CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Filósofos podem atuar em diversas áreas

Unoeste oferece o curso de Filosofia no vestibular do dia 20 de novembro; inscrições terminam neste sábado (13)


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Débora André Filósofos podem atuar em diversas áreas
“Buscamos formar pessoas capazes de organizar e transmitir um pensamento complexo e racional, intérprete e formador de opinião”


O mercado de trabalho para os filósofos, diferente do que muitos pensam, vai além da docência. O curso de Filosofia da Faculdade de Ciências, Letras e Educação (Faclepp) da Unoeste prepara o profissional para ministrar também conhecimentos que compreendem outras áreas das Ciências Humanas. “Buscamos formar pessoas capazes de organizar e transmitir um pensamento complexo e racional, intérprete e formador de opinião”, explica o coordenador do curso, Gustavo Cunha Bezerra.

Desde 2008, a Lei Federal número 11.684 estabelece a filosofia como disciplina obrigatória no Ensino Médio público e particular. “Assim, além de aumentar as vagas para professores, o que inclui os concursos públicos, exige profissionais para a elaboração de materiais didáticos”, comenta Bezerra. Outra novidade é a inclusão da filosofia nas disciplinas exigidas do vestibular da Vunesp que, segundo o próprio blog da fundação, conduz os alunos ao hábito de refletir sobre a natureza do conhecimento e da verdade, além das relações entre o homem e o mundo.

De acordo com Bezerra, o egresso ainda pode atuar na análise e julgamento de obras artísticas e literárias, com autoria de artigos para jornais, revistas e demais editorias. Outra vertente é a especialização em Filosofia Clínica que utiliza conhecimentos da filosofia acadêmica para a terapia, com objetivo de reconhecer os conflitos existenciais das pessoas e trabalhar para amenizá-los. No Brasil, esse método foi desenvolvido por Lúcio Packter, possibilitando ao profissional trabalhar em clínicas particulares, hospitais, escolas, empresas, instituições públicas da área de humanas, consultoria ética, pesquisas, entre outros.

Mais uma alternativa que ganha mercado a cada dia é a Filosofia e Gestão, com alguns livros publicados sobre o assunto, que foca o uso do pensamento crítico na tomada de decisão. De acordo com Rolando Almeida, filósofo e autor do blog A Filosofia no Ensino Secundário (http://filosofiaes.blogspot.com), um gestor estará mais seguro se possuir “formação sólida no raciocínio e souber pensar com consequência”. Ele ainda explica que o pensamento crítico é baseado no conhecimento das regras da lógica informal aplicadas ao raciocínio em geral.

No campo da pesquisa científica, o egresso pode desenvolver estudos sobre o comportamento do fazer científico tanto na contemporaneidade, quanto no trabalho de revisão das teorias já existentes. Há também quem faça a opção por ser consultor ético, com atuação em instituições hospitalares, na revisão de processos judiciais e em ONGs de incentivo de projetos sociais e culturais. “É importante ressaltar que o filósofo pode atuar em diversas áreas além da docência e que são campos em crescimento”, finaliza Bezerra.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem