Estudante não é sinônimo de aluno, afirma conferencista
“Estimulando a Inteligência” foi tema da palestra ministrada para alunos de Odontologia da Unoeste



“Inteligência, talento e vocação são qualidades aprendidas”, afirma o conferencista e escritor Pierluigi Piazzi, ou simplesmente professor Pier, como é conhecido. Nesta segunda-feira (12), ele esteve novamente na Unoeste, mas desta vez para falar com alunos do curso de Odontologia sobre o tema “Estimulando a Inteligência”. Revelou os principais erros cometidos pelo sistema educacional brasileiro e pelos alunos. “Os pais cobram dos filhos que eles sejam bons alunos, que não faltem nas aulas. Na verdade, eles precisam ser bons estudantes, pois de nada adianta assistir aula e estudar o conteúdo somente na semana de prova. O truque é estudar pouco, mas todos os dias. Aula dada, aula estudada hoje!”, afirma.
Pier, hoje com 70 anos, tem mais de 50 anos de experiência como educador. Formado em Física pela Universidade de São Paulo (USP), foi por muitos anos professor de uma das mais conhecidas instituições de curso pré-vestibular do Brasil. Ao ver muitos alunos entrarem no cursinho sem ter aprendido como deveriam, ele resolveu estudar neurociência. “Percebi que a grande maioria dos alunos brasileiros perde anos dentro da escola sem aprender”. Para conhecer o diferencial de países que têm nível alto em educação, ele viajou e conheceu o sistema de cada um. “Na Finlândia, por exemplo, que é referência, as escolas funcionam em período integral, onde os alunos têm aulas de manhã e, além da prática esportiva, no período da tarde, também estudam”, relata.
Segundo ele, as pessoas têm que saber que estudante não é sinônimo de aluno. Há mais de dez anos, o professor anda pelo Brasil inteiro dando cursos para professores para mostrar que aula é a parte menos importante do processo. “Assistir às aulas é coletivo e passivo. Estudar é individual e ativo, quem estuda produz”, afirma. Reforça ainda que o estudante deve ter em mãos folha e caneta, pois somente escrevendo é que se armazena o conteúdo no cérebro, sendo que esse processo não pode ser realizado em computador ou notebook. “Os educadores precisam se conscientizar que é mais importante passar lição de casa do que uma aula sozinha. Aula, na verdade, é um preparo para a lição de casa”, complementa.
Sobre os índices insatisfatórios da educação no Brasil, o conferencista afirma que o problema não é falta de dinheiro. “O aluno precisa ser estimulado a estudar logo após a aula”, reforça. Para os profissionais da Saúde, ter essa consciência é primordial para o exercício da profissão. “Se um engenheiro esquecer alguma coisa que viu na graduação, ele pode pesquisar em livros. Já o profissional da Saúde, na maioria das vezes, não tem este tempo. Ele está com o paciente na frente e precisa de tudo pronto em sua cabeça. Por isso, nessa área, é importantíssimo reter as informações para sempre, e não somente para tirar nota na prova”, frisa.
Para a aluna do 4º termo de Odontologia, Isadora Nagai, a palestra “mexeu profundamente” com todos os presentes. “Eu até faço algumas coisas, como escrever durante o estudo, mas pretendo agora ter essa determinação de estudar todos os dias”. Ela afirma ainda que esse tema é importante para todos os cursos e, principalmente, para a área da Saúde, que lida com pessoas. Luiz Fernando Ferreira, do mesmo termo, percebeu que sempre cometeu erros nos estudos e, por isso, resolveu comprar um dos livros de Pier. “Quero conhecer mais esses processos e mudar minha forma de estudo”, revela.
A coordenadora da graduação, Eliane Cristina Gava Pizi, acredita que o professor Pier contribuiu muito para conscientizar os alunos da importância do estudo diário. “Ele utiliza uma linguagem fácil e cativante, que prende a atenção de todos, além de ser divertido. A partir do momento que os universitários e os professores se atentarem a todos os pontos citados na palestra, com certeza o rendimento dos alunos será muito melhor”. Pontua ainda que o interesse dos alunos pôde ser comprovado ao final do evento, quando formaram uma grande fila para comprar livros do conferencista.
Também participaram da atividade a diretora do curso, Cláudia de Oliveira Lima Coelho, e a pró-reitora de Extensão e Ação Comunitária, Angelita de Almeida Oliveira Lima. Ainda nesta segunda, no período da noite, o professor Pier irá ministrar curso para os professores da Odontologia.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste