CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Esporte promove acolhimento entre alunos da Unoeste

2025 já foi marcado por conquistas, como o vice-campeonato dos Jogos Universitários Regionais; alunos comentam importância dessas atividades


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Esporte promove acolhimento entre alunos da Unoeste
Atlética ficou em segundo lugar nos Jogos Universitários Regionais (JUR), em Assis

O esporte envolve saúde, exercício, técnica, regras, habilidade. Mas também traz bem-estar físico e mental e integração, principalmente quando falamos do esporte universitário. O primeiro semestre de 2025 foi marcado por conquistas da Atlética da Unoeste em Presidente Prudente e por competições entre os alunos – exemplos claros dessa vivência durante a experiência acadêmica. 

Para Mariele Vitória Nascimento dos Santos, aluna que concluiu o 3º termo do curso de Educação Física, as atividades esportivas da universidade tiveram papel essencial em sua adaptação à vida universitária. Para ela, foi acolhimento. 

“Quando você chega na faculdade, é um ambiente novo, pessoas novas, desafios novos...  Então o pensamento de muitas pessoas é querer desistir. Mas depois que começamos a participar dos eventos, das atividades que a faculdade proporciona, conhecemos a galera mais de perto... É onde encontramos um porto seguro para permanecer, e começamos acreditar mais sobre dar certo”, explica a estudante. 

A inclusão por meio do esporte também é citada pelo Guilherme Godoy Binha, que fechou o 3º termo de Fisioterapia no semestre passado. “É de muita importância a inclusão das atléticas e dos esportes na instituição de ensino, pois através disso, conseguimos facilitar a socialização, além de estimular a prática da atividade física”, comenta. 

Ano de bons resultados

Os dois alunos fazem parte da Atlética Unoeste, que neste ano trouxe um feito marcante para Presidente Prudente: em abril, foi vice-campeão regional da primeira divisão dos Jogos Universitários Regionais (JUR), com competições em Assis.

Várias equipes foram campeãs em suas modalidades:

• futsal feminino

• handebol feminino

• vôlei masculino

• basquete masculino

• vôlei de areia feminino

• vôlei de areia masculino

Foto: Cedida Guilherme Godoy Binha: “Nós da Atlética estamos sempre de portas abertas para receber novos alunos”
Guilherme Godoy Binha: “Nós da Atlética estamos sempre de portas abertas para receber novos alunos”

Também houve equipes que conseguiram o segundo lugar: futevôlei misto e futevôlei masculino. O tênis de mesa ficou em terceiro lugar.

O estudante Guilherme Godoy, citado no começo, esteve presente nas disputas. Ele também é atleta do time de basquete da Fisioterapia. A modalidade entrou na vida dele por volta dos 15 anos de idade e não saiu mais. Ele incentiva que mais estudantes também busquem o esporte dentro do período universitário. 

“Nós da Atlética e também os atletas de todas as modalidades, estamos sempre de portas abertas para receber novos alunos”, comenta. 

Além disso, dentro da Unoeste, houve várias disputas. No começo das aulas, um dos destaques foi a Gincana Esportiva, Cultural e Filantrópica da Unoeste, que teve a 27ª edição. Alunos de vários cursos enfrentaram disputas em provas diferentes e engraçadas, com vitória dos estudantes de Educação Física.

Outra disputa foi o Intercalouros, que colocou os novos estudantes da Unoeste em jogos de futsal feminino, futsal masculino, vôlei feminino, vôlei masculino, basquete masculino, tênis de mesa misto, xadrez e futebol de campo masculino. Com quase 60 partidas, a equipe campeã foi a Faculdade de Informática de Presidente Prudente (Fipp) na classificação geral, seguida por Agronomia, Medicina e Educação Física. 

Benefícios além da saúde

Para o coordenador de esportes da Unoeste, Marcel Marangoni, a participação de cada aluno nesses eventos é positiva em vários aspectos. 

“A participação em atividades esportivas na universidade traz benefícios significativos para os alunos, tanto para a saúde física e mental quanto para o desenvolvimento pessoal e acadêmico. O esporte pode ajudar na redução do estresse, melhorar o desempenho acadêmico e promover habilidades sociais importantes, como trabalho em equipe e liderança”, comenta. 

Marcel ainda explica que a participação dos estudantes nas atléticas pode ser um diferencial no currículo, demonstrando habilidades (liderança, trabalho em equipe e capacidade de organização), além de mostrar engajamento com a vida universitária. 

“As atléticas são espaços de convívio e integração entre os estudantes, promovendo a formação de amizades, o fortalecimento do senso de comunidade e a criação de redes de contato. Elas incentivam a prática de esportes, combatendo o sedentarismo e promovendo um estilo de vida mais saudável, o que contribui para o bem-estar físico e mental dos alunos”, conclui. 

Para Mariele, que teve o esporte como companheiro na escola e no bairro onde viveu, entende bem esses benefícios. “Vemos que ali também tem pessoas que estão tentando se encontrar, tentando chegar até o final”.

Vem mais por aí!

No segundo semestre, é a vez do Intercursos - evento que já se consolidou como uma das principais atividades extracurriculares da instituição. A competição começa no dia 20 de agosto Fique ligado!

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem