CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Programa Saúde e Comunidade recebe mais de 1,6 mil adultos

No evento da Unoeste Guarujá e parceiros foram prestados mais de 20 mil atendimentos durante sete horas


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Homéro Ferreira Programa Saúde e Comunidade recebe mais de 1,6 mil adultos
Gestante Ana Késia junto com organizadores do evento, no qual obteve informações sobre parto humanizado

A organização do programa Saúde e Comunidade Guarujá cadastrou os adultos. As filas começaram antes das 9h e foram até depois das 15h, formadas por um público rotativo. Foram cadastrados 1.650 adultos. Cada um foi identificado com crachá para adentrar o estacionamento da Unoeste, onde foi montada a estrutura com 37 pontos de ofertas de serviços gratuitos. Foram sete horas de atendimentos no último sábado (27), das 9h às 16h. Neste número não foram contadas as crianças, geralmente filhos e netos. Com a estimativa de que cada adulto passou por pelo menos um terço dos serviços, foram contabilizados então mais de 20 mil atendimentos. Cerca de 200 pessoas trabalharam no local, sendo a maioria estudantes da Faculdade de Medicina.

Atenção especial foi na promoção e prevenção da saúde materno-infantil, em busca de contribuir na redução da mortalidade de 21 em mil nascidos vivos; o que faz de Guarujá a cidade com o maior índice do Brasil. Estão juntos com a Unoeste neste programa secretarias municipais, parceiros da iniciativa privada e organizações não governamentais. Alguns serviços procederam a triagem e agendaram o atendimento a partir desta semana, como são os casos de oftalmologia, odontologia, mamografia e ultrassom. 

Serviços prestados

As ligas acadêmicas da Faculdade de Medicina prestaram serviços de pré-natal, pré-eclâmpsia, planejamento familiar, diabetes gestacional, cuidados com o bebê, amamentação, cuidados e alimentação saudável e importância da vacinação. A Secretaria Municipal de Saúde aplicou vacinas como as de covid e influenza; e com o Dengue Móvel orientou sobre doenças infecciosas. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, com o Caminhão Cozinha, realizou oficinas de culinária e ofereceu orientações através do Cras (Centro de Referência de Assistência Social).

Pela Secretaria Municipal de Esporte foram desenvolvidas atividades de capoeira e outros esportes, além de atividades recreativas e culturais como a apresentação da Batucraque, a bateria dos alunos da Faculdade de Medicina. A Secretaria do Meio Ambiente prestou orientações sobre reciclagem, com sua unidade móvel. A Vigilância em Saúde aplicou testes rápidos de sífilis, hepatite C e HIV. O Instituto da Mulher – Casa Rosa fez agendamento de mamografia e ultrassom. A empresa Sorridents fez avaliações odontológicas. A Multilaser Oftalmologia realizou triagem de glaucoma e pressão intraocular. A Zeiss fez ajustes de óculos.

Serviços de corte de cabelo e barba foram prestados pelo Instituto Navalha City. A OAB Guarujá prestou atendimento jurídico. A cooperativa de crédito Sicoob Unimais Metropolitana ofereceu orientação financeira. O projeto Acolhendo Vidas e a Agromac Produtos Veterinários aplicaram vacinação em bichos de estimação e entregaram vermífugo em comprimidos aos seus tutores; e a Adimax Alimentos para cães e gatos entregou amostras grátis. A LBV Santos ofereceu recreação infantil. A empresa JK Seguros proporcionou massagem rápida. A Nissan expôs veículo. E a Sabesp ofereceu água gelada.

Parto humanizado 

Próximo do nascimento de sua terceira filha ou filho, que deverá ocorrer até 8 de junho, Ana Késia Gadelha tem feito o pré-natal na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Baiana, vizinha do campus da Unoeste. Mas foi no programa Saúde e Comunidade Guarujá que soube da possibilidade do parto humanizado no sistema de saúde pública. Gostou do que ouviu e se apoderou das informações.

“Na última consulta médica, nesta última semana de maio, vou conversar com o médico. Se o bebê estiver bem encaixado, vou optar pelo parto”, disse a mãe de duas meninas e que ainda não sabe se terá mais uma ou será menino. “Acho maravilhoso esse evento, ainda mais na área de saúde e da saúde da mulher, pois tem muita menina gestante onde moro”, comentou ela que passou por todos os serviços ofertados.

Coordenador do curso de Medicina, o médico Dr. Ronald Sérgio Palotta Filho entende o programa Saúde e Comunidade Guarujá como via de algumas mãos: o atendimento à comunidade, o auxílio à administração municipal na melhora dos índices de saúde e na formação médica de excelência, com os alunos tendo mais uma oportunidade de aprendizado prático e interação comunitária.

Importante contribuição 

Sobre o foco do evento em promoção e prevenção da saúde materno-infantil, destacou a importância da contribuição em reduzir a mortalidade infantil, importante indicador de saúde e condições de vida de uma população. Guarujá ostenta a indesejável posição da cidade brasileira com maior número de óbitos de menores de 1 ano, com o índice de 21 por mil nascidos vivos. A média nacional é de 13,6. 

Já em relação a relevância do programa que envolve vários parceiros, o Dr. Ronald tem o entendimento de que o foco no combate à mortalidade infantil é essencial, mas também têm expressivo significado os demais serviços prestados, por contribuírem na melhoria do meio ambiente. “Saúde sem cuidados com o meio ambiente não é saúde”, disse ele, se referindo as orientações para reciclagem, vacinação de animais e atuação acadêmica em extensão e pesquisa.

Encantado com o engajamento dos alunos, o médico destacou que eles foram a maior parte dos cerca de 200 voluntários que passaram o sábado atendendo a comunidade. “Houve realmente a adesão da comunidade acadêmica”, pontuou, elogiando os alunos diretamente envolvidos em todas as etapas: planejamento, organização, divulgação, realização, recepção, credenciamento, atendimento em todos os setores e comprometimento com o pós-evento, incluindo a pesquisa.

Pesquisa e Extensão

Responsáveis pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão, as professoras Marceli Rocha Leite, Maira Barreto Malta e Fernanda Machado Rodrigues contaram que a organização do evento começou em março e que houve uma sequência de trabalho nas distribuições de tarefas e formalizações de parcerias, incluindo reuniões na Prefeitura. Elas também integraram a comissão organizadora junto com a professora Adriana Gibotti e os gestores Dr. Ronald Sérgio Palotta Filho, Geraldo Alécio de Oliveira e Rosineide Maria de Oliveira.

Foto: Homéro Ferreira Atendimento pré-natal prestado por estudantes da Faculdade de Medicina da Unoeste Guarujá
Atendimento pré-natal prestado por estudantes da Faculdade de Medicina da Unoeste Guarujá

Na tarde de sábado (27), Marceli dizia que o sentimento era de muita satisfação sobre a realização em geral e de muita felicidade em relação aos alunos, a partir da comissão que os representou e que se fez presente em todas as etapas, inclusive na divulgação nas unidades de saúde, em escolas e outros espaços públicos. A divulgação também teve o apoio da Prefeitura, do Conselho Municipal de Saúde e da Pastoral da Criança.

Outra atuação em divulgação, além do suporte ao evento junto à Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext), foi do Departamento de Marketing da Unoeste na produção do material e envio de parte de sua equipe de Presidente Prudente para o Guarujá. Houve junção de esforços. Ainda sobre os alunos da Faculdade de Medicina, Marceli deu a informação de que praticamente todos então envolvidos em pesquisa sobre as ações do evento.

Alunos comprometidos 

Aluna do 3º ano de Medicina da Unoeste, Lívia Alexia Capitelli, moradora de Bertioga e bolsista do Programa Mais Médicos, integrou a comissão organizadora. Contou que se valeu de sua experiência em eventos trabalhando com recreação infantil e das atuações como presidente da Liga de Saúde Pública e responsável pelas relações externas do Diretório Acadêmico “Agripino de Oliveira Lima Filho”.

Os alunos da comissão responderam por várias ações e no dia do evento atuaram em turno integral, enquanto os demais alunos contribuíram em dois turnos: turmas da manhã e da tarde. Além de Lívia, estiveram envolvidos na organização: Elisangela Aparecida da Cunha Melegaro, Eloise Milena Nicolino, Gabryelle Correa, Isabella Fernanda Sobral Valverde de Souza, Jean Guilherme Ponciano Rabello, Márcio Melegaro Silva, Thais Kojima Ishihara e Walter Rodrigues Araújo Filho.

Acolhimento à população e melhoria das condições de saúde são a síntese do programa Saúde e Comunidade Guarujá, conforme o coordenador administrativo do curso de Medicina, Geraldo Alécio Oliveira. No seu entender, ainda que a rede municipal de saúde ofereça os serviços de saúde pública, fazer várias ações em um único local e no sábado facilitam e estimulam as pessoas em buscar cuidados. Foi o que aconteceu.

Atendimento comunitário 

Porém, conforme Geraldo, a atuação da Unoeste no atendimento comunitário é permanente em Unidades de Saúde da Família (Usafas); e pontuais, dentre outras, na Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati); na recepção de visitas agendas por escolas públicas e particulares; e na oferta de cursos para a comunidade, tais como o da melhoria de atendimento de alimentação na beira da praia, para melhorar serviços prestados e o rendimento familiar.

Durante entrevista ao jornal A Estância de Guarujá, Geraldo ouviu da jornalista Karina Mingarelli importantes observações: a comunidade participante do evento não se restringiu ao entorno imediato do campus da Unoeste, mas abrangeu toda a cidade; e que as pessoas do povo passam a entender de que o espaço universitário não é restrito para quem faz o ensino superior, mas aberto a todos. 

Elogios à organização 

O pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e extensão Dr. Adilson Eduardo Guelfi, que teve participação on-line na organização do programa Saúde e Comunidade Guarujá, na véspera viajou de Prudente para Guarujá onde ficou até a tarde de sábado, atuando no evento junto a todos os envolvidos, aos quais elogiou pela competência na organização e realização, culminando com expressiva presença comunitária. 

O Dr. Adilson conversou com os gestores do campus da Unoeste em Guarujá e parceiros locais, no sentido de reforçar e ampliar parcerias para a próxima edição do evento e também em relação a outros atendimentos à melhoria da qualidade de vida da população; incluindo o secretário municipal de Saúde, Márcio Chaves Pires, recém nomeado pelo prefeito Válter Suman.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem