Inovações em cirurgia plástica periodontal expandem setor
Profissional apontou que as intervenções cirúrgicas devem agradar ao paciente e não serem facilmente detectadas

A palestra do penúltimo dia da 20ª Jornada Acadêmica de Odontologia da Unoeste, realizada na manhã desta quinta-feira (15), no teatro César Cava, campus I, foi ministrada pelo dentista de Ribeirão Preto (SP), doutorando em Periodontia, Danilo Maeda Reino, que abordou o tema “Cirurgia Plástica Periodontal e Peri-Implantar”.
De acordo com Reino, que trabalha com periodontia e implantodontia, o intuito é trazer para os alunos da graduação, pós-graduação e até os clínicos da cidade, as inovações que tem surgido nos últimos anos em relação à estética e como a periodontia traz novos procedimentos cirúrgicos que tornam o tratamento mais rápido e melhor para o paciente.
Durante a palestra, ele mostrou exemplos de casos clínicos, explicando o processo e as técnicas utilizadas nas cirurgias adotadas, além de indicações e contraindicações em cada caso específico. Foram utilizadas, ainda, fotos e vídeos para a melhor compreensão do público presente.
O profissional diz que esta é uma área de grande expansão, tanto em relação à pesquisa como em busca no consultório, e que atualmente não se separa mais a implantodontia cirúrgica e protética da análise de tecidos gengivais, os tecidos moles. “Aquele clínico que não estiver focado, não estiver treinado para executar as manobras e tratamentos gengivais, vai ter dificuldade de se manter no mercado de implantodontia”, comenta.
Para quem se interessa pela área e deseja segui-la, o dentista deixa como recomendação ter paixão pelo que faz. Segundo ele, dessa forma o profissional vai se dedicar mais e, consequentemente, terá uma boa qualificação. “Além disso, deve-se sempre buscar atualização, cursos fora e não pensar no retorno financeiro em primeiro lugar, mas em fazer o que for melhor e estiver ao seu alcance para o bem do paciente”.
Jornada de Odontologia – Nesta sexta-feira (16), último dia da jornada, o professor da casa, Luiz Orbolato Rotta, trata da “Relação inter e multidisciplinar em odontologia”, das 8h às 12h, também no teatro. À tarde, é a vez dos estudantes do 5º ao 8º termos serem submetidos à Avaliação do Desenvolvimento do Estudante de Odontologia (Adeo), um simulado. Os acadêmicos do 1º ao 4º fizerem o teste nesta quinta-feira (15).
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste