Odonto ganha bolsa da Fapesp e aluno é aprovado em mestrado
Fatos incentivam investimentos em pesquisas científicas


Duas grandes conquistas comprovam o enorme potencial da Odontologia na Unoeste. A primeira delas é a bolsa inédita, para esta graduação, concedida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). A segunda é a aprovação de um acadêmico em programa de mestrado em uma universidade pública. Ambos os resultados motivam alunos e professores e os estimulam a continuar investindo em pesquisa e aprimoramento profissional.
Com duração de um ano, a bolsa foi concedida à estudante Débora de Paula Neves, que não esconde a felicidade por ter alcançado o mérito. “Vai me ajudar bastante na minha formação, vai fazer grande diferença”. A pesquisa de iniciação científica da aluna do 4º termo, intitulada “Avaliação da adaptação marginal da cerâmica de dissilicato de lítio processada pela técnica CAD/CAM e injeção convencional”, envolve a dentística. Iniciou no começo do ano e está em fase de execução. “O fato de receber uma bolsa da Fapesp mostra a qualidade das pesquisas que a gente está desenvolvendo na Unoeste”, informa a professora orientadora, Graziela Ávila Galhano.
Débora fala que a cerâmica envolvida no estudo é aplicada em restaurações, tem custo baixo e, por isso, pode ser comumente usada pelos profissionais. A análise a ser feita, tanto pelo método computadorizado (CAD/CAM) quanto pelo manual (injeção), serve para ver qual dos dois oferece melhores aspectos de estética e resistência para o material odontológico. “Serão montadas coroas, analisadas por microscópio tridimensional. É uma área que me identifico”, diz Débora. Segundo a docente, “a CAD/CAM é a tecnologia mais avançada para a confecção de próteses”.
Éder da Silva Dolens, do 8º termo, conseguiu a segunda colocação no mestrado em Biologia Oral pela USP de Ribeirão Preto. A partir do primeiro trimestre de 2013, o futuro dentista, natural de Osvaldo Cruz, se mudará pela primeira vez do oeste paulista. “Aprofundarei meus conhecimentos, terei novas experiências e contato com outras linhas de pesquisa”. Ele explica que o programa concentra disciplinas que já o interessam, como Anatomia, Fisiologia, Histologia e Patologia. “Será uma experiência fantástica, a aprovação mostra que superei meus próprios objetivos. No tempo que passei na Unoeste levei o estudo a sério e tive incentivo dos professores, agradeço muito a eles”, elogia o estudante de Odontologia.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste