CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Hospital Veterinário está próximo dos 50 mil atendimentos

Desde a sua inauguração há 22 anos, HV oferece formação prática diferenciada e prestação de serviços à comunidade


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Gabriela Oliveira Hospital Veterinário está próximo dos 50 mil atendimentos
Local conta com ambulatórios para o atendimento de pequenos animais
Foto: Débora André Hospital Veterinário está próximo dos 50 mil atendimentos
Sala de raio-x permite o diagnóstico preciso
Foto: Gabriela Oliveira Hospital Veterinário está próximo dos 50 mil atendimentos
Proprietários de todo o Brasil buscam tratamento cirúrgico para seus animais com cólica equina, um dos mais complexos


Prestação de serviços e formação prática de qualidade. Essas são características comuns ao Hospital Veterinário (HV) da Unoeste. O ambiente possibilita embasamento diferenciado para alunos da graduação em Medicina Veterinária e residentes, que buscam a especialização. Com aproximadamente 2 mil m², o espaço realiza desde 1989, serviços voltados à pequenos e grandes animais. Ao logo destes 22 anos, foram quase 50 mil atendimentos, estatística que comprova sua importância para a comunidade acadêmica e população em geral.

José Giometti é docente da graduação e idealizador do HV. “Através de um trabalho integrado entre professores e engenheiros, desenvolvemos uma planta de como seria este espaço. Vale lembrar que o hospital foi pioneiro no Estado de São Paulo, com esta estrutura que agrega em um único prédio diversos setores utilizados no tratamento dos animais e equipamentos de alta tecnologia”.

Ele observa que a experiência proporcionada aos alunos é primordial para a formação profissional. “A Unoeste disponibiliza desde a primeira turma de Medicina Veterinária, o Hospital Veterinário para o aprendizado prático. O nosso curso foi um dos primeiros do estado a incluir na grade curricular o estágio obrigatório no HV. A principal pretensão é oferecer a vivência em áreas como clínica médica, cirúrgica, de pequenos e grandes animais, e fisiopatologia de reprodução”.

O coordenador da graduação, Luiz Carlos Vianna, revela que este ambiente prático possui diferentes setores – clínico e cirúrgico, emergencial, isolamento, esterilização de parasito e microparasito, anatomia patológica e reprodução. “Além da sua infraestrutura de vanguarda, o HV conta com 21 docentes, entre mestres e doutores, nas diferentes áreas. Os universitários e residentes orientados por estes professores proporcionam um suporte técnico importante para os clínicos da região”.

Ele salienta que o hospital tornou-se referência em tratamento e diagnóstico no interior paulista. “Quando os profissionais não conseguem fechar um diagnóstico ou não têm estrutura suficiente, eles encaminham os animais para a instituição, onde encontram todas as condições para a realização dos serviços”.

Sobre os investimentos feitos constantemente pela universidade, o coordenador Luiz Carlos Vianna aponta a excelência da infraestrutura. “Atualmente, o HV conta com desfibrilador cardíaco, ambulatório de emergência, oxigênio encanado, instrumental cirúrgico de última geração e também o aparelho oxicapnógrafo, que mede a pressão de CO2 e identifica a quantidade anestésica suportada pelos animais. Vale lembrar, que além da técnica, os envolvidos neste local trabalham o lado humanístico. Muitas vezes os próprios alunos se afeiçoam e adotam os animais abandonados”.

Vianna acrescenta que a cirurgia de cólica equina é o procedimento que merece uma atenção especial, devido a sua complexidade e constante realização. “Esta intervenção feita nos cavalos dura em média de 8 a 10 horas e requer profissionais e equipamentos especializados. Existem poucos hospitais no país com toda essa estrutura. A Unoeste atende uma alta demanda e ganha destaque nacional, pois atende proprietários de diversos estados como Mato Grosso, Paraná e Mato Grosso do Sul”.

Experiência profissional – Milena Bergamaschi Coura cursa o 10º termo e realiza atividades no HV. “Através da disciplina Prática Hospitalar, desenvolvi ações no setor de Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais. Uma vivencia primordial para colocar em prática o embasamento teórico das aulas. Dessa forma, me sinto mais preparada para o mercado de trabalho”.

O egresso de Medicina Veterinária da Unoeste, Ricardo Augusto Pereira Andrade formou-se em 2010 e logo em seguida ingressou no programa de residência. “Esta vivência proporciona um complemento para o meu currículo profissional, pois oferece aprendizado muito rico. Além disso, desenvolvi no HV uma postura ética, responsável e compromissada”.

Funcionamento – O Hospital Veterinário da Unoeste atende de segunda a sexta-feira das 7h30 às 10h30 e das 13h30 às 16h30. Mais informações pelo telefone (18) 3229-2035.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem