CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Saúde Visual do Escolar atende num só dia mais de 440 alunos

Cerca de 100 estudantes da Medicina são mobilizados para aplicar testes de acuidade em três escolas do Estado


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Saúde Visual do Escolar atende num só dia mais de 440 alunos
Aplicação de testes em alunos na escola Anna Antônio
Foto: João Paulo Barbosa Saúde Visual do Escolar atende num só dia mais de 440 alunos
Atendimento realizado na escola Fernando Costa
Foto: João Paulo Barbosa Saúde Visual do Escolar atende num só dia mais de 440 alunos
Preparação da sala para os testes na escola Clotilde de Barros


Em quatro anos do projeto Saúde Visual do Escolar, na tarde desta quinta-feira (16), ocorreu o dia de maior mobilização para aplicação de testes de acuidade. Os serviços foram prestados em três escolas simultaneamente, das 14h em diante, para 446 alunos, do 6º ano do ensino fundamental. Cerca de 100 estudantes do curso de Medicina da Unoeste, acompanhados de docentes, se dividiram em equipes para prestar os atendimentos nas escolas estaduais Clotilde Veiga de Barros, no Jardim Santana; Fernando Costa, no centro; e Professora Anna Antônio, no Parque Castello Branco.

Também integraram as equipes, membros do Lions Clube Cinquentenário – clube de serviço autor da iniciativa – e trabalhadores do Banco de Olhos Maria Sesti Barbosa, da Santa Casa. Na escola Clotilde passaram pelos testes 184 alunos, dos quais 23 serão encaminhados para consulta oftalmológica. Na Fernando Costa, de 137 alunos, o encaminhamento é para 26. Na Anna Antônio, serão 24 dos 125 que fizeram os testes. O agendamento das consultas será feito junto ao banco de olhos, conforme a assistente social Fátima Rota.

Com os serviços de hoje, ocorre o fechamento do primeiro semestre, sendo que em dois meses e meio – de março a maio – em 11 escolas foram atendidos 1.242 alunos, dos quais 215 encaminhados para consultas oftalmológicas, o que representa 17,31%. Além das três desta quinta, os atendimentos foram prestados nas escolas Doutor José Foz, na Vila Furquim; Monsenhor Sarrion – Vila Paulo Roberto; Maria Luiza Formozinho Ribeiro – Vila Charlotte; Placídio Braga Nogueira – Parque Alvorada; Francisco Pessoa – Conjunto Ana Jacinta; Marietta Ferraz de Assumpção – Jardim Bela Dária; Tannel Abbud – Parque Furquim; e Miguel Omar Barreto – Bairro São João.

Durante o segundo semestre deste ano, os serviços serão levados para outras 15 escolas da Rede Estadual de Ensino em Presidente Prudente. O projeto do Lions Clube tem o Banco de Olhos e a Unoeste entre os parceiros, com a logística dos atendimentos pela Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext). Nas ações de hoje compareceram as professoras Elenice Morini Duarte, Luciana Vasconcelos, Rogéria Castilho, Simone Orosco, Magda Luiza Neves e Márcia Regina Felippe Bueno Croscioli. Pelo Banco de Olhos, além de Fátima, estiveram José Laury Miskulin, Lucelena Balestra e Aparecida Freitas Vieira. O Lions Cinquentenário esteve representado por Walmy Geraldo de Almeida, Jandira de Almeida Silva e Odilton Ribeiro da Silva.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem