CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Ciências da Saúde realiza com sucesso 4º Ciclo de Palestras

Discussões de temas relevantes expostos por pesquisadores vinculados a instituições brasileiras e dos Estados Unidos


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Homéro Ferreira Ciências da Saúde realiza com sucesso 4º Ciclo de Palestras
Transmissões das palestras pelo canal Lives da Unoeste, com a operação técnica de Anna Julia Simeoni

O 4º Ciclo de Palestras em Ciências da Saúde teve 425 inscritos. Evento on-line realizado pelo Mestrado em Ciências da Saúde no sábado (5) das 9h às 17h, com intervalo para almoço. A transmissão foi centralizada em Presidente Prudente.

A armazenagem do conteúdo da transmitido pelo canal Lives da Unoeste, no YouTube, em menos de dois dias teve 967 visualizações. Aliado à visibilidade o ciclo impactou os participantes pela qualidade dos assuntos expostos em quatro palestras e debatidos.

Uma parte da comissão (a local) ficou no auditório Cerejeiras, no campus 2 da Unoeste, juntamente com a responsável, a professora pesquisadora Dra. Eliana Peresi Lordelo. Local da transmissão proporcionada pelo Núcleo de Educação a Distância (Nead).

Outra parte da comissão foi constituída por alunos do mestrado pelo Projeto de Cooperação entre Instituições (PCI), desenvolvido junto à SVT Faculdade em São Luís, a capital do estado do Maranhão.

Vírus da Monkeypox 

Junto com a Dra. Eliana, atuando como apresentadora e mediadora, ficaram os alunos Thiago Sobral de Melo, Karina Silva Ribeiro, Thays Acervi Bernardino, Fernando Nunes Gavioli Boni e Lyvia Rafaella Takahara Vincoletto.

Pelo Mestrado Interinstitucional (Minter), estiveram atuando Flávia Holanda de Brito Feitosa, Gracilene Oliveira da Silva, Jéssica Rayanne Vieira Araújo Souza, Lucia Camila Oliveira Friedrich Sousa e Wemerson Leandro dos Santos Meirelles.

Sobre o tema “Atualização sobre Monkeypox”, o Dr. Sebastião Pires Ferreira Filho enfatizou a importância de medidas preventivas para evitar a transmissão e infecção pelo vírus causador da Monkeypox (doença zoonótica viral).

O professor da Faculdade de Medicina de Botucatu, campus da Unesp enfatizou a importância de medidas preventivas para evitar a transmissão e infecção pelo vírus causador da Monkeypox.

Alterações ambientais 

Entre estas medidas, a sua recomendação foi a de que seja feita sempre a higienização das mãos, com água e sabão ou álcool gel (70%), assim como, indicou o uso de máscara em locais de aglomeração.

O tema “Saúde Única, Além da Medicina” colocou em evidência a necessidade da conscientização da integração entre o ser humano, os animais e o meio ambiente; e como as alterações ambientais estão afetando a rotina diária das pessoas.

A exposição foi feita pelo Dr. Renato Van Wilpe Bach, professor na Universidade Estadual de Ponta Grossa, que também falou como a relação humana com os microrganismos pode ser benéfica e deve ser melhor estudada.

A Dra. Celina Monteiro Abreu, pesquisadora vinculada a Johns Hopkins University, abordou o tema “Impact of Antiretroviral therapy on gene expression in the Brain Macrophages from suppressed SIVmac251-infected Rhesus macaques”.

Medicina personalizada 

A biomédica discutiu sobre o efeito da infecção pelo vírus em relação ao sistema nervoso de indivíduos infectados pelo HIV, sugerindo atenção às modificações da saúde mental do paciente, mesmo com o controle do tratamento antirretroviral.

O tema “O uso da tecnologia de Single Cell RNA Sequencing para a compreensão do microambiente tumoral” teve a abordagem conduzida pelo mestrando Afonso Martin Melazzo, sob a supervisão da Dra. Sarah Santiloni Cury.

Aluno e professora são do Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas (Genética), vinculado ao Instituto de Biociências (IBB) da Unesp em Botucatu. A discussão teve um olhar para o futuro, com uma medicina personalizada para cada paciente

O biotecnologista discutiu como a avaliação de diferentes tipos celulares presentes em um único tumor poderia auxiliar na compreensão do seu desenvolvimento, contribuindo para o estudo de tratamentos mais direcionados e eficazes.

Breve doutorado 

Com a recente aprovação do curso de doutorado, a Unoeste implanta o Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde. A seleção e formação da primeira turma de alunos estão previstas para o começo do ano que vem.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem