CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Especialização capacita médicos em UTI

Curso é aprovado pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira; ventilação mecânica, suporte hemodinâmico e humanização são alguns dos temas abordados


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Arquivo/Assessoria HU Especialização capacita médicos em UTI
Aulas ocorrem aos sábados, no anfiteatro do HU: exposição de casos clínicos, discussões em grupo, aulas práticas e teóricas compõe a grade do curso




A rotina de uma UTI (Unidade de Terapia Intensiva) se caracteriza por ser complexa, dinâmica e intensa. No contexto hospitalar, trata-se de uma unidade especializada que concentra recursos humanos e materiais para o atendimento de pacientes graves que necessitam de observação e assistência médica contínuas. Os profissionais que lá atuam são preparados para recuperar a integridade física, mental e social do ser humano, por meio da realização de exames minuciosos, acompanhamento detalhado da evolução dos casos clínicos e intervenção cirúrgica, quando necessário.

O desenvolvimento e as necessidades da Medicina Intensiva nos dias de hoje requerem de seus médicos a qualificação nessa especialidade. Estudos internacionais já mostraram que a capacitação profissional traz vantagens quanto à evolução dos pacientes, tempo de internação e custos hospitalares. Outros estudos evidenciaram também que em várias regiões do Brasil a necessidade de profissionais especializados em UTI ainda é grande.

Para capacitar os médicos que desejam se dedicar a essa área, a Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) e o HU (Hospital Universitário “Dr. Domingos Leonardo Cerávolo”), em parceria com a Amib (Associação de Medicina Intensiva Brasileira), iniciaram o curso de pós-graduação em Medicina Intensiva. O objetivo é levar aos interessados as novidades da área e sedimentar os conceitos mais atuais sobre UTI, concedendo aos participantes o título de especialista em terapia intensiva.

As aulas ocorrem no anfiteatro do HU a cada 15 dias. A primeira turma, formada por 40 profissionais provenientes de nove UTI’s da região, concluirá o curso em dezembro deste ano e receberá certificado reconhecido pela Amib.

De acordo com o nefrologista Gustavo Navarro, um dos responsáveis pela UTI do HU, o programa de especialização compreende 15 módulos que trata de assuntos específicos, como ventilação mecânica, sepse (infecção generalizada), suporte hemodinâmico e humanização do atendimento. As aulas são ministradas por especialistas em medicina intensiva de São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ), que, além de abordar os temas com grande riqueza de informação, ainda auxiliam na resolução de casos difíceis da especialidade.

Selo de qualidade – O programa de pós-graduação em Medicina Intensiva foi elaborado e criado pela Amib em todo o Brasil. Para isso, o órgão criou uma comissão educacional, constituída por mestres e doutores, que controlará e avaliará o curso junto com uma instituição de ensino superior.

O projeto será coordenado por especialistas em Medicina Intensiva e com experiência em programas de pós-graduação. São eles: a Dra. Rosane Goldwasser, responsável pela coordenação da residência médica do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do programa de pós-graduação lato sensu da SOTIERJ/Universidade Redentor, e pelo Dr. Cid Marcos David coordenador da pós-graduação (stricto sensu) em Medicina Intensiva da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e da pós-graduação (lato sensu) em Medicina Intensiva da Universidade Veiga de Almeida.

O intuito é levar o desenvolvimento da Medicina Intensiva brasileira, qualificando os médicos que atuam na área, além de constituir um novo nicho de atividade profissional para os intensivistas.



Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem