CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Simulador Empresarial funciona como disciplina

Alunos de Administração e Gestão Comercial participam de simulação bastante utilizada em cursos de pós-graduação e MBA


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Ector Gervasoni Simulador Empresarial funciona como disciplina
“A simulação é aplicada em equipe (formada pelos alunos), já que o processo envolve diversas áreas de uma empresa”




Antenados dentro da nova proposta de educação que visa estabelecer um contato prático do aluno com a carreira profissional durante a graduação, os cursos de Administração e Superior de Tecnologia em Gestão Comercial da Unoeste contam com a disciplina de Jogos de Empresas.



O programa (software) funciona como um Simulador Empresarial e é bastante utilizado em cursos de pós-graduação e MBA. Trata-se de uma simulação da gestão comercial e industrial direcionada aos alunos dos últimos termos dos cursos de Gestão Comercial e Administração da Unoeste.



“O método de simulação empresarial para fins de aprendizado está representando não apenas o funcionamento de uma empresa, mas principalmente o seu gerenciamento e, sobretudo, os conflitos de interesse entre gerentes ou agentes econômicos, no mercado, representados nos modelos de cada uma das empresas envolvidas”, informa o professor responsável pela disciplina Paulo Roberto Iacia.



A tecnologia é um elemento fundamental dentro desse processo de simulação. Seja através do desenvolvimento e gerenciamento das empresas, bem como na entrega dos relatórios feitos através da internet (Web Simco e Web Sind). De acordo com o professor, todos esses elementos permitem que os participantes tornem-se agentes ativos do processo, integrem os conhecimentos adquiridos nas disciplinas cursadas, sendo assim, pode ser considerado um estudo de caso com dimensão temporal e feedback.



“A simulação é aplicada em equipe (formada pelos alunos), já que o processo envolve diversas áreas de uma empresa. Nesse tipo de tomada de decisão, os participantes adquirem não apenas habilidades técnicas, mas aprendem a observar e avaliar aspectos comportamentais e interpessoais, muito importantes nos processo decisórios”, conclui o professor da disciplina.



Os jogos estratégicos são conhecidos e utilizados há milhares de anos. O uso de jogos para a educação e desenvolvimento surgiu há cerca de três mil anos a.C., na China, como simulações estratégicas de guerra. Registros indicam que os jogos de guerra também foram utilizados nos séculos XVII e XVIII, mas tiveram o seu impulso definitivo durante as duas Guerras Mundiais.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem