Conselho de Psicologia certifica pós de perito no trânsito
Especialização ofertada pela Unoeste está entre apenas 14 no Brasil de acordo com a exigência legal

Por resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) – órgão máximo normativo, consultivo e coordenador da política brasileira para o setor – até 14 de fevereiro de 2015 será obrigatório o título de especialista para os psicólogos peritos examinadores. Medida legal que exige do curso de pós-graduação lato sensu a certificação do Conselho Federal de Psicologia (CFP). Mantida pela Unoeste, a especialização em Psicologia do Trânsito acaba de receber o certificado e está entre apenas 14 no Brasil que se encontram devidamente regulamentadas.
As coordenadoras da especialização Regina Gioconda de Andrade e Zilda Rodrigues anunciam o recebimento do ofício sobre a certificação, enviado pelo presidente do CFP, com sede em Brasília, Humberto Verone, também assinado pelos membros da comissão de análise do credenciamento Aluízio Lopes de Brito, Ana Paula Noronha e Sandra Amorim. A data de validade do documento vai até março de 2016, quando será necessário o recredenciamento que implica num amplo processo.
A busca do certificado teve início no final do ano passado, com o envio de vasta documentação. Em fevereiro deste ano, dois profissionais vinculados à Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (Abep) estiveram na Unoeste e passaram dois dias conhecendo o curso, a pós-graduação e a universidade. Entrevistaram alunos, professores e coordenadores. Avaliaram o projeto pedagógico, as instalações e o funcionamento da especialização, que existe desde 2008, em substituição ao curso de capacitação iniciado em 2000.
Conforme Regina e Zilda, a busca da certificação obteve o respaldo da pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Dra. Zizi Trevizan, juntamente com o professor José do Carmo Battistuzzo, inicialmente, e depois com a professora Célia dos Santos Silva. Para o credenciamento do curso são várias as exigências, dentre as quais a de que a primeira turma tenha concluído, para que seja avaliada a aplicação do conteúdo pedagógico e o desenvolvimento da parte prática, com os estágios; além da constatação do corpo docente com mestres e doutores.
Na Unoeste, a especialização em Psicologia do Trânsito está na 5ª turma e tem atraído psicólogos de diferentes regiões do país, do Rio Grande do Sul à Rondônia. Inscrições para a 6ª turma estão abertas, até 3 de maio. São exclusivas para psicólogos, pois somente quem tem essa formação pode exercer a função de perito examinador de trânsito, pelo qual passam todos quando se habilitam e os motoristas profissionais toda vez que fizerem a renovação. As matrículas irão até o dia 18 do mesmo mês, quando do início das aulas do curso com a carga de 580 horas, a serem cumpridas em dois anos, incluindo a produção do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Serviço – Todas as informações sobre as inscrições da nova turma estão na página do curso.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste