Estado dá sequência ao processo de regionalização da saúde
Oficinas para treinamento e tomada de decisões são sediadas na Unoeste pela segunda vez em menos de um ano

O governo de São Paulo dá mais um passo importante no processo de regionalização da saúde, visando reduzir desigualdade de acesso aos serviços, diminuir filas e otimizar os recursos. Nesta terça-feira (27) ocorre a 2ª oficina voltada para esta finalidade, incluindo a assinatura – por representantes estado e de municípios – do termo de acordo de compromisso de gestão regional da saúde. Evento sediado na Unoeste, no espaço Torre de Cristal, no campus 2 em Presidente Prudente.
O alcance do espaço geográfico da proposta em andamento vai além dos 45 municípios que compõem o Departamento Regional de Saúde (DRS-11), sediado em Prudente. A constituição da macrorregião da Rede Regional de Atenção à Saúde 11 inclui outros 17, totalizando 62. Uma abrangência territorial com cerca 1 milhão de habitantes. Gestores municipais de saúde e prestadores de serviços no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) estão diretamente envolvidos nas discussões.
Contribuições da Unoeste
A 1ª oficina também ocorreu na Unoeste, em maio do ano passado. As contribuições da universidade foram novamente enaltecidas na abertura de hoje. O que ocorreu em dois momentos: no cerimonial conduzido pelo servidor da saúde regional Cidmar Rosseti e por Renilson Rehem, representando o secretário estadual da Saúde, Eleuses Paiva. Renilson é consultor da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), vinculada à Organização Mundial da Saúde (OMS).
Embora não tenha sido dito no evento, mas quando citaram a contribuição da Unoeste o entendimento recaiu sobre o ensino que oferta na formação de profissionais da saúde. O qual inclui a prática em unidades de saúde de Prudente e municípios da região e no Ambulatório Professora Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima; as pesquisas que produzem novos conhecimentos e contribuem com as políticas públicas deste segmento; e os serviços de extensão através de programas, projetos e atividades pontuais no âmbito local e regional dos campi de Prudente, Jaú e Guarujá.
Ambulatórios e hospitais
Além de Remilson, a mesa foi composta pelo secretário municipal de Saúde de Prudente, Breno Casari (médico formado pela Unoeste); deputado estadual Mauro Bragato; vice-presidente do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems) Carmem Guariente; presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais do Estado de São Paulo (Fehosp), Edson Edson Rogatti; e a diretora técnica do DRS-11, Marlene Mendes Silva Damacena.
O processo de regionalização é voltado para reorganizar a rede de ambulatórios especializados e hospitais. A proposta de otimização da distribuição dos serviços disponibilizados aos usuários SUS é para que os atendimentos ocorram mais próximos de onde moram. Portanto, sem a necessidade de deslocamentos à média e longa distâncias. O projeto do governo de São Paulo em parceria com a Opas abrange todos os 645 municípios paulistas.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste