Jaú comemora 172 anos e celebra avanços com Unoeste
Nos últimos sete anos, universidade contribuiu para a formação de novos profissionais e desenvolvimento da cidade

Jaú celebra seu aniversário de 172 anos nesta sexta-feira (15). A cidade, que nasceu às margens do Rio Tietê e leva em seu nome a homenagem ao peixe jaú, se destaca por sua história rica com a cultura cafeeira e a energia de sua gente. O município, conhecido como a “Capital do Calçado Feminino”, tem se reinventado ao longo dos anos, fortalecendo laços e abrindo as portas para o futuro.
Essa história ganhou um novo capítulo em 2018, quando a Unoeste chegou à cidade. Desde então, a parceria entre a universidade e Jaú só se fortaleceu, ampliando novas perspectivas para a educação, saúde e o desenvolvimento da região.
“Nosso compromisso sempre foi oferecer ensino de excelência e contribuir para a formação de profissionais qualificados, que consequentemente vão atender às demandas do município e da região. Durante esses sete anos da Unoeste aqui em Jaú, fortalecemos essa parceria e incentivamos nossos estudantes a se envolverem com a comunidade, especialmente na área da saúde”, comenta a professora doutora Amanda Creste Martins, coordenadora administrativa do campus em Jaú.
A integração entre ensino, pesquisa e extensão possibilitou a realização de ações voltadas à comunidade, oferecendo atendimentos, orientações e serviços que beneficiam diretamente a população. Além de formar profissionais capacitados, a universidade reforça o vínculo com a cidade, participando ativamente de seu crescimento social e econômico.
“Eu enxergo essa parceria como uma grande oportunidade de continuar inovando juntos. Estamos construindo uma cidade mais empreendedora, inteligente e humana, e ter a universidade ao nosso lado nesse caminho faz toda a diferença”, comenta Paulo Roberto Tebaldi, secretário de Desenvolvimento Econômico, Empreendedorismo e Inovação de Jaú.
Proporcionando a possibilidade à população de realizar os estudos de ensino superior em cursos como Enfermagem, Fisioterapia, Biomedicina, Psicologia e Medicina, a Unoeste impactou diretamente no aprimoramento da saúde local e regional. Para a Secretaria de Saúde de Jaú, “a Unoeste tem sido fundamental desde a chegada à nossa cidade”.
Segundo o secretário de Saúde de Jaú, doutor José Aparecido Segura, contar com a presença da Unoeste na cidade representa mais do que orgulho: é a certeza de que estão sendo formados profissionais comprometidos e dedicados a promover a qualidade de vida da população.
O comprometimento da universidade com a formação de bons profissionais reflete diretamente nas instituições de saúde da cidade, como é o caso da Santa Casa de Jaú. Por meio dela, os alunos da Unoeste estão em contato e cuidando da população da cidade, têm a oportunidade de lidar com diferentes perfis de pacientes e desenvolvem competências técnicas e humanas essenciais para sua formação.
“A presença dos alunos em estágio ou internato contribui para a rotina dos atendimentos de diversas formas, principalmente auxiliando nas atividades práticas diárias”, fala Scila Carretero, gerente administrativa do hospital.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste