CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Unoeste participa de atividade do Dia Mundial da Saúde

Esclarecimento de dúvidas sobre diversas doenças e aferição da pressão arterial reuniu cerca de mil pessoas


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Ector Gervasoni Unoeste participa de atividade do Dia Mundial da Saúde
Universidade esteve representada por residentes e pós-graduandos em Psiquiatria que distribuíram folhetos informativos no calçadão de Prudente




Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, residentes e pós-graduandos de Psiquiatria da Unoeste, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde e a Vigilância Epidemiológica de Presidente Prudente, esclareceram dúvidas sobre diversas doenças e realizaram a aferição da pressão arterial, na Praça Nove de Julho. Cerca de mil pessoas foram atendidas.

“Este é um trabalho preventivo, que esclarece o que é a depressão, o transtorno obsessivo-compulsivo, e outras doenças mentais. Muitas pessoas sofrem durante anos, sem entender que estão doentes”, explicou a coordenadora do Ambulatório Regional de Saúde Mental e presidente do Núcleo de Estudos Psiquiátricos de Presidente Prudente e Região, Vânia Sato Ikuhara.

Ela lembrou que um indivíduo doente sofre interferências na sua qualidade de vida e no cotidiano de amigos e familiares. “Outras patologias como tabagismo e alcoolismo, estão muito presentes na sociedade. É possível perceber também, que a depressão afeta principalmente as mulheres, enquanto o alcoolismo, os homens”, ressaltou.

O residente do 3º ano de Psiquiatria, Henrique Affonso Ferreira Amorim, acredita que a atividade, além de levar informação à comunidade, serve como um indicador. “Podemos ver como algumas doenças mentais são encaradas pela população e o que é possível fazer para melhorar o dia a dia das pessoas”.

Cerca de 15 profissionais das Unidades Básicas de Saúde de Presidente Prudente, aferiram a pressão arterial e esclareceram dúvidas sobre a dengue, leishmaniose, câncer bucal e prevenção de cáries. “Este tipo de atividade é essencial porque ajuda a prevenir doenças e futuras internações”, afirmou a enfermeira Pascoalina Mairink Pereira Moisés.

Para a educadora de saúde da Vigilância Epidemiológica de Presidente Prudente, Elaine Aparecida Maldonado Bertacco, ainda há muito trabalho a ser feito. “As pessoas precisam se conscientizar de que cada um precisa fazer a sua parte. O manejo ambiental deve estar inserido em nosso cotidiano”, finalizou.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem