CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Gamificação permite potencializar aprendizado em gramática

Constatação de aprendizagem significativa é feita em pesquisa com professora e alunos do 8º ano do ensino fundamental


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Homéro Ferreira Gamificação permite potencializar aprendizado em gramática
Mariáguida: aprovada para receber o título de Mestre em Educação

Como recurso tecnológico aplicado nos processos de ensino e de aprendizagem, a gamificação permite potencializar a aquisição de conteúdo da disciplina de gramática. A constatação de aprendizagem significativa é de pesquisa desenvolvida pela pedagoga Mariáguida Tiraboschi Delfim, professora do ensino fundamental II e coordenadora da educação infantil do Colégio Cotiguara, em Presidente Prudente. O estudo foi desenvolvido junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação, pelo qual a Unoeste oferta mestrado e doutorado.

As produções da pesquisa e da dissertação foram orientadas pelo Dr. Sidnei de Oliveira Souza, um dos criadores da plataforma BeActive que reúne as principais metodologias ativas, que são estratégias facilitadoras do ensino e da aprendizagem. A avaliação da dissertação levada à defesa pública na tarde desta quarta-feira (27) foi feita pela Dra. Raquel Rosan Christino Gytahy, da Unoeste, e Dr. Paulo Roberto Prado Constantino, do Centro Estadual em Educação Tecnológica Paula Souza, em Assis.

Motivações da pesquisadora

A pedagoga pós-graduada em educação infantil pela Unesp, em nível de especialização, disse durante a defesa que teve como base duas motivações para o estudo que resultou na dissertação “O uso da gamificação para o ensino e a aprendizagem de gramática do ensino fundamental II”. Uma foi a dificuldade que teve com a disciplina quando fez o ensino fundamental e outra o aprendizado sobre gamificação durante as aulas do mestrado em Educação na Unoeste.

 Como parte do embasamento teórico da pesquisa, a autora aferiu a relevância científica do seu estudo ao constatar em importantes bases de dados poucos trabalhos reunindo gamificação e gramática. Sobre a relevância social, levou em consideração que os adolescentes dos dias atuais são nativos digitais, imersos nas novas tecnologias que permitem tornar o aprendizado mais atrativo e envolvente. Também foi levada em consideração a gramática como essencial para a escrita e aprendizagem.

Foto: Homéro Ferreira Dra. Raquel, Mariáguida, Dr. Sidnei e Dr. Paulo que fez avaliação on-line
Dra. Raquel, Mariáguida, Dr. Sidnei e Dr. Paulo que fez avaliação on-line

Envolventes e relevantes

Outro fato relevante esteve direcionado com as dificuldades da disciplina, relacionadas às regras gramaticais complexas, a ampliação de conceitos abstratos e a relação da gramática com a situações práticas. Questões pensadas na busca de superação pelas características da gamificação, em condições de tornar os processos mais envolventes e relevantes, como propõe a Teoria do Estado de Fluxo (Flow) que busca compreender o que um indivíduo precisa para atingir o estado pleno de concentração e motivação.

Também como suporte teórico foi utilizado o modelo motivacional ARCS, de atenção, relevância, confiança e satisfação. Em abordagem qualitativa, a pesquisa teve como participantes 13 alunos e a professora de língua portuguesa do 8º ano do ensino fundamental, em uma escola particular. Os procedimentos de coleta de dados foram coleta de documentos, observação, questionários, entrevista e grupo focal com aplicação de atividades em game. A análise de dados foi por meio de triangulação.

Processo mais propositivo

Como resultados principais ficaram as constatações da professora trabalhar um processo mais propositivo, embora com algumas dificuldades em utilizar as ferramentas tecnológicas; e a maioria dos alunos (55,6%) adotaram a preferência por fazer as tarefas pelo Google Sala de Aula. Conforme Mariáguida, os resultados alcançados foram positivos, ao ponto que alguns alunos se tornaram mais pontuais com as lições de casa. Do ponto de vista pessoal, entendeu o processo como valioso e irá aplicá-lo nas aulas de Artes já no próximo ano letivo.

O estudo recebeu elogios dos avaliadores e do orientador. Conforme o Dr. Paulo, os objetivos foram atingidos e a pesquisa utilizou um caso concreto; e ao dizer isso elogiou orientanda e orientador. A Dra. Raquel, que tem um rico histórico de trabalhar com as novas tecnologias junto aos alunos de mestrado e doutorado, também elogiou o trabalho. Ambos avaliadores fizeram apontamentos, com importantes contribuições à produção de artigo científico. Mariáguida foi aprovada para receber o título de Mestre em Educação.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem