CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Polícia Federal tem parceria da Unoeste no programa carbono

Engenharia Ambiental instrui alunos da Rede Municipal de Ensino sobre cuidados com o meio ambiente


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Polícia Federal tem parceria da Unoeste no programa carbono
Separação de recicláveis e rejeitos, em ação prática de educação ambiental
Foto: João Paulo Barbosa Polícia Federal tem parceria da Unoeste no programa carbono
Campos conduz às crianças na visita ao prédio da Polícia Federal
Foto: João Paulo Barbosa Polícia Federal tem parceria da Unoeste no programa carbono
Equipe da Engenharia Ambiental conduzida pela professora Leila


Já faz cinco anos que a Polícia Federal estabeleceu a convenção de compensação da produção de carbono em ações policiais. É desenvolvido em todo Brasil o Programa de Neutralização e Redução das Emissões de Carbono Resultantes das Atividades da Polícia Federal, com a realização do Projeto Carbono Neutro. Nesta quarta-feira (13), pela primeira vez a sede da delegacia regional de Presidente Prudente recebeu estudantes do ensino fundamental e universitários, inseridos numa atividade de educação ambiental. A Unoeste foi eleita como parceira para instruir mais de 50 alunos na Escola Municipal Rotariano Antônio Zacharias.

Historicamente utilizado somente em solenidades e algumas operações policiais, o auditório durante a manhã de hoje foi tomado pelas crianças e equipe do curso de Engenharia Ambiental, que realizou ações educativas do Projeto Curupira, prática extensionista implantada em 2006, cadastrada na Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) e conduzida pela professora da disciplina de Educação Ambiental, Leila Maria Couto Esturaro Bizarro. Numa abordagem dialógica, perguntas e respostas possibilitaram seguidas reflexões.

As primeiras de muitas indagações, feitas uma por vez, foram o que é fauna, o que é flora e quem saberia dizer o que é fauna urbana? Neste dia estiveram envolvidos os estudantes Bruno Magro Rodrigues, Ana Paula de Lima Costa, Flávia Pellim, Natália Felizberto Ferreira Diniz, Letícia Aparecida Costa, Bruna Caroline Morini Duarte, Nangly Xavier Ribeiro, Thomaz Tukamoto e Drielli Nascimento de Souza. Eles discorreram sobre impactos ambientais, mostrando as ações de agressão e seus efeitos em cadeia e apresentando a preservação do meio ambiente como dever de todos.

A atração da manhã foi Tukamoto caracterizado de Curupira, a figura do folclore brasileiro que protege árvores, plantas e animais da floresta. Como atividades lúdicas, houve competição entre duas duplas de crianças para a separação correta de lixo, incluindo recicláveis e rejeitos; e gincana com perguntas e respostas. As crianças participaram muito intensamente, no palco ou na plateia. Estiveram acompanhadas das professoras Rosemani Ortega Medeiros e Eva Catarina Novaes Pinto, respectivamente do 5º e 4º anos, e da orientadora pedagógica Cláudia Torres.

Na chegada, em visita às instalações e durante o evento, os escolares foram recepcionados pelo chefe de comunicação social da Polícia Federal na região de Presidente Prudente, Celso Ailton Lima Campos, que acertou parceria com a Unoeste junto ao diretor administrativo Augusto César de Oliveira Lima e definiu a ação do Projeto Curupira com o coordenador da Engenharia Ambiental, Ivan Salomão Liboni. Campos se fez acompanhar de funcionários e durante o café da manhã esteve presente o delegado-chefe João Paulo Garcia Catto.

Classificados como alunos que se destacam pelo empenho nos estudos, uma característica do policial federal conforme apresentação em vídeo, receberam presentes Mariana Sala Nolli e Felipe Cuba, menino que, além do ensino regular, está inserido no programa de educação integral e integrada Cidadescola. Ao final, de dois em dois, os alunos plantaram Érica Roxa e Érica Branca, na área verde ao redor do estacionamento da Polícia Federal, instituição vinculada ao Ministério da Justiça, que tem sede no Jardim Cambuy, num espaço urbano que confronta com os condomínios Morumbi e Central Park.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem