Unoeste é representada em congressos de direito e farmácia
Alunos e docentes participaram de eventos científicos realizados em Marília (SP) e na capital paulista

A participação em eventos científicos amplia a visão acadêmica e também a profissional. Por isso, essa prática tem sido cada vez mais frequente entre os estudantes da Unoeste. Recentemente, a maior universidade do oeste paulista esteve representada em dois importantes congressos nacionais. Alunos e docentes dos cursos de Direito e de Farmácia participaram, respectivamente, do 17º Congresso Brasileiro de Direito do Trabalho Rural, que ocorreu em Marília (SP), e do 18º Congresso Farmacêutico de São Paulo, na capital paulista.
Do curso de Farmácia da Unoeste, 43 estudantes foram acompanhados pelos docentes Luis do Nascimento Ortega, Adriano Falvo e Rosilene Martins Viel, além dos farmacêuticos da Unofarma, Marcelo Balbino (também professor do curso técnico em Farmácia) e Gabriela Souza Nagashima. Estiveram no congresso farmacêutico, que terminou terça-feira (13) e ocorreu concomitantemente ao 10º Seminário Internacional de Ciências Farmacêuticas – Expofar 2015.
Ortega, que é coordenador da graduação, apresentou o trabalho “Perfil do Egresso dos Cursos de Farmácia do Estado de São Paulo – Brasil”, realizado por membros da Comissão Assessora de Educação Farmacêutica, do qual é vice-coordenador, e que recebeu menção honrosa. Ele ainda palestrou “O que é necessário para implantar a Farmácia Universitária segundo o conceito do 7º Enfaruni?” durante o Encontro das Instituições de Ensino Superior: Farmácia Universitária. Falvo ministrou a palestra “O que deve ser abordado na disciplina de Deontologia”, no 3º Encontro Nacional de Professores de Deontologia Farmacêutica e 6º Encontro Paulista de Professores de Deontologia.
“A participação dos estudantes em eventos é estimulada, pois esse ambiente, rico em informações, permite ao universitário desenvolver competências para o mercado de trabalho e realizar sua rede de contatos para propiciar a inserção no mundo do trabalho. Isso pôde ser evidenciado com a participação dos estudantes na ‘Feira de Oportunidades’, durante o evento. Aos professores, permite atualização e compartilhamento de experiências”, finaliza o professor Ortega.
Congresso de direito – Acompanhados pela professora Mari Angela Pelegrini, acadêmicos do 8º termo do Direito da Unoeste estiveram presentes no evento realizado pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 15ª Região, que contou com a participação de mais de 500 congressistas. As alunas Jessica Trevisan e Irene Caires ficaram satisfeitas com os conhecimentos adquiridos. “A participação em congressos já me permitiu uma excelente classificação no concurso para estágio na Vara do Trabalho de Presidente Prudente”, ressalta Jessica.
Irene, que também é professora da universidade, destaca um dos temas: o impacto da mecanização no setor sucroalcooleiro, citando a palestra do ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Douglas Alencar Rodrigues, que fez a conferência de abertura do evento, realizado nos dias 8 e 9 deste mês. “Ele anunciou que 85% das usinas de cana-de-açúcar já estão mecanizadas e uma máquina substitui o trabalho de cem homens e caberá ao sindicato atuar para fazer valer o direito ao trabalho dessa massa de excluídos, como foi previsto na Constituição Federal, sobre a efetiva proteção contra a automação”, relata.
O aluno Alex Muniz Aleixo, da Unoeste, achou interessante o fato de que mesmo com a possibilidade de máquinas avançarem no campo, algumas turmas de trabalhadores rurais ainda deverão ser mantidas, “pois nos terrenos muito inclinados a máquina não consegue trabalhar, além de naqueles locais muito próximos dos fios de alta tensão, já que as máquinas são muito altas e podem causar acidentes na rede elétrica”. A professora Mari Angela exalta o interesse dos alunos e o incentivo da universidade para a participação nestes eventos de abrangência nacional.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste