CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Docente ministrará palestra sobre o uso de antibióticos

“Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados e Antibióticos na Prática Diária” será tema abordado na capital paulista


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Assessoria de Imprensa/Unoeste Docente ministrará palestra sobre o uso de antibióticos
Adriano Falvo: “Com a nova resolução, antimicrobianos só podem ser vendidos com receita médica; ainda há muitas dúvidas sobre o assunto”


“A KPC, enzima produzida por algumas bactérias e resistente aos efeitos de alguns antimicrobianos, é um exemplo de como o uso irracional destes medicamentos pode trazer sérias consequências”. A afirmação é do docente do curso de Farmácia da Unoeste, Adriano Falvo, que ministrará a palestra “Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC) e Antibióticos na Prática Diária” no Simpósio RDC 44/10: Impactos na Saúde Pública e Aplicabilidade. O evento, organizado pelo Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP) será realizado na Universidade São Judas Tadeu, no próximo dia 11, na capital paulista.

O encontro conta com a participação de cerca de 500 representantes do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag) e profissionais da área.

Desde domingo (28), farmácias e drogarias são obrigadas a comercializar antibióticos somente com a apresentação de receita médica. “A medida pretende ampliar o controle do uso dessas substâncias, colaborando para a redução dos índices de resistência bacteriana”, explica Falvo.

Ele conta que a palestra tem como objetivo esclarecer dúvidas sobre fiscalização, inserção dos antimicrobianos dentro do Sistema de Gerenciamento, regulamentação das farmácias, processo de dispensação, escrituração e outros temas. “O SNGPC é um sistema que reúne informações dos medicamentos controlados que são vendidos em todo país. Essa ferramenta foi implantada devido a uma solicitação da Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes (Jife). Ainda há muitas dúvidas sobre o uso desse sistema, que será obrigatório a partir de abril de 2011. Reunir profissionais para uma discussão é fundamental neste momento”.

Ele ressalta que os antibióticos serão controlados de forma diferenciada. “Antimicrobianos não entram para o grupo de medicamentos da portaria 344/98, considerados remédios que causam dependência química ou psíquica. Ainda há alguns equívocos sobre esta informação”.

O Simpósio também contará com a participação do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos de São Paulo (Sincofarma), Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo (Sindusfarma), Coordenação de Vigilância em Saúde do Município de São Paulo (Covisa) e do Centro de Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo (CVS-SP).

Além de professor da Unoeste, Adriano Falvo é um dos componentes da Comissão Externa de Implantação e Acompanhamento do SNGPC e membro do Núcleo de Educação Permanente do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP), sendo referência no assunto.

Programação – O evento será aberto às 8h15 com o painel “RDC 44/10: Impactos e Perspectivas”, que contará com a participação de Raquel Rizzi, presidente do CRF-SP; Marcelo Polacow Bisson, vice-presidente do CRF-SP; Nelson Mussolini, vice-presidente do Sindusfarma; Renato Azevedo Júnior, presidente do Cremesp e representantes do Sincofarma e Anfarmag.

No período da tarde, a mesa redonda “Ações dos órgãos regulamentadores/fiscalizadores” traz como convidados Pedro Eduardo Menegasso, diretor-tesoureiro do CRF-SP; Renata Mendes Ritti Dias, responsável pela Covisa e representantes da Anvisa e do CVS-SP.

Serviço – Mais informações sobre o simpósio no site do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem