CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Hospital de Primavera é campo de estágio da Medicina

Iniciativa concretizada por meio de parceria com a Associação Lar São Francisco de Assis beneficia os estudantes e a unidade de saúde


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Gabriela Oliveira Hospital de Primavera é campo de estágio da Medicina
Representantes da Unoeste e da entidade religiosa em visita ao Hospital Estadual de Porto Primavera

Profissionais humanizados, com uma visão ética e profissional completa. É com essa missão que o curso de Medicina da Unoeste mantém parcerias e projetos que proporcionam uma experiência ímpar aos seus acadêmicos. Exemplo disso é a relação estreita da graduação com a Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus, responsável pela gestão dos hospitais Regional de Presidente Prudente (HR) e Estadual de Porto Primavera, localizado no município de mesmo nome, distrito pertencente à Rosana (SP).

Nesta quinta-feira (9), a Unoeste realizou uma visita à unidade de saúde de Primavera. Participaram o pró-reitor Acadêmico da universidade, Dr. José Eduardo Creste, além de representantes da graduação em Medicina: Gabriel de Oliveira Lima Carapeba (diretor), Nilva Galli (coordenadora pedagógica), Ilza Martha de Souza (coordenadora administrativa), Rinaldo Henrique Aguilar da Silva (consultor da graduação). A atividade foi conduzida pelos representantes da unidade de saúde: Frei Marcos (diretor administrativo), Dr. Theodorico Felippe Filho (diretor técnico) e Josiane Vieira (coordenadora administrativa). Compareceram também, frei Jacó (diretor administrativo do Hospital Regional de Presidente Prudente-HR) e Guilherme Pinto Camargo (diretor técnico da Associação Lar São Francisco de Assis).

“Em 2007, a secretaria do Estado de São Paulo convidou a Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus para fazer a gestão do hospital de Primavera, na época, a única unidade de saúde de madeira do Estado. Começamos a fazer a gestão com muitas dificuldades, sendo que a principal delas era permanência de médicos no local”, lembra Frei Jacó, diretor administrativo do hospital nesse período.

O religioso descreve que a partir do momento que a entidade assumiu a gestão do Hospital Regional (antigo Hospital Universitário), imediatamente houve um estreitamento dos laços com a Unoeste. “A parceria firmada em 2009 com a universidade, nos permitiu concretizar um projeto de estágio supervisionado no Hospital Estadual de Porto Primavera. Essa iniciativa proporcionou um aprendizado diferenciado aos estudantes e ajudou na fixação de médicos na unidade. Tal afirmação é fácil de ser constatada, já que desse período para cá, nunca mais tivemos dificuldades em contratar esses profissionais de saúde”.

De acordo com o médico Theodorico Felippe Filho, diretor técnico do Hospital Estadual de Primavera, atualmente, a unidade possui 52 leitos e faz atendimento secundário e de pronto socorro, que funciona 24 horas por dia. “Esse hospital é de âmbito regional, onde são feitos uma média de 5 a 6 mil atendimentos por mês oriundos de quatro municípios do Pontal do Paranapanema (Teodoro Sampaio, Euclides da Cunha, Mirante e Rosana). Para nós, essa parceria com a Unoeste é muito importante, pois além de contribuir com a dinâmica do local, permite que esses futuros profissionais conheçam a realidade da prestação de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS)”.

Gabriel de Oliveira Lima Carapeba, diretor do curso de Medicina da Unoeste, enaltece o trabalho desenvolvido pelos freis da Associação Lar São Francisco de Assis. “Como essa entidade atua com a saúde em vários níveis de complexidade, os nossos acadêmicos têm a oportunidade de adquirir conhecimento e informação em cenários distintos, contribuindo assim, para uma formação médica completa e, principalmente, humanizada”.

Para o pró-reitor Acadêmico, Dr. José Eduardo Creste, essas e outras ações comprovam que as práticas da universidade não se restringem aos seus muros. “Aqui em Primavera, os nossos universitários conhecem uma realidade diferente da vista em Presidente Prudente. Essa imersão no Pontal do Paranapanema é fantástica, já que essa região possui muitos problemas sociais. Nesse sentido, acho importantíssimo que essa bagagem seja agregada para a vida dos nossos futuros médicos”, conclui.

Os acadêmicos do 7º termo de Medicina, Igor Oliveira Pelaes dos Reis, 21, e Camila Cafure Rocha, 26, contam que o estágio no hospital de Primavera está superando as expectativas. “Essas duas semanas que ficarei aqui será um marco na minha formação, pois acompanharei de perto toda a dinâmica dessa unidade de saúde”, diz Pelaes. “Todas as vivências estão sendo muito enriquecedoras. Posso dizer que uma das coisas que mais me chamou a atenção foi a organização desse hospital”, completa Camila.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem