CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Teatro ajuda contar a História Antiga

Temas clássicos da mitologia grega são encenados por acadêmicos do 2º termo de História da Faclepp


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Deize Ponciano Teatro ajuda contar a História Antiga
Figurino foi um dos destaques do “Édipo Rei”
Foto: Deize Ponciano Teatro ajuda contar a História Antiga
Alunos deram um show de interpretação em “O Toque de Midas”
Foto: Deize Ponciano Teatro ajuda contar a História Antiga
Grupo que interpretou o mito do “Minotauro” demonstrou grande empenho nos ensaios


Acadêmicos do 2º termo de História da Faculdade de Ciências, Letras e Educação de Presidente Prudente (Faclepp) da Unoeste utilizaram a linguagem teatral para representar os clássicos da mitologia grega. Temas como Édipo Rei, O mito da Caverna, O Minotauro e Toque de Midas foram abordados atendendo ao conteúdo da disciplina de História Antiga, ministrada pela docente Deize Denise Ponciano.

A produção, os ensaios e toda a preparação foram de responsabilidade dos alunos, explica a docente. A iniciativa tem o objetivo de desmitificar o ensino de História, deixando para trás, aulas decorativas e com pouca participação dos estudantes. “As apresentações foram além do esperado, o envolvimento dos alunos foi grande e já estão com expectativa para as novas propostas de teatro”, resume Deize.

“Teatro, aulas interativas, material audiovisual como filmes, fotos, documentários, são recursos cada vez mais usados pelos professores. Espero que nessa atividade, os alunos entendam que é possível aprender e ensinar temas como a mitologia grega de uma forma divertida e interativa”, ressalta a docente.

Para Adriene Pereira, a atividade proposta pela professora foi importante no sentido de vencer a timidez, além de interagir mais com a matéria e com os próprios colegas de sala. Foi um desafio superado. Para ela, novas formas de aprendizagem permitem maior identificação com a matéria, pois desperta o interesse pelo assunto.

“Na escola é complicado entender e gostar da disciplina de História, pois muitas delas não oferecem técnicas e recursos. Na universidade é diferente, cada vez que aprofundamos no assunto, mais queremos saber, pois além de ser muito interessante, sempre tem algo que nos cativa, que chama mais atenção. Quando o professor utiliza outras técnicas para que haja interação da turma, o conteúdo da disciplina rende muito mais”, diz Adriene.

Para a acadêmica Juliana Fontes Morette, que é costureira e foi responsável pelo figurino, o envolvimento do seu grupo de teatro em pesquisar o tema, estimula mais o aprendizado, e o conteúdo é internalizado. “Tenho certeza que nunca mais vou esquecer sobre o mito do Minotauro”.

Para Deize, outra lição importante sobre a História é que as pessoas vão compreender melhor o presente, tornando-se cidadãos plenos se a conhecerem. “Por meio do conhecimento da História é possível ter uma sociedade mais justa e participativa”, finaliza.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem