Abertura da Semana da Pessoa Idosa é realizada na Unoeste
Participaram mais de 450 pessoas; a programação segue até o dia 6 de outubro, com a realização do 8º Simpósio Internacional do Envelhecimento, no Hospital Regional

Na manhã desta sexta-feira (29), o Salão Torre de Cristal no campus 2 da Unoeste sediou a abertura da 26ª Semana Municipal da Pessoa Idosa, que tem parceria da Unoeste. Estiveram presentes mais de 450 pessoas na ação realizada pelo Conselho Municipal do Idoso juntamente com a Secretaria Municipal de Assistência Social, em alusão ao Dia Internacional do Idoso. Além da universidade, o Hospital Regional de Presidente Prudente (HRPP) e a Secretaria Municipal de Saúde também são parceiros.
Para Danilo Bairradas, presidente do Conselho do Idoso e coordenador da Coordenadoria Municipal do Idoso, a data se faz importante para reforçar a necessidade de proporcionar uma melhor atenção as questões relacionadas ao envelhecimento. “A população mundial tem envelhecido e Presidente Prudente tem acompanhado esse ritmo. Então, essa semana tem como objetivo lançar um olhar mais cuidadoso a esse público e avaliar como tem sido as políticas públicas, se há uma necessidade de melhoria e de ampliação das ações. Sabemos da importância da pessoa idosa, ela movimenta o comércio, ainda continua ativa no mercado de trabalho, e em muitos casos é a base de sua família. Portanto, é essencial que a gente amplie essas ações e consiga propiciar um envelhecimento muito ativo”.
Para Ana Carla Pires dos Santos, nutricionista que é atualmente faz residência em saúde do idoso (HRPP/Unoeste), o objetivo da semana é sensibilizar a comunidade. “Foi uma manhã recheada de energias boas e muito especial dedicada à população idosa. A proposta é sensibilizar a comunidade da importância dos temas voltados ao envelhecimento, de estarmos preparados para lidar com as necessidades específicas dessa população. Quando a gente respeita a pessoa idosa a gente respeita o nosso futuro”, destaca.
A profissional ainda explica como foi a ação realizada nesta manhã. “Hoje foi iniciada a Semana da Pessoa Idosa, com café da manhã e várias atividades especiais para essa população. O evento desta manhã contou com a apresentação e entrega de medalhas para os atletas do Time da Melhor Idade de Presidente Prudente; exercícios promovidos pelo Grupo Athia; apresentação de dança do grupo de idosas do Projeto Reviver, da Paróquia Santa Rita de Cássia; sorteio de brindes com o Centro de Referência do Idoso; e Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso e muita música com um grupo de pagode”.
A coordenadora do curso de Enfermagem e do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso, Dra. Larissa Sapucaia Ferreira Esteves, define a semana como um alerta à conscientização de toda a população sobre a pessoa idosa. “A semana começou hoje e é voltada para a importância da pessoa idosa enquanto edificação da sociedade. Não é por que a pessoa se tornou idosa que ela perdeu a característica social, pelo contrário, ela tem sua contribuição em suas famílias, com o comércio de forma significativa, na formação dos netos, no apoio aos familiares. Então, a Semana da Pessoa Idosa vem na lógica de que a pessoa idosa precisa de um espaço respeitoso enquanto alguém que construiu a sociedade que vivemos hoje e alguém que continua construindo”.
Estiveram presentes o prefeito Ed Thomas e o vice Izaque Silva, a secretária municipal de assistência social e primeira-dama Clélia Tomazini, e a presidente do Fundo Social de Solidariedade Lucimara Rodrigues Silva. A programação segue até o dia 6 de outubro, com a realização do 8º Simpósio Internacional do Envelhecimento, no Hospital Regional. O evento, promovido pelo HRPP, será realizado das 7h30 às 17h. Ao decorrer dos dias, ocorrerá atividades dentro dos Cras do município com palestras ou atividades recreativas. As organizações da Sociedade Civil também realizarão suas atividades.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste