Unoeste divulga atividades esportivas para o 1º semestre
Jogos e Gincana compõem atividades acadêmicas e esportivas que iniciam em março; Atlética e coordenadoria de esportes alinham eventos que visam movimentar a universidade

A interação esportiva na universidade é muito mais do que apenas competir em campos ou quadras. Ela promove um estilo de vida saudável, desenvolve habilidades sociais e de liderança, fortalece o senso de comunidade e oferece oportunidades de crescimento pessoal e profissional. De acordo com uma pesquisa da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, alunos que praticam exercícios físicos também apresentam um melhor desempenho nas atividades escolares. Portanto, a vida universitária não se resume a estudar, as atividades extracurriculares também são importantes na formação acadêmica e, principalmente, na carreira profissional. E a Unoeste mantém uma preocupação constante com a formação do seu acadêmico que vai além da sala de aula, incentivando em suas dependências a prática da atividade física.
Nessa proposta e mantendo a tradição de ofertar ensino de excelência, a Unoeste divulga a toda a comunidade acadêmica o calendário de atividades esportivas para o ano de 2024. E elas começam com tudo em março, mais especificamente no dia 7 com a abertura dos 42º Jogos Intercalouros que serão realizados ao longo do primeiro semestre. Já no dia 12, ocorre a 26ª edição da Gincana Esportiva, Cultural e Filantrópica, realizada em dia único. Ambos os eventos serão realizados no Palácio de Esportes, que fica no campus 1 da Unoeste.
Para o coordenador de esportes da universidade, professor Marcel Marangoni, a interação é o grande benefício de praticar esportes na universidade. “Todos os alunos da Unoeste podem participar de muitas atividades esportivas, a exemplo da gincana e dos jogos. Por meio deles, os alunos além de praticarem uma atividade física se relacionam, criam amizades. O esporte possibilita a interação completa entre alunos, equipe da universidade, além de ser de grande valia para os estudos, por ocasionar disciplina e respeito. É um momento de confraternização entre todos”, considera.
Marcel ainda pontua que a parceria com a Atlética Unoeste Presidente Prudente (AUPP) é fundamental para as ações esportivas. “Desde 2019, a Atlética Unoeste reúne acadêmicos de todos os cursos e isso fez com que a coordenadoria de esportes ficasse mais próxima dos alunos. O grupo é jovem, tem um ânimo que é muito bacana, eles têm vontade de realizar as ações e nosso papel é incentivar e apoiar. A universidade é uma grande parceria, juntos somos uma boa equipe”, afirma.
Atlética Unoeste
Pedro Vila Real Góes compõe a nova diretoria da Atlética Unoeste. Acadêmico do 4º termo do curso de Medicina da Unoeste em Presidente Prudente, expõe que fazer parte do grupo tem uma contribuição interpessoal. “Estou me familiarizando com o que está acontecendo, acho muito interessante a atlética, ela ajuda muito no fator interpessoal, em saber lidar com as pessoas. Acrescenta também em outros aspectos da minha vida e não só nas competências acadêmicas que a universidade oferece. Estamos focados nos jogos, eu como ‘aspira’ a diretor de esportes estou muito envolvido nisso com os locais de treino”.
O acadêmico que sempre esteve envolvido com esportes conta que quando iniciou os estudos já sabia das vantagens esportivas da universidade. “Sempre fiz esporte e sempre gostei muito de vôlei e estou muito envolvido com atletismo também. Quando vim para a Unoeste já sabia de toda a estrutura, da atlética e isso me atraiu muito, minha mãe sempre comentou dessas competições então sempre foi um desejo participar. Os jogos promovem a integração entre toda a comunidade da universidade, isso foi motivo de ter escolhido a instituição. Sempre quis fazer medicina, então eu pesquisei as notas do MEC e a mais recente [Nota 5] só fortalece esse aspecto do porquê ter escolhido ela. A Unoeste é completa”, fala.
Para a presidente da AUPP, Maria Elaine Santos, do 7º termo do curso de Nutrição, participar da atlética é um desafio, porém enriquecedor. “Já passei por outras funções dentro do grupo. Fui diretora de eventos e vice-presidente, hoje estou como presidente de um grupo novo, estamos nos integrando e isso está sendo muito bom. É uma experiência enriquecedora, esse é o momento de criarmos laços. É importante destacar que o nosso papel enquanto atlética, realizamos ações em parceria com o Lar Santa Filomena e o Lar São Rafael, em nossos eventos arrecadamos alimentos não perecíveis e entregamos para essas instituições que realizam um trabalho incrível e que precisam de ajuda da comunidade. A atlética não é só festa, ela é muito mais. Vale destacar também a importância para nosso currículo, de ter feito parte desse grupo”.
Já para a aluna do 3º termo de Enfermagem e diretora geral da Atlética da Unoeste, Brenda Fernanda Santana, fazer parte do grupo é fantástico. “Eu era diretora de patrocínio para jogos, festas e ações, o intuito era mostrar nossa cara para todos. Nessa nova formação sou diretora geral e posso afirmar que fazer parte do grupo é perfeito. Quando comecei a estudar na Unoeste eu tinha o pensamento de que seria apenas estudo, mas vi que na prática a universidade oferece muito mais que conhecimento profissional, ele oferece oportunidades, sejam elas para aprimorar conhecimento ou de se relacionar com as pessoas. Conhecer pessoas que tenham outra visão de mundo além da minha, sabendo que isso pode refletir em meus posicionamentos perante a sociedade”.
Serviço
Quer saber mais sobre o que é uma Atlética? Clique aqui e leia na íntegra o post do Blog Unoeste que explica tudo! Ah! E não vai esquecer que no dia 7 de março será a abertura dos 42º Jogos Intercalouros, e no dia 12 a 26ª edição da Gincana Esportiva, Cultural e Filantrópica, no Palácio de Esportes, que fica no campus 1 da Unoeste.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste