CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Reencontros, desafios e expectativas marcam volta às aulas

Segundo semestre começou com ações de acolhimento, cerimônia do jaleco para os calouros de Medicina e estudantes otimistas para a nova etapa acadêmica


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Leandro Nigre Alunos da graduação retomaram nesta quarta-feira em sala de aula de informática no campus 1 em Prudente
Alunos da graduação retomaram nesta quarta-feira as atividades nos campi de Presidente Prudente

Os campi da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), em Presidente Prudente, voltaram a ganhar movimento a partir desta quarta-feira (5) com o retorno das aulas da graduação e dos cursos técnicos. O início do segundo semestre letivo foi marcado por ações de acolhimento promovidas pelo Sucesso do Aluno, que recepcionou os estudantes com pipoca, algodão-doce e picolés, criando um clima de integração e boas-vindas.

Além da retomada das atividades acadêmicas, a programação contou com um dos momentos mais simbólicos da formação universitária: a tradicional Cerimônia do Jaleco, realizada no Teatro César Cava, que marcou o ingresso dos novos estudantes do curso de Medicina. O  diretor-presidente da mantenedora da Unoeste, Dr. Augusto Cesar de Oliveira Lima, falou com os alunos e familiares. Pela primeira vez, os calouros vestiram o jaleco, símbolo do compromisso ético e da responsabilidade profissional que passam a assumir ao longo da graduação.

Entre veteranos e ingressantes, o sentimento predominante era de entusiasmo para o semestre que se inicia.

Foto: Leandro Nigre Ações de acolhimento recepcionaram estudantes da graduação e dos cursos técnicos no retorno às aulas em Presidente Prudente
Ações de acolhimento recepcionaram estudantes da graduação e dos cursos técnicos no retorno às aulas em Presidente Prudente
Aluno do 10º termo de Fisioterapia, Diego de Oliveira Novaes acredita que o período será decisivo para sua formação profissional. "A expectativa é adquirir ainda mais experiência para iniciar a vida profissional com uma boa base. Agora, com os estágios, conseguimos colocar em prática tudo o que aprendemos durante o curso", afirma.

Natural de Presidente Epitácio, Diego escolheu estudar na Unoeste pela estrutura oferecida. "Dentro da região, é a universidade que oferece mais tecnologia e qualidade. Era exatamente o que eu procurava”, destaca.

No curso de Ciência da Computação, o estudante Natan Zangirolami Lima, do 4º termo, também iniciou o semestre otimista. "A expectativa é de muita esperança e foco nos estudos. Já organizei meu plano de estudos e estou ainda mais motivado para este semestre".

Segundo ele, a escolha pela Unoeste ocorreu pela qualidade da instituição. "É uma universidade reconhecida pela tecnologia e pela excelência no ensino. Atende exatamente ao que eu buscava para minha formação", aponta.

Experiências marcam chegada dos estudantes

A estudante Helena Fernandes, ingressante do 1º termo de Psicologia, contou que o primeiro dia foi marcado por muitas descobertas. Apesar de já ter iniciado outra graduação neste ano, afirma que viver a experiência na Unoeste é diferente.

"Está sendo muita informação e eu estou bastante ansiosa. Minha mãe e minha irmã estudaram aqui e isso também influenciou na minha escolha. Antes eu cursava Pedagogia, mas o estágio despertou em mim o interesse em compreender como funciona o desenvolvimento psicológico das pessoas. Tenho muita expectativa com o curso e com tudo o que a Unoeste pode proporcionar."

Também caloura de Psicologia, Evelyn Bárbara, de Pirapozinho, disse que o nervosismo diminuiu logo após encontrar colegas conhecidos e participar da primeira aula.

"Eu estava extremamente nervosa, mas conhecer os professores e reencontrar algumas pessoas me deixou mais tranquila. Já conhecia a universidade pela Feira de Profissões e por ter feito vestibular aqui. A visita ajudou a confirmar que Psicologia era realmente o curso que eu queria."

Para Guilherme Lima, outro estudante do 1º termo, a escolha da graduação foi motivada pelo desejo de compreender melhor o ser humano.

"Sempre tive dúvida entre Psicologia e Biologia, porque gosto de entender a vida sob diferentes perspectivas. Poder ajudar pessoas também é algo que considero um propósito. A infraestrutura da Unoeste e a organização da universidade foram fatores importantes para minha decisão".

Para Maria Clara de Melo Batista, estudante do 6º termo de Psicologia, a chegada dos novos colegas representa o crescimento da profissão. "É muito gratificante receber os calouros. Ver tanta gente escolhendo Psicologia mostra o quanto a profissão vem sendo valorizada. A Unoeste abriu muitas portas para mim e fico feliz em ver outras pessoas iniciando essa mesma trajetória

Para os estudantes de Medicina, o reencontro com colegas também faz parte da experiência do retorno. No 4º termo do curso, Matheus Fernandes Silva destaca que a volta às aulas representa um momento de renovação. "Sempre existe aquela ansiedade para conhecer as novas disciplinas, entender como será a rotina e reencontrar os colegas. É um momento muito especial", pontua.

A escolha pela universidade também tem um significado familiar. "Minha família tem uma história com a Unoeste. Meu avô e meu pai trabalham aqui. Além disso, a universidade é reconhecida pela excelência não só no oeste paulista, mas em todo o país", relata.

Sonho realizado para os calouros

Entre os novos alunos de Medicina está Aisha Giovana Beletato, de Apucarana (PR). Mesmo sem conhecer Presidente Prudente, ela decidiu prestar vestibular exclusivamente para a Unoeste, motivada pelas referências da instituição recebidas de familiares.

"Tenho primos formados aqui e meu primo João Pedro entrou na Medicina no ano passado. Estou muito feliz por começar essa trajetória", conta. A estudante destaca ainda o reconhecimento nacional da universidade como fator decisivo para sua escolha.

Também calouro de Medicina, Álan Mendonça Gervasoni, de Presidente Prudente, dedicou os últimos anos exclusivamente à preparação para conquistar uma vaga. Nos 3 anos do ensino médio, ele fez vestibular como treineiro e cursinho preparatório.

Inspirado pelos tios médicos - o neurologista Dr. Marcelo Gervasoni e o oftalmologista Dr. Davi Ribeiro de Mendonça Filho, formado pela Unoeste -, Álan afirma que ingressar na Medicina representa o resultado da sua dedicação. "Minha alegria é muito grande. Sei que sou privilegiado por viver esse momento e reconheço todo o esforço que fiz e o apoio dos meus pais [Adriano e Estela Maris] durante essa caminhada", fala.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem