Intercambiárias americanas elogiam megaestrutura da Unoeste
Grupo de Estudos amparado pelo Rotary Internacional elege a universidade para começar uma série de visitas



Como referência em ensino superior no Brasil e detentora de prestígio pelo mundo afora, a Unoeste recebeu na tarde desta segunda-feira (4), cinco norte-americanas de um Grupo de Estudos amparado pelo Rotary Internacional. São profissionais de diferentes áreas, que iniciaram pela universidade uma série de visitas em Presidente Prudente. Elas se encantaram com a recepção e elogiaram a megaestrutura humana e material para atender a ampla demanda do ensino, da pesquisa e da extensão.
A cientista política Meg Allen confessou-se apaixonada pela América do Sul, onde conhece praticamente todos os países e morou por dois anos, sendo um como intercambiária universitária no Uruguai e outro como professora de inglês no Chile. Esteve pela primeira vez no Brasil em 1996, para conhecer as Cataratas em Foz do Iguaçu (PR). Retornou agora no dia 21 de maio e a partir daí permanece 27 dias como intercambiária, juntamente com o grupo.
Elas estiveram em Bauru, Marília e Águas de São Pedro. Depois de alguns dias em Prudente, irão para Osvaldo Cruz e Tupã. Terminado o compromisso profissional, serão quatro semanas de turismo, num roteiro que inclui Rio de Janeiro, Brasília e Foz do Iguaçu. Meg fala o espanhol e consegue se virar bem com o português, de tal forma que durante a visita à Unoeste ajudou na comunicação que teve como intérprete Maria Clara Bertho Pinheiro da Costa, funcionária da Assessoria de Relações Interinstitucionais.
A assessora Rachel Lopes Queiroz Chacur atuou na comissão de recepção, juntamente com a coordenadora do curso de Psicologia, Regina Gioconda de Andrade. A visita começou no campus I, onde foram recebidas pelo chanceler Agripino Lima, pelo coordenador administrativo do Hospital Veterinário e Brunno de Oliveira Lima Anéas. No campus II, estiveram com a pró-reitora de Extensão e Ação Comunitária, doutora Angelita Ibanhes de Almeida Oliveira Lima.
Além de Meg, estão no grupo a professora Kelsey McMillan, a física Laurna Kaatz, a advogada Linda Nedved e Jessica Goette, que trabalha com higienização odontológica. No campus II, exploraram informações sobre o Juizado Especial Cível, que possui similar nos Estados Unidos para tratar de conflitos domésticos; e os serviços prestados pela Clínica de Psicologia. Passaram pela Faculdade de Comunicação Social (Facopp) e se divertiram cantando no estúdio da Rádio Facopp, posando como modelos no Laboratório de Produção Fotográfica e brincando de apresentadoras na bancada da TV Facopp.
Da pró-reitora Angelita Lima receberam a informação de que a Unoeste está de portas abertas para intercâmbios como meio de promover o enriquecimento do ensino, da pesquisa e da extensão. Depois, seguiram para conhecer o Santuário Morada de Deus. Para esta terça-feira (5), a programação inclui visita na Prefeitura Municipal, Lumen Et Fides, Apae e empresas. A comissão de recepção do Rotary em Prudente é feita por Reinaldo Brito, Vilcio Caetano e Cícero Roberto.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste