CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Dia do Escritor: saiba os livros mais emprestados na Unoeste

Edição mais procurada foi emprestada mais de 1.400 vezes este ano; ranking é liderado por obras que integram a bibliografia do curso de Medicina


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Vinícius Pacheco Dia do Escritor: saiba os livros mais emprestados na Unoeste
Livro sobre fisiologia humana é o mais emprestado entre todos os exemplares das bibliotecas da Unoeste

No dia 25 de julho, é celebrada uma data que valoriza aquelas pessoas que usam as palavras, o conhecimento e toda a sua bagagem de vida para ensinar e entreter. É o Dia Nacional do Escritor. Cada profissional tem uma vertente de trabalho, mas é inevitável dizer que a produção intelectual deles pode mudar a visão de mundo de quem os lê.

Inspirado por essa data, surgiu a pergunta: quem são os autores e os livros mais procurados nas bibliotecas da Unoeste? No top 5 dos empréstimos, obras de conteúdo técnico – principalmente voltadas para a área da Medicina. Porém, no balanço parcial de 2025, também há espaço para obras de outras áreas e para os romances.

1º - Fisiologia humana: uma abordagem integrada, com 1.409 empréstimos

Com base nos dados de janeiro até o meio de julho de 2025, o livro “Fisiologia humana, uma abordagem integrada”, da autora Dee Unglaub Silverthorn, foi o mais emprestado entre todos os disponíveis nas unidades existentes em Presidente Prudente, Jaú e Guarujá. 

Bibliografia importante para os estudantes de Medicina, essa obra de 930 páginas traz abordagem integrada sobre os sistemas do corpo humano. Entre os assuntos estão neurobiologia, sistema digestório e fisiologia reprodutiva. O livro conta com várias ilustrações e gráficos.

2º - Atlas de anatomia humana, com 1.183 empréstimos

Esta obra é de Frank Henry Netter, médico e artista. Para muitos, ele é considerado o Michelangelo da Medicina. O autor tem várias obras publicadas com suas ilustrações sobre o corpo humano. 

Neste trabalho, Netter ilustra as regiões do corpo humano com detalhes e traz uma perspectiva clínica. São mais de 500 ilustrações, além de tabelas (como as dedicadas aos nervos cranianos). 

A edição mais recente dessa obra dentro das bibliotecas da Unoeste é a de 2024 – é também a mais emprestada. São 600 páginas de conteúdo voltado à anatomia humana. 

3º - Histologia básica: texto e atlas, com 1.024 empréstimos

Com 586 páginas, esta obra aborda os tecidos biológicos. Tecido cartilaginoso, tecido conjuntivo, tecido muscular, tecido nervoso, tecido ósseo; além de sistemas, como o respiratório e circulatório, entre outros, tem informações concentradas neste trabalho. 

Os autores são Luiz Carlos Uchôa Junqueira e José Carneiro, com atuação como professores do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP). 

4º - Anatomia humana sistêmica e segmentar, com 799 empréstimos

A última edição deste livro é de 2024. Os autores são José Geraldo Dangelo e Carlos Américo Fattini. Eles são professores do Departamento de Morfologia do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 

O trabalho de 786 páginas, voltado aos estudantes de Medicina, é considerado um clássico da literatura biomédica nacional e adotado nos principais cursos do país. São cerca de mil ilustrações e integração ao ambiente digital, com QR Code para conteúdo em vídeo, por exemplo. 

5º - Tratado de fisiologia médica, com 788 empréstimos

Foto: Vinícius Pacheco 5º colocado tem maior número de páginas
5º colocado tem maior número de páginas

Dos autores John Edward Hall, Arthur Clifton Guyton e Michael Edward Hall – ligados à University of Mississippi Medical Center, nos Estados Unidos - a obra também se destaca pelo uso de ilustrações e textos de forma didática para explorar os conceitos da fisiologia, que é estudo das funções e do funcionamento dos seres vivos. Entre as edições que citamos aqui, é a que tem o maior número de páginas: 1.121.

A lista de assuntos é grande: funções das células, problemas cardíacos e circulatórios, digestão, metabolismo, gravidez... Não à toa é considerado um best seller. A obra tem ênfase nos princípios importantes que nortearão a tomada de decisão clínica. 

Outras obras se destacam

Segundo a coordenadora da Rede de Bibliotecas Unoeste "Cecilia Guarnieri Denari", Regina Rita Liberati Silingovschi, além dessas obras, outras se destacam pelo número de edições e pela renovação constante dos exemplares. Prova disso são os três volumes do Atlas da Anatomia Humana, de Johannes Sobotta. Ao todo, são 472 volumes distribuídos nas três cidades onde a Unoeste atua. 

Os romances também compõem uma parcela importante dos números da biblioteca universitária. Só no mês de junho, foram 208 empréstimos de livros deste gênero em Presidente Prudente, Jaú e Guarujá. Inclusive, a biblioteca sempre está atenta às demandas dos alunos para fazer a renovação do acervo destas obras. 

Uma das leitoras assíduas da biblioteca é a estudante Isadora Santos Lemos, do 6º termo de Zootecnia. Ela decidiu pelo curso depois de não se encontrar em outra instituição e a biblioteca é um ambiente frequente para ela. “[vou] uma vez por semana, se for emprestar ou vou me divertir nos quebra-cabeças. Mas também faço renovação em casa”, explica.

A preferência dela é pelos livros físicos, até porque “a vista agradece”. Entre os empréstimos, vários temas. “[Empresto] livros com temáticas das disciplinas que estou cursando em determinado semestre ou livros lúdicos como romances, fantasias, aventuras, mistérios, thrillers, comédias, entre outros, neste período de férias”, conta.

Entre os alunos neste semestre, estudantes de Medicina, Zootecnia e Enfermagem estão entre os recordistas. O maior índice é de um estudante de Medicina, com 247 empréstimos de janeiro até o meio de julho. Na sequência, aparece uma estudante de Zootecnia, com 203. Em Jaú, a aluna que mais tem registros fez 148 empréstimos e em Guarujá, foram 130 para uma mesma estudante.

Para Regina, a biblioteca é o coração da universidade. “Hoje a informação é muito difundida. Há um excesso de informação. Mas nem toda informação é de qualidade. Dentro da biblioteca, há um espaço bom, climatizado, com silêncio e que permite uma informação segura, confiável, por meio dos livros”, diz. 

Os números também comprovam que o livro físico tem um papel importante dentro da formação dos alunos, segundo Regina. A média é de 20 mil empréstimos mensais, juntando todas as unidades. “Além disso, muitos alunos consultam o livro na própria biblioteca, até mesmo nos intervalos entre aulas. Tudo isso mostra que a biblioteca está viva”, afirma a coordenadora. 

Regina ainda explica que além dos livros físicos, a Unoeste tem vários recursos digitais, como o Minha Biblioteca, Biblioteca Virtual Pearson, Biblioteca Virtual Uptodate e Portal de Periódicos da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) – considerado um dos maiores acervos científicos virtuais do país, com conteúdos produzidos nacionalmente e outros assinados com editoras internacionais e instituições de ensino e pesquisa no Brasil. 

A Rede de Bibliotecas é composta por 6 unidades de Informação:

- a Unidade de Informação 1, no campus 1 (Presidente Prudente)

- a Unidade de Informação 2, no Hospital Regional (Presidente Prudente);

- a Unidade de Informação 3, no Campus 2 (Presidente Prudente);

- a Unidade de Informação 4, no Ambulatório “Profª Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima” (Presidente Prudente);

- e as bibliotecas localizadas nos campi fora de sede: a Unidade de Informação 5 em Jaú e a Unidade de Informação 6 em Guarujá.

Horário diferenciado durante as férias

Geralmente, as bibliotecas dentro dos campi ficam abertas durante a noite para atendimento aos alunos. Mas por conta das férias, estão funcionando das 8h às 18h15

A unidade que fica no Hospital Regional de Presidente Prudente já segue esse horário ao longo do ano. Já a que fica no Ambulatório tem horário diferenciado: de segunda a quinta, das 7h às 17h15; e às sextas, das 7h às 16h15. 

Aproveite toda essa estrutura!

Ainda dá tempo de você ingressar em um curso superior no segundo semestre. O Vestibular Top Cursos oferece oportunidades por meio de Prova On-line, Nota do Enem, Transferência e ingresso para 2ª Graduação. 

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem