Unoeste completa sete anos de história em Jaú
Universidade celebra trajetória marcada pela formação profissional, expansão acadêmica e contribuição para o desenvolvimento da cidade

Neste sábado (2), a Unoeste celebra sete anos de história na cidade de Jaú. Desde sua chegada em 2018, a universidade tem sido protagonista em um importante processo de transformação: tanto no âmbito educacional, na formação de novos profissionais; quanto no desenvolvimento regional.
A primeira turma de Medicina – que iniciou as aulas no dia 2 de agosto daquele ano, ainda no antigo prédio anexo ao Hospital Thereza Perlatti – foi recebida com muito entusiasmo, pois simbolizava não apenas uma nova oportunidade para os estudantes realizarem seus sonhos, mas também um passo importante para a cidade.
“Foi uma oportunidade única participar da construção de um projeto tão importante desde o início. Ao mesmo tempo, foi uma grande responsabilidade representar e ajudar a consolidar a qualidade e o prestígio do curso para as futuras turmas”, comenta Maria Beatriz Tiezzi, aluna da primeira turma de Medicina da Unoeste em Jaú.
Maria, que é natural de Chapadão do Sul/MS (700km de Jaú), conta que escolheu a Unoeste à época por ser uma universidade com tradição em Medicina, além de oferecer ótima estrutura.
“A proposta pedagógica e o enfoque na formação humanizada me chamaram bastante atenção. No início, confesso que tive algumas dúvidas e medo em ser a primeira turma, como qualquer pessoa teria. Com o tempo, percebi o comprometimento da instituição e dos professores em oferecer o melhor ensino possível”.
Em 2022, as aulas passaram para o novo campus, localizado às margens da Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros. Com o investimento em mais de R$ 50 milhões, foram mais de 15 mil m² construídos, contando com nove laboratórios, entre eles o Lhabsim (Laboratório de Habilidades e Simulações), além de quatro auditórios, sendo o maior para 422 lugares; biblioteca com salas de estudo em grupo e individual e sala multimídia.
Para ela, um dos momentos mais marcantes de sua jornada foi o primeiro contato direto com um paciente, ainda nos primeiros semestres. “Ver que o que estávamos aprendendo em sala podia realmente impactar a vida de alguém me fez entender, de forma muito concreta, a responsabilidade e a beleza da Medicina. Foi ali que senti, de verdade, que eu estava no caminho certo”.
Um capítulo importante que faz parte dessa história é o início dos internatos médicos — etapa final do curso de Medicina, na qual os estudantes vivenciam a rotina hospitalar de forma supervisionada. A Santa Casa de Jaú é uma das parceiras da Unoeste nessa missão.
“A presença dos estudantes traz uma constante renovação de conhecimentos, questionamentos e trocas que enriquecem o ambiente de trabalho. Esse dinamismo favorece uma cultura de aprendizado contínuo e estimula os profissionais a se manterem atualizados”, comenta Scila Andrea Carretero, gerente administrativa da Santa Casa.
As áreas abrangidas pelo internato incluem a de urgência e emergência, cirurgia, pediatria, clínica médica, ginecologia, obstetrícia e, dentro destas áreas, os alunos ainda passam por diversas especialidades.
Hoje, sete anos depois, os frutos dessa jornada são visíveis. A primeira turma de Medicina está formada e atuando em diversas instituições de saúde, muitos contribuindo diretamente com o sistema de saúde local. São dez médicos contratados para plantões na Santa Casa e quatro fazendo residência.
Além de Medicina, que foi o ponto de partida da Unoeste em Jaú e é considerado o melhor curso do Centro-Oeste Paulista, a universidade atualmente oferece outras graduações presenciais, como Enfermagem, Fisioterapia, Biomedicina e Psicologia. O campus também se destaca pela oferta de cursos à distância (EAD), voltados a diversas áreas do conhecimento, além de programas de pós-graduação lato sensu, que fortalecem a formação continuada de profissionais da região.
“Sinto-me honrada em fazer parte da primeira turma do curso de Medicina em Jaú. Obrigada, Unoeste, você foi uma das minhas melhores escolhas na vida!” finaliza Maria Beatriz.
Desenvolvimento local
Para as autoridades locais, a chegada da Unoeste também gerou impacto positivo na economia e na dinâmica urbana de Jaú. Os novos estudantes de diferentes regiões do país movimentaram não só o setor educacional, mas também a economia, o comércio, o setor imobiliário e diferentes serviços.
“A Unoeste foi um divisor de águas para a nossa região. Nesses sete anos, a universidade ajudou a transformar o perfil da nossa cidade, atraiu diversos estudantes e nos consolidou como um polo de ensino superior. Hoje, sentimos com clareza o quanto essa parceria contribuiu para acelerar o nosso desenvolvimento”, comenta Paulo Roberto Tebaldi, secretário de Desenvolvimento Econômico, Empreendedorismo e Inovação de Jaú.
Paulo fala que a presença da universidade dialoga diretamente com os planos estratégicos de desenvolvimento, já que para a cidade ficar cada vez mais preparada, o processo passa, necessariamente, pela formação de pessoas. “A universidade não só forma profissionais qualificados, mas também contribui com projetos de pesquisa, extensão e ações sociais que fortalecem o ecossistema de desenvolvimento local. É uma parceria natural com tudo o que acreditamos e estamos construindo”.
Já para o Dr. José Aparecido Segura, secretário de Saúde de Jaú, a Unoeste tem sido fundamental desde a chegada à cidade. “Essa colaboração tem fortalecido a rede pública de saúde, trazendo inovação, conhecimento e profissionais em formação que contribuem diretamente no dia a dia das nossas unidades.”
Para ele, a presença dos alunos nos estágios e internatos é uma força a mais para suprir as demandas importantes do dia a dia, especialmente nos atendimentos de atenção básica. “Os alunos da Unoeste somam à equipe, trazendo um olhar atualizado e ajudando a qualificar ainda mais o acolhimento à população”.
Dr. Segura ainda reforça que ter uma universidade como a Unoeste não é apenas um orgulho, mas a garantia de que a cidade está preparando novos profissionais de saúde comprometidos com a qualidade de vida da comunidade. “Seguiremos trabalhando juntos, unindo esforços para que a saúde de Jaú continue avançando, com profissionais bem preparados, humanizados e comprometidos com o cuidado à nossa população”.
Aniversário de Jaú
O mês de agosto tem vários significados para Jaú e para a Unoeste. Além dos sete anos da Unoeste Jaú e da inauguração do novo prédio, a cidade comemora, no dia 15 de agosto, seus 172 anos.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste