Mestrado em agronomia está com inscrições abertas
Reconhecido em maio deste ano pela Capes, curso tem produção vegetal como área de concentração
Com foco nos profissionais de ciências agrárias interessados em cursar uma pós-graduação, o programa de mestrado em agronomia da Unoeste abre inscrições para o curso com previsão de início para março do ano que vem.
Aprovado pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), o mestrado tem o intuito de formar, aperfeiçoar e capacitar profissionais da área, além de contribuir para o desenvolvimento regional.
A área de concentração do programa é a produção vegetal, já as linhas de pesquisa se dividem em (1) solos e nutrição de plantas, (2) fisiologia e pós-colheita, metabolismo e desenvolvimento de plantas, (3) genética, melhoramento de plantas e biotecnologia e (4) manejo de culturas agrícolas e florestais.
O estudante terá no programa disciplinas como Nutrição Mineral de Plantas, Manejo Integrado de Pragas, Genética Vegetal e Informática Aplicada à Agricultura. Todos os professores do curso são doutores, da Unoeste e de outras instituições.
A seleção dos candidatos acontece em fevereiro de 2005, sendo o processo seletivo baseado em análise de currículo e entrevista. É preciso realizar uma pré-inscrição on-line no site //www.unoeste.br, no link "Pós-graduação".
Saiba mais - Outras informações pelo telefone (18) 229-2077.
Contribuição para o desenvolvimento regional
De acordo com a professora doutora Ceci Castilho Custódio, coordenadora do mestrado em agronomia, um dos objetivos do curso é desenvolver pesquisas e estudos que contribuam para a evolução do setor agropecuário regional.
"Apesar de apresentar grande potencial para o agronegócio, a região tem problemas como áreas degradadas, solos esgotados, rios assoreados e falta de cultivares desenvolvidos para atendimento das exigências regionais, entre outros", afirma.
Segundo ela, a meta é fornecer ferramentas que permitam desenvolver tecnologias e resolver problemas por meio das pesquisas. Neste sentido, a universidade também realiza parcerias com empresas e instituições regionais.
Agronegócio: tradição, vocação e futuro
A região de Presidente Prudente é uma área privilegiada para desenvolver um programa de mestrado em agronomia. Com destaque nacional, ao longo do tempo a região viveu ciclos agrícolas de café, algodão, milho, feijão e batata-doce.
Atualmente, concentra 6% da área cultivada do Estado e 13% da ocupada por pastagens, com uma produção que chega a 400 mil toneladas ao ano.
Ao lado da produção agrícola, a criação do gado bovino na região se desenvolveu com expressividade. O rebanho é um dos maiores do país, com um número próximo a 2.200.000 cabeças.
Isso faz da região a maior exportadora de carne bovina do Brasil. Ela também recebe, com justiça, os títulos de capital do Nelore Mocho e do Quarto de Milha.
A produção de 1.100.000 litros de leite faz da região a terceira maior bacia leiteira do Estado e uma das maiores do país.
Semanalmente, acontecem em Prudente diversos leilões de gado e de corte e, todos os anos em setembro, a cidade vira palco de uma das grandes feiras agropecuárias brasileiras e a primeira em comercialização de São Paulo: a Exposição de Animais de Presidente Prudente.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste