à Saúde (APS), presente nas unidades de ESFS (Estratégias Saúde da Família) de Presidente Prudente, rendeu ao município o 2º lugar no ranking nacional de desempenho da Atenção Primária à Saúde (APS) entre as cidades de grande porte, conforme o monitoramento divulgado pelo Ministério da Saúde, por meio do Previne Brasil. Esse tipo de serviço é prestado por meio das Estratégias Saúde da Família, conhecidas pela sigla ESF. E o resultado que orgulha o município tem contribuição efetiva da Faculdade de Medicina e outros cursos ligados à área da saúde da Unoeste.

O ranking foi feito com base nas melhores pontuações de equipes de pequeno, médio e grande porte, além de grandes metrópoles. Isso significa que as visitas técnicas são feitas aos municípios por estratos populacionais, com os maiores e menores ISF no primeiro quadrimestre de 2022. Hoje são cinco municípios de grande porte (entre 100.000 a 900.000 habitantes) com nota do ISD acima de 8, sendo 1 deles com nota acima de 9. Presidente Prudente está entre eles. 

Atualmente estudantes de todos os cursos da Unoeste ligados à saúde atuam nas unidades de saúde do município. Inclusive, realizam ações em conjunto nos mutirões e nas campanhas de vacinação. Nesse processo, eles são estimulados a realizarem ações "interprofissionais", semelhante ao que ocorre no cotidiano das unidades de saúde. Os acadêmicos aprendem a partir de "modelos", que aqui podem ser entendidos como trabalhadores da saúde do município. Os trabalhadores do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), por exemplo, os auxiliam muito na promoção dessas ações interprofissionais.

De acordo com a coordenadora da Faculdade de Medicina, professora mestre Nilva Galli, para que os trabalhos dos acadêmicos sejam realizados nas ESFS com qualidade, a universidade tem feito reuniões com as apoiadoras dessas unidades de Prudente, por meio da parceria “Academia/Serviço”. Ela explica ainda que a Instituição de Ensino Superior (IES), por meio das facilitadoras do PAPP, que é o Programa de Aproximação Progressiva à Prática, presentes em sete ESFs de Prudente, também faz encontros com as gerentes de cada unidade de saúde, com foco nas análises dos indicadores do “Programa Previne Brasil”. “Isso contribui para induzir o acesso aos serviços, à cobertura efetiva de Atenção Primária à Saúde e para o aumento da qualidade da assistência”, destaca.

No dia 12 deste mês, técnicos do Mistério da Saúde compareceram ao município para parabenizar as equipes que atuam nas ESFS e conhecer in loco o trabalho realizado em cada unidade. Na ocasião, a apoiadora das Estratégias de Saúde da Família de Prudente, Fernanda Trevisan, fez a apresentação técnica dos trabalhos, que foram fundamentais para garantir nota 8.9 (em uma escala que vai até 10). Essa avaliação rendeu ao município a 1ª colocação no ranking estadual e a 2ª no ranking nacional entre municípios de grande porte.

O mérito de quem faz os trabalhos acontecerem nas ESFS foi enaltecido pelo prefeito Ed Thomas durante a inauguração oficial do campus de Jaú, na semana passada. Na ocasião, o chefe do Executivo fez questão de dizer que o resultado positivo desse indicador que eleva Prudente a segunda posição no ranking nacional muito se deve a parceria do município com a Unoeste. 

Foto: Ector Gervasoni Na inauguração do campus de Jaú, o prefeito Ed Thomas enalteceu que a conquista no ranking nacional muito se deve a parceria com a Unoeste
Na inauguração do campus de Jaú, o prefeito Ed Thomas enalteceu que a conquista no ranking nacional muito se deve a parceria com a Unoeste

Conquista e orgulho de todos

Conquistar essa ocupação, traz benefícios a todos envolvidos, já que usuários do SUS assistidos nas ESFS têm suas necessidades de saúde atendidas por meio dessas parcerias. Os acadêmicos do curso de Medicina também são beneficiados com a parceria “Academia/Serviço”, ao contribuírem para os resultados positivos dos indicadores de saúde que também encheram de orgulho a universidade. 

“A Faculdade de Medicina recebe esta notícia com grande satisfação, pois está cumprindo com o seu papel de formar profissionais de saúde ‘antenados’ com a ‘Atenção Individual’, ‘Coletiva’, com os ‘Processos de trabalho’ e com a ‘Educação em Saúde’, de acordo com as Diretrizes Curriculares propostas pelo MEC em 2014”, completa a coordenadora do curso.

Unoeste nas ESFS

Muitos não sabem, mas as Diretrizes Curriculares Nacionais de 2014 estimulam ações interprofissionais que devem ser realizadas pelos futuros profissionais de saúde. O Programa de Aproximação Progressiva à Prática (PAPP) insere estudantes do curso de Medicina da Unoeste desde o termo 1, em sete ESFs do Município. Essa inserção tem sido possibilitada graças a uma parceria firmada entre a universidade e a Secretaria Municipal de Saúde de Prudente.

A Curricularização, conforme proposto pelo Plano Nacional de Educação (Lei Federal nº 13.005/2014) e Resolução CNE/CES Nº 7/2018, estabelece que “as atividades de extensão devem compor, no mínimo, 10% do total da carga horária curricular estudantil dos cursos de graduação, as quais deverão fazer parte da matriz curricular dos cursos”.

O coordenador do PAPP, professor doutor Alex Wander Nenartavis, diz que todo o corpo docente recebeu com satisfação a notícia positiva. Mas enfatizou que esse bom desempenho verificado pelo indicador aumenta a responsabilidade da Unoeste em continuar analisando os resultados fornecidos pela Secretaria Municipal de Saúde, relacionados ao Programa Previne Brasil, que foi instituído pelo Ministério da Saúde em 2019, determinando alterações no financiamento de custeio da Atenção Primária à Saúde no país, dentre outras coisas. “A Unoeste continuará investindo nessas ‘ações estratégicas’, capacitando os trabalhadores da saúde nas ESFs, para alcançarmos indicadores cada vez melhores, relacionados com o IDH [Índice de Desenvolvimento Humano] do município”, garantiu.

Trabalho que continua

Conseguir tal façanha não conforta o time que se desdobra na Atenção Primária à Saúde. Pelo contrário. As responsabilidades aumentam e os acadêmicos somam esforços participando do cotidiano das equipes interprofissionais das ESFs. Nessa força-tarefa, eles realizam busca ativa de gestantes para atendimento odontológico e coleta de exames de Sífilis e HIV; busca ativa para mulheres com colpocitologia oncológica (CCO, ou Papanicolaou) atrasadas; de crianças de um ano de idade com vacinas em dia para Difetria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B, infecções causadas por Haemophilus Influenzae tipo B e Poliomielite inativada; Grupos de Educação em Saúde para pessoas com Hipertensão Arterial Sistêmica com consulta e pressão arterial aferida no semestre; Grupos de pessoas com Diabetes, com consulta e hemoglobina glicada solicitada no semestre. 

Por fim, o corpo docente promete continuar estimulando os estudantes a se reunirem com os trabalhadores da saúde, visando um aprendizado cada vez mais comprometido com a coletividade. “O contato dos estudantes, futuros profissionais de saúde, com os atuais trabalhadores da saúde nas reuniões de Educação Permanente, realizadas nas ESFs, traz uma ‘troca’ muito importante em relação à análise da epidemiologia local e regional, além do ganho de habilidades para a tomada de decisão sobre acolher, respeitar, ouvir e responder às necessidades de saúde dos usuários do SUS, com elevada qualidade", conclui o coordenador do PAPP.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem