Unoeste abre inscrições para Transferência em Medicina
Unoeste Guarujá recebe inscrições para transferência externa e ingresso de portadores de diploma no curso de Medicina.
A Unoeste está com inscrições abertas para o processo seletivo de Transferência externa para Medicina no campus Guarujá. O processo também contempla portadores de diploma em cursos da área da saúde que desejam ingressar na graduação médica da instituição.
A seleção é voltada para candidatos que pretendem iniciar os estudos no segundo semestre letivo de 2026. Ao todo, são disponibilizadas oito vagas para o campus Guarujá, sendo seis destinadas à transferência de estudantes de Medicina de outras instituições de ensino superior e duas para candidatos vindos de cursos da área da saúde ou profissionais já graduados.
Como funciona a transferência para Medicina na Unoeste Guarujá?
O processo de transferência para Medicina na Unoeste Guarujá acontece em duas etapas. A primeira fase consiste na análise curricular, realizada a partir do histórico escolar e dos planos de ensino das disciplinas já cursadas pelo candidato.
Nessa etapa, a comissão avaliadora verifica a compatibilidade curricular e o possível aproveitamento de estudos.
Já a segunda fase será composta por uma prova on-line objetiva, marcada para o dia 3 de julho de 2026, das 9h às 12h30. A avaliação terá 60 questões de múltipla escolha, abrangendo conteúdos como Anatomia Humana, Bioquímica, Fisiologia, Histologia, Farmacologia, Patologia Geral e Atenção Básica.
Para continuar no processo seletivo, o candidato deverá alcançar pelo menos 30 pontos na prova.
Quem pode participar da transferência em Medicina?
Podem participar estudantes regularmente matriculados em cursos de Medicina reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) de outras instituições, desde que tenham concluído com aproveitamento as disciplinas anteriores ao termo pretendido na Unoeste.
O edital também permite a participação de estudantes e profissionais graduados em cursos da área da saúde, como Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Psicologia, Nutrição, Odontologia, Biomedicina, Educação Física, Medicina Veterinária e Terapia Ocupacional, entre outros previstos nas normas do processo seletivo.
As vagas são exclusivas para ingresso nos seis primeiros termos do curso de Medicina.
Inscrição para transferência em Medicina na Unoeste
As inscrições para Transferência e Portador de Diploma devem ser feitas exclusivamente pelo site da Unoeste até o dia 28 de junho de 2026.
O valor da taxa de inscrição será de R$ 200 para pagamentos realizados até 24 de junho. Após essa data, entre os dias 25 e 28 de junho, a taxa passa para R$ 300, com pagamento disponível somente via cartão de crédito.
Durante a inscrição, o candidato deverá escolher a modalidade de ingresso e anexar os documentos exigidos para análise.
Quais documentos são exigidos?
Entre os documentos obrigatórios estão o histórico escolar completo, os planos de ensino das disciplinas cursadas e comprovantes da situação acadêmica do estudante na instituição de origem.
No caso de portadores de diploma, também será necessário apresentar o diploma registrado e o histórico escolar da graduação concluída. Já candidatos oriundos de instituições estrangeiras deverão encaminhar documentação com tradução juramentada e validação consular.
Toda a documentação deverá ser enviada até o dia 29 de junho de 2026 pela área do candidato ou pelo e-mail relacionamento@unoeste.br.
Como será a prova on-line?
A prova será realizada de forma remota e deverá ser feita exclusivamente em computador ou notebook com webcam e microfone ativos. O edital informa que o sistema não é compatível com celulares e tablets.
Durante toda a avaliação haverá monitoramento por áudio e vídeo, além de mecanismos de controle para garantir a segurança do processo seletivo. Não será permitido utilizar materiais de consulta, acessar outras páginas da internet ou manter comunicação com terceiros.
Resultado e matrícula
O resultado da transferência para Medicina na Unoeste Guarujá será divulgado no dia 6 de julho de 2026, exclusivamente na área do candidato.
Os aprovados deverão realizar a matrícula presencialmente no campus Guarujá em até dois dias úteis após a convocação, apresentando os documentos pessoais e acadêmicos exigidos pela universidade.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste