CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Fisioterapia e Psicologia atuam na reabilitação de pacientes


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Fisioterapia e Psicologia atuam na reabilitação de pacientes
da esquerda para a direita – estagiárias Maria Luciene, Isabela, Elaine e Alessandra e o prof. supervisor do projeto Roberto Mielke
Compreender e aceitar mudanças, no nosso cotidiano, advindas de doenças ou acidentes, na maioria das vezes não é uma tarefa fácil. “É comum que o adoecer físico traga implicações psíquicas, estas muitas vezes impedem um restabelecimento adequado destes pacientes, assim como, muitas vezes observa-se que os pacientes apresentam dificuldades de aceitação do trabalho da própria fisioterapia e de sua doença”, comenta a estagiária Alessandra dos Santos Oliveira.

De acordo com esta realidade, uma parceria entre as Faculdades de Fisioterapia e Psicologia da Unoeste resultou num projeto de extensão importante para a comunidade. O projeto de Acompanhamento psicológico aos pacientes da clínica de Fisioterapia foi implantado no setor de Fisioterapia, e há 13 anos se efetivou a partir da demanda dos supervisores do mesmo curso.

“Estes observaram a necessidade de uma intervenção da psicologia junto aos pacientes atendidos pelos estagiários neste setor. Desta forma, surgiu essa parceria e implantação do serviço de psicologia dentro da clínica escola de fisioterapia como mais um atendimento direcionado a população”, explica Alexandra envolvida no projeto.

Alexandra explica que o projeto tem demonstrado grande importância tanto para a comunidade como para os universitários, pois oferece aos alunos do curso de Psicologia a oportunidade de atuar na clínica escola de Fisioterapia aproximando-os da realidade concreta o que contribui para a entrada no mercado de trabalho.

As estagiárias Alessandra dos Santos Oliveira, Elaine Cristina Jorge, Isabela Medeiros e Maria Luciene da Silva trabalham no projeto sob supervisão do professor Roberto Mielke. “É um trabalho que oferece uma ótima oportunidade para a prática clínica e a vivência do que aprendemos em sala de aula. As supervisões e os atendimentos são realizados semanalmente. Atendemos crianças, adolescentes e adultos. As supervisões são muito relevantes para a discussão dos casos” afirma Alessandra.

Objetivos - Com fins de atendimento desta clientela específica, a psicologia vem estabelecer novas formas de acolhida das demandas sociais. “Este trabalho tem por objetivo: possibilitar aos pacientes desta clínica mais um atendimento especializado; oportunizar aos alunos do curso de psicologia o aprendizado de um trabalho interdisciplinar e aperfeiçoar a escuta clínica dos alunos de psicologia” destaca o supervisor Mielke.

A colega Maria Luciene da Silva, também acadêmica de Psicologia conta que o trabalho também consiste em orientações familiares, visando o bem estar do paciente.

“Trabalhamos em conjunto com outros profissionais e acadêmicos, o que torna nossa atuação mais eficaz para o paciente. Ocorre a participação dos alunos de psicologia em reuniões clínicas junto a estagiários e professores deste curso. Na clínica escola de fisioterapia este trabalho tem demonstrado resultados satisfatórios”, afirma a acadêmica.

De acordo com Alexandra, a atuação da psicologia na clínica escola de fisioterapia busca possibilitar aos pacientes um lugar para a palavra. Desta forma, estes podem expressar seus sentimentos acerca de suas dores física e psíquica, o que resulta em um trabalho completo e adequado para paciente enfermo. A partir da intervenção de uma equipe interdisciplinar o indivíduo é considerado em sua totalidade.

Alessandra complementa que “as intervenções psicológicas em conjunto com a fisioterapia possibilitam resultados positivos para o paciente, já que ocorrem melhoras significativas quanto ao andamento do tratamento”.

Clínica escola de Fisioterapia - A clínica-escola da Faculdade de Fisioterapia foi fundada há 22 anos e realiza atendimentos nas seguintes áreas: cardiologia, ortopedia, traumatologia, reumatologia, neurologia (adulto e infantil), ginecologia e obstetrícia em nível de ambulatório.

A infra-estrutura da clínica é muito moderna e conta com equipamentos de última geração que dão um excelente suporte a formação do universitário e colaboram para o bom atendimento do paciente.

“O estágio é realizado tanto no Ambulatório como no Hospital Universitário. A clínica-escola de Fisioterapia presta atendimento para a população de Presidente Prudente e região, existe a previsão de no ano que vem estes atendimentos sejam ampliados”, explica o diretor responsável pela clínica Carlos Eduardo.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem