A importância do professor na sociedade contemporânea
Com as novas tecnologias e a velocidade da informação, os profissionais da Educação precisam estar em constante atualização

“A docência está presente em todos os momentos da vida”, afirma a professora doutora, Alba Regina Azevedo Arana. Para a diretora da Faculdade de Ciências, Letras e Educação (Faclepp) da Unoeste, a discussão do papel do professor é essencial para que o profissional lembre que ensinar deve ser uma atividade dinâmica e prazerosa.
“Quando o acadêmico observa um bom professor, ele percebe que o aprendizado é simples, fácil e positivo. A transmissão do conhecimento não deve ser feita de forma mecânica. Docentes que trabalham com um sistema antiquado, enfrentam dificuldades com os alunos”, ressalta Alba.
A diretora da Faclepp destaca ainda que, com as novas tecnologias e a velocidade da informação, os profissionais da Educação precisam estar em constante atualização, “por isso a importância de se buscar o que é primordial dentro da sua área de atuação”.
Ela lembra que os cursos de licenciatura oferecidos pela Unoeste disponibilizam os instrumentos necessários para um trabalho realizado dentro e fora da sala de aula. “Regência, entonação, persuasão, postura e outras estratégias de ensino são abordadas em diversas disciplinas”.
A diretora explica que ser docente não é uma tarefa fácil, pois necessita da conciliação de diferentes aspectos. “A Pesquisa é um dos exemplos, tornando o conhecimento mais dinâmico, enquanto que a Extensão vai ao encontro das necessidades da sociedade. A Unoeste propicia atividades nesse sentido para a formação dos seus alunos”.
Alba Arana afirma também que “a formação docente deve despertar o amor pela profissão e para a busca do constante aperfeiçoamento. O verdadeiro mestre é aquele que está sempre aprendendo e faz com que os olhos de seus alunos brilhem para o conhecimento”, finaliza.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste