Dr. Porto, referência em clínica médica, palestra na Unoeste
Encontros serão em 7 e 8 de novembro, no teatro César Cava

O professor Celmo Celeno Porto é doutor em clínica médica, cardiologista, especialista em medicina tropical e pedagogia médica, e presidente regional de Goiás da Sociedade Brasileira de Clínica Médica. É autor de vários livros que são referências, como “Doenças do Coração – Prevenção e Tratamento”, “Semiologia Médica”, “Exame Clínico – Bases para a Prática Médica” e “Vademecum de Clínica Médica”, além de ser responsável pela publicação de mais de 200 capítulos de livros. Convidado pela Faculdade de Medicina de Presidente Prudente (Famepp), o prestigiado médico vem à Unoeste na semana que vem para proferir duas palestras.
Os encontros serão no teatro César Cava, campus I, em 7 e 8 de novembro, com início às 20h nos dois dias. Os temas das palestras são, respectivamente, “A relação médico-paciente é a essência da medicina” e “O que é diferente na semiologia do idoso?”. De acordo com Maycon Fonseca Ramos, aluno do 6º termo de Medicina da Famepp e um dos organizadores da vinda do doutor, os temas terão enfoque mais aos acadêmicos, mas também podem participar profissionais formados.
O Dr. Porto é um parâmetro em medicina clínica e Ramos ainda ressalta a abordagem que ele faz em prol à relação médico-paciente. “A tecnologia anda de mãos dadas com o médico, como um pai conduzindo seu filho, pois os exames radiológicos e laboratoriais são complementares para o diagnóstico. O médico tem que ter o conhecimento, desenvoltura e passar confiança ao paciente para lhe dar todas as informações necessárias para ter uma hipótese diagnóstica e solicitar, se necessário, outro exame, e não o contrário”, finaliza o estudante.
Serviço – As palestras do Dr. Porto são pagas, os valores podem ser confirmados durante a inscrição prévia para assisti-las. Mais informações podem ser obtidas na secretaria da Famepp – bloco H do campus I ou pelo telefone (18) 3229-1102. A realização das palestras é feita pela comissão de formatura da 32ª turma de Medicina (atual 6º termo).
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste