Mostra de Arquitetura e Urbanismo obtém excelente resultado
Alunos tiveram participação expressiva e puderam trocar ideias com profissionais que atuam no mercado, egressos do curso
O projeto de extensão “ArqPich: mostra de trabalhos de Arquitetura e Urbanismo” atinge os objetivos e na comemoração do excelente resultado já é pensada a 3ª edição pelo curso de Arquitetura e Urbanismo da Unoeste.
Teve expressiva participação, com presença de mais de 75% dos alunos, o evento ocorrido após as avaliações de final do ano letivo e realizado na quarta-feira (3), à noite no Laboratório de Estruturas, localizado no campus 2 de Presidente Prudente.
Conforme a coordenadora do curso, professora Marcela do Carmo Vieira, o aspecto qualitativo também foi expressivo, com os alunos motivados e engajados nas produções durante o semestre, resultando em excelentes trabalhos.
Profissionais egressos do curso que estão atuando no mercado tiveram a mesma percepção, como são os casos das arquitetas e urbanistas Isabela Farchi e Thais Zamarin de Freitas, sócias no escritório IT Arquitetura.
Na visão delas, todos os trabalhos apresentados estiveram conectados de várias formas, com destaque ao levantamento de dados históricos “que trouxeram para a arquitetura um olhar mais humanizado”.
Capacidade e atualidade
As sócias citaram ainda o excelente desempenho na capacidade criativa e com ideias atuais, com maquetes bem elaboradas e a junção das novas tecnologias e arquitetura na exposição de conteúdo em ambientes de acesso digital.
Também prestigiaram do ArqPich o arquiteto especialista em projetos industriais Ângelo José Garcia; Mayara Rodrigues, do Studio Florência; e Beatriz de Stefani Cardoso que voltou do mestrado na Universidade de Lisboa, em Portugal.
A aluna Rafaela Siqueira dos Santos manifestou entusiasmo e satisfação em poder expor projeto físico, elaborado para cultivar a memória da população; fala feita em referência à readequação da estação e galpão da ferrovia em Álvares Machado.
O professor Victor Martins de Aguiar contou que as propostas de readequação foram trabalhadas junto ao Núcleo de Prestação de Serviços à Comunidade (NPSC/Dual), culminando com diferentes propostas.
Nos trabalhos em grupo, teve o que propôs transformar a estação em escola de culinária e o galpão ao lado em mercado de hortifrúti produzido por moradores da cidade. Escola gratuita e aberta ao público.
Prédios abandonados
Os dois prédios objetos dos estudos encontram-se abandonados e as propostas de readequação contemplam a revitalização do entorno, pelos alunos do 6º termo em conexão com a curricularização da extensão Andarilho, do 4º termo.
A ação Andarilhos esteve voltada para recuperação da parte histórica de Álvares Machado (cidade de 81 anos e com 28,2 mil habitantes), incluindo produção de mapa, elaboração de site e totem informativo.
A mostra teve ainda apresentações de trabalhos de alunos do 2º termo, elaborados com as produções de cartazes sobre suas percepções em relação a dois bairros de traçados sinuosos em Presidente Prudente: Chácara do Macuco e Parque Higienópolis.
E ainda teve leitura e análises de praças do Brasil, de capitas como São Luís, do Maranhão; Belo Horizonte, de Minas Gerais; Salvador, da Bahia; e Belém, do Pará. Também tiveram trabalhos de projeto para Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
O cadastro da extensão cita ainda o Núcleo de Urbanismo Colaborativo (Urbcolab) e outros professores: Mayara Pissutti, Fabrícia Dias, Eliana Nunes, Bruna Rocha, Bruno Cardoso, Luli Hata e Gabriel Gazoni.
Rede de contatos
A coordenadora Marcela afirmou que o “ArqPich: mostra de trabalhos de Arquitetura e Urbanismo” teve os objetivos alcançados, incluindo o networking com os profissionais convidados e abrindo portas para estágios futuros.
“A gente sente que está no caminho certo e pretende continuar com o evento, apresentando novidades”, disse a coordenadora e contou que será feita reunião de avalição, com os alunos, para propor a próxima edição.
A mostra é concebida como contribuição para o reconhecimento do talento dos estudantes perante os membros do corpo docente e a comunidade externa, destacando a relevância da formação acadêmica e das inovações desenvolvidas.
Concepção que engloba a oportunidade dos participantes demonstrarem não apenas suas habilidades técnicas, mas também criatividade e sensibilidade, consideradas essenciais no campo da arquitetura e urbanismo.
Ainda tem o fato de que, ao compartilhar seus projetos, os alunos podem aprender com as diversas abordagens e soluções apresentadas por seus colegas, ampliando a visão crítica e prática na área.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste