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Tese de excelência é defendida em avaliação internacional

Escala de Autoeficácia de Realização Médica desenvolvida por pesquisadora da Turquia é adaptada no Brasil


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Foto: Homéro Ferreira Tese de excelência é defendida em avaliação internacional
Dr. Sidinei, Dr. Felipe, Dra. Camélia, Rebeca e Carmem; e na tela a Dra. Sevgi, Dr. Leonardo e Dr. José Aloyseo

Mais de 11 mil Km separam Brasil e Turquia, mas a distância encurtada pela tecnologia contribui para um feito histórico do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unoeste: tese de excelência avaliada por banca internacional. A primeira conquista da pesquisa que resultou na tese foi obter a autorização para adaptar escala de autoeficácia, desenvolvida por pesquisadora da Turquia, ao ensino médico brasileiro. Não bastasse, remotamente a autora compôs a banca examinadora do estudo desenvolvido pela médica Rebeca Carvalho Bressa, em defesa pública na manhã desta sexta-feira (29). 

A avaliação de caráter internacional colocou em relevo a internacionalização do programa coordenado pela Dra. Camélia Santina Murgo, orientadora da pesquisa que resultou na tese “Autoeficácia Acadêmica, motivação e autorregulação da aprendizagem no desenvolvimento de competências profissionais na formação médica”. A arguição inicial foi da Dra. Sevgi Turan, da Hacettepe University, de Ancara, na Turquia, que elogiou o estudo, fez apontamentos e sugestões; assim como os demais avaliadores.

Quatro estudos

Na sequência ocorreram as exposições de argumentos do Dr. José Aloyseo Benuzeck, da Universidade Estadual de Londrina (UEL); Dr. Leonardo de Oliveira Barros; da Universidade Federal da Bahia (UFBA); Dr. Sidinei de Oliveira Sousa e Dr. Felipe Viegas Rodrigues, pesquisadores vinculados à Unoeste. Como de praxe, a avaliação foi precedida pela apresentação da autora da pesquisa e da tese desenvolvida em quatro estudos, sendo dois de revisão sistemática e os outros dois de adaptação e validação da escala.

O estudo 1 foi sobre autoeficácia em educação baseada em competências nas ciências da saúde, com o objetivo de avaliar as evidências científicas existentes sobre as relações da autoeficácia acadêmica e a educação baseada em competências nas ciências da saúde. O estudo 2 versou sobre a autoficácia do discente de medicina e competência clínica, com a finalidade de avaliar evidências científicas existentes sobre as relações da autoeficácia acadêmica de estudantes de medicina e as competências curriculares.

Breve histórico 

O estudo 3 discorreu sobre a adaptação transcultural de estados psicossomáticos iniciada MASS, a Escala de Autoeficácia e Realização Médica, com o objetivo de adaptá-la para o contexto brasileiro. No estudo 4 o foco foi a autoeficácia acadêmica, motivação e autorregulação da aprendizagem no desenvolvimento de competências médicas: correlação entre os constructos; com o objetivo de verificar as relações entre autoeficiência acadêmica, motivação e autorregulação da aprendizagem em estudantes de medicina, consideradas algumas variáveis sociodemográficas. 

Foto: Homéro Ferreira Dr. Camélia com membros do Grupo de Estudos sobre Processos de Subjetividade no Contexto Escolar
Dr. Camélia com membros do Grupo de Estudos sobre Processos de Subjetividade no Contexto Escolar

Mestre em Educação pela Unoeste, onde leciona na Faculdade de Medicina, a médica Rebeca iniciou a sua apresentação contando que começou o doutorado em 2020, considerando que havia muitas questões após o mestrado sobre a crença do aluno no currículo médico. Então, juntamente com a orientadora, decidiram procurar alguma escala de autossuficiência que permitisse analisar o desenvolvimento desse aluno. Durante a revisão bibliográfica foi encontrado o Medical Achievement Self-efficacy Scale, da Dra. Sevgi Turan.

Rigor metodológico

Foi feito o contato com o pedido de autorização para adaptar a escala. Além da permissão, teve início a caminhada que chegou até aqui e que a Dra. Camélia espera que tenha sequência, ao convidá-la para estudos em parceria.  A Dra. Sevgi Turan abriu sua fala comentando sobre a honra de fazer parte do comitê de avaliação da tese, em sua primeira vez atendendo o convite de uma universidade brasileira. Destacou o comprometimento da médica Rebeca com a pesquisa, citando o rigor e a integridade ética.

A fala da avaliadora internacional, na língua inglesa, foi traduzida por Carmem Silvia Lima, egressa do mestrado em Educação na Unoeste, doutoranda no campus da Unesp em Presidente Prudente e membro do Grupo de Estudos sobre Processos de Subjetividade no Contexto Escolar (GEPSCE), do qual a Dra. Camélia é líder e alguns membros também estiveram presentes na banca de defesa pública. A Dra. Sevgi Turan disse que o estudo em avaliação foi conduzido com rigor metodológico e solidez científica.

Excelentes resultados

Para a avaliadora estrangeira, o estudo traz uma contribuição significativa para o campo da educação médica, com resultados que corroboram estudos teóricos existentes. Sua fala foi concluída com elogios à médica Rebeca e à Dra. Camélia. O Dr. José Aloyseo disse que o estudo chegou a excelentes resultados e indicou alguns estudos posteriores, comentando que o ponto principal foi combinar o ensino médico com a psicologia educacional. Para o Dr. Leonardo, o estudo representa uma contribuição para a medicina do Brasil.

O Dr. Sidinei elogiou a capacidade em pesquisa e a contribuição com a educação médica, ao dizer que a médica Rebeca tem o perfil para o quadro docente do Programa de Pós-graduação em Educação. O Dr. Felipe comentou sobre a satisfação de participar da banca internacional, citando ser esse fato um diferencial muito importante. Disse que a tese tem um texto cuidadoso e criterioso. A banca foi finalizada com agradecimentos, trocas de elogios e a aprovação da tese de excelência para receber o título de Doutora em Educação.

Dentre os presentes, estiveram a família da médica Rebeca, incluindo seu pai José Artur Linhares de Carvalho, engenheiro civil radicado em Manaus que viajou a Prudente para prestigiar a filha em momento tão importante. Pai e filha são cearenses. O marido de Rebeca também esteve presente; o médico José Antônio Nascimento Bressa.

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Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

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