CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Oficial: Diretoria normatiza pesquisa institucional

Diretoria de Gestão de Pesquisa garante qualidade de toda produção submetida por um processo de avaliação


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Arquivo Oficial: Diretoria normatiza pesquisa institucional
Periotto: “Iniciativas isoladas perdem em produção porque não são computadas pela gestão e acabam desaparecendo”






Além da produção institucional em si, o compromisso com a disseminação dos resultados de maneira formal agrega valor e garante qualidade. Assim, a Proext (Pró-Reitoria de Extensão e Ação Comunitária) e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – por intermédio da Diretoria de Gestão de Pesquisa (DGPq) – incentivam o reconhecimento, a avaliação e a valorização das ações de pesquisa e/ou de extensão, principalmente as publicações da Universidade.



“Nossas publicações revelam um compromisso com a disseminação dos resultados destas ações através de meio formal, e de incremento do processo crítico em nossa sociedade”, explica o diretor do DGPq, professor doutor Álvaro José Periotto.



Ele explica que a documentação das ações de pesquisa e extensão serve como ponto de referência na avaliação nacional dos cursos e da própria universidade. “Por isso a Proext disponibilizou um conjunto de formulários e definiu procedimentos para a institucionalização da extensão. Vale ressaltar que eventos e produtos acadêmicos não cadastrados não têm validade institucional”, adverte.



De acordo com Periotto, diante da necessidade de preservar a institucionalização da pesquisa na universidade, a DGPq é um mecanismo normatizador que evita a fuga de informações decorrentes da veiculação da produção através de eventos e publicações não cadastrados. O órgão ainda otimiza custos e esforços requeridos da Universidade, nesse processo.



Instrumentos



“Os esforços para articulação da pesquisa institucional são sustentados por instrumentos próprios para atendimento aos Programas de Pesquisa Docente (PPD, Grupos de Linhas de Pesquisa) e Discentes (PEP e Probic), administrados pela DGPq, sob deliberação do Capi (Comitê Assessor de Pesquisa Institucional) e sob a assessoria consultiva do Fórum de Pesquisa Institucional”, explica Periotto.



O diretor afirma que através desta estrutura consolidam-se o Enapi (evento anual representativo da pesquisa institucional da Unoeste) e as revistas Colloquium (Humanarum, Vitae e Exactarum), publicações que cobrem as três grandes áreas da pesquisa institucional da universidade.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem