CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Wagner Horta participa da inauguração do Colégio Holos


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Elaine Hernandes Wagner Horta participa da inauguração do Colégio Holos
Solenidade de inauguração reuniu autoridades e convidados
Foi inaugurado ontem, no estacionamento do Prudenshopping, em Presidente Prudente (SP), o Colégio Holos, o colégio modelo do Sistema de Ensino Holos. A partir de amanhã, os alunos do ensino médio e do cursinho pré-vestibular passam a assistir às aulas nas novas instalações.

Na inauguração do Colégio Holos estiveram presentes o bispo Dom José Maria Libório, que abençoou o local, além do diretor do Sistema de Ensino Holos, Luciano Dallo, o diretor geral do Sistema e reitor da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), Paulo Cesar de Oliveira Lima, a diretora executiva da TV Fronteira, Luciane Capelasso de Oliveira Lima, a coordenadora pedagógica do Sistema, Maria Inês Macca, a diretora do Colégio Holos de Prudente, Marleine Fidalgo Marcondes, o coordenador do Colégio Holos de Prudente, Feliciano Ribeiro, o chefe de gabinete da Reitoria da Unoeste, Adherbal Faria, o vice-reitor da universidade, Flávio Giussani, e o consultor pedagógico do Sistema Holos, Wagner Horta, além de convidados.

Para o reitor da Unoeste e diretor geral do Sistema de Ensino Holos, Paulo Cesar de Oliveira Lima, a proposta do Sistema é diferenciada. "O Colégio Holos de Prudente é uma escola modelo. Já está bastante avançado o projeto de implantação do Sistema Holos no ensino público de Estados como Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Oferecemos o melhor material, os melhores professores autores e o melhor consultor pedagógico: Wagner Horta", afirmou.

"Investimos na formação educativa e cultural dos jovens, trabalhamos para transformar o País numa grande nação e lutamos em prol da educação brasileira, pois sabemos que os pais esperam que seus filhos tenham uma formação completa, com conhecimento, capacitação, informação e sucesso", comentou Paulo Lima.

Dallo confirmou em seu discurso que o Sistema de Ensino Holos é um projeto de educação sólida e de qualidade. "O Sistema não é o início ou o fim, mas a travessia dos nossos alunos para a aprovação nas melhores universidades do Brasil e isso é plenamente possível por causa da qualidade e da determinação das pessoas que trabalham no Holos", disse.

Segundo a coordenadora pedagógica, Maria Inês Macca, o Sistema Holos valoriza, fundamentalmente, a construção do conhecimento. "Com a expansão do Sistema, o Holos amplia seu campo de ação e divide sua experiência com outras regiões brasileiras, formando jovens com uma sólida base de conhecimentos, despertando-lhes características como a criatividade, a liderança, a iniciativa, o espírito empreendedor e a capacidade de trabalhar em grupo", argumentou.

"Esperamos que o Colégio Holos seja uma oficina de construção de projetos de vida. Afinal, o jovem tem que escrever a sua história e aqui há espaço para isso, pois pretendemos formar cidadãos", enfatizou Feliciano Ribeiro, coordenador do Colégio Holos de Prudente.

Durante a inauguração, o professor Wagner Horta, consultor pedagógico e responsável pela definição do conteúdo programático do Sistema de Ensino Holos, ressaltou a necessidade de se modernizar o ensino no Brasil. "Assim como o artista tem que ir onde o povo está, o professor deve ir onde os alunos estão, pois o conceito de escola mudou. Os professores devem ter a paixão de inovar e de crescer, sem deixar que as dificuldades os impeçam de exercer sua missão de ensinar e de levar o conhecimento", declarou. "Todo professor é um grande artista", concluiu.

Wagner Horta - Diretor presidente do Jornal da Educação e do Guia de Profissões do Ensino Superior, Horta é comentarista de educação da TV Bandeirantes, no programa Dia Dia. Também foi comentarista de educação das rádios Globo, Excelsior (CBN), Record e Bandeirantes, desde 1962.

Horta é apresentador do jornal Ouça, da Rede CBN, foi comentarista das redes Manchete e Bandeirantes, desde 1975, apresentador do Jornal da Educação, da Rádio Bandeirantes, até 1999. O consultor pedagógico do Sistema de Ensino Holos foi apresentador do programa Campo Minado, da Rádio Transamérica, em 1999 e 2000. É ainda comentarista de educação da Rede TV, de 200 emissoras da Rádio Transamérica e do projeto Rádio Escola, da Rede Imprensa.

Formado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), Horta concluiu cursos de especialização na Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professor concursado e aprovado em 1º lugar na rede estadual de ensino de Minas Gerais, em 1963, Horta criou o Ginásio Orientado para o Trabalho, em Passos (MG), em 1965, um projeto pioneiro no Brasil. Já lecionou no Colégio Mackenzie, Colégio Doze de Outubro e Colégio Beatíssima Virgem, em São Paulo (SP), e também na Universidade de Santo Amaro (Unisa), na Universidade Ibirapuera, na Escola Superior de Sociologia Política e na Faculdade Paulistana.

Horta foi professor convidado na Universidade de São Paulo (USP) e diretor pedagógico da Unisa, onde lecionou até 1991. È membro do conselho do Centro Santa Paula, que congrega as escolas técnicas do Estado de São Paulo, e fundador do Sindicato das Mantenedoras dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo.

Estrutura - A nova estrutura do Colégio Holos de Prudente compreende três salas de aula com capacidade para 50 alunos, destinadas ao 1º, 2º e 3º anos do ensino médio, e um anfiteatro, com capacidade para 130 pessoas, destinada às aulas do cursinho pré-vestibular.

"Todas as cadeiras são estofadas, as salas são climatizadas e todas são equipadas com câmaras de vídeo, para que os pais dos alunos possam acessar, via Internet, as aulas em tempo real, acompanhando o movimento dos filhos e as atividades desenvolvidas no local", explica Dallo.

De acordo com o diretor do Sistema, as salas são equipadas com kit multimídia e o colégio de Prudente é o modelo que será reproduzido em todas as escolas que adotarem o Sistema de Ensino Holos, a partir do projeto que visa implantar o sistema em outros Estados.

As aulas do 1º e 2º ano do ensino médio são ministradas somente no período da manhã; as do 3º ano, nos períodos da manhã e da tarde; e as do cursinho pré-vestibular, nos períodos da manhã e da noite. Todos os alunos dispõem de horários para aulas de reforço e para monitoria, oferecidos no período da tarde.



Andrea Ribeiro - Da Assessoria de Imprensa

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem