Produção Sucroalcooleira: Único da região em nível superior
Curso é credenciado pelos Conselho Regional de Química (CRQ) e Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea)


O curso de Produção Sucroalcooleira da Unoeste é o único de nível superior oferecido em todo o Oeste Paulista. Além disso, é credenciado pelo Conselho Regional de Química (CRQ) e Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea). Para o desenvolvimento dos estudos avançados sobre a cana-de-açúcar na graduação, a Unoeste disponibiliza o Centro de Tecnologias de Alimentos (CTA) e o Centro de Estudos Avançados em Bioenergia e Tecnologia Sucroalcooleira (Centec), ambos localizados no campus II da Universidade.
Ângela Madalena Marchizelli Godinho, coordenadora da graduação e vice-presidente do CTA, explica que este ambiente possui uma estrutura diferenciada e tem a capacidade de reproduzir todo o processo que ocorre dentro de uma usina para destilação da cana, transformando-a em etanol, aguardente e açúcar. “Criado há 20 anos, as pesquisas e os processos de produção deste local aprimora-se cada vez mais. É possível estudar a cana desde a preparação da terra até seu produto final”.
Ela revela ainda que no Centec é realizado o processo de moagem, fermentação, destilação e evaporação. “Temos todos os equipamentos que uma usina possui, que permitem ao aluno aprender de forma prática todos os processos de produção. Toda esta tecnologia é utilizada visando formar profissionais altamente qualificados para o mercado”.
A coordenadora lembra que a Universidade possui convênio com diversas empresas, o que possibilita aos acadêmicos a realização de estágios remunerados na área. “Alunos a partir do 4º termo já começam a atuar em usinas e empresas do ramo. Isso facilita o ingresso dos futuros profissionais no mercado de trabalho”. As atividades extracurriculares aprimoram ainda mais a formação. “Semanas, encontros, palestras, visitas a empresas, mesas-redondas e a participação de profissionais renomados nessas atividades enriquecem o aprendizado dos alunos”.
Como a área de atuação é abrangente, os alunos estudam conteúdos que envolvem a química básica e disciplinas especificas como processamento, plantio, colheitas e desenvolvimento da cultura da cana – procedimentos envolvidos desde a recepção da matéria-prima até a obtenção do produto final. Além disso, um diferencial que existe nos conteúdos programáticos é a estatística, análise de mercado, partes operacionais, desenhos e projetos, entre outros”, finaliza.
Serviço – O curso superior de tecnologia em Produção Sucroalcooleira oferece vagas no Vestibular Agendado da Unoeste. Os interessados devem procurar a secretaria do campus I. Mais informações pelos telefones (18) 3229-1030 ou 1045 ou no site
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste