CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

100 anos de Prudente: Unoeste desenvolve várias comemorações

Alunos e professores participam de ações voltadas ao Centenário através de pesquisas, projetos e concurso


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida 100 anos de Prudente: Unoeste desenvolve várias comemorações
Trabalho de observação e exame dos monumentos da cidade está sendo feito pelo curso de Arquitetura da Unoeste

As histórias da cidade de Presidente Prudente e da Unoeste se complementam e ambas comemoram marcos importantes em 2017: a cidade fará 100 anos em setembro, já a universidade completará 45 anos de fundação em outubro. Com isso, para marcar as festividades, vários cursos da instituição organizaram ao longo do ano diversas ações para homenagear o Centenário do município. Dentre essas graduações estão a Arquitetura e Urbanismo, a Gastronomia, a Comunicação Social, entre outras, que estão desenvolvendo projetos, concursos, pesquisas e até um bolo de duas toneladas.

Com o projeto “Centenário de Presidente Prudente: Os monumentos e marcos históricos da cidade”, sete acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo, com o auxílio das professoras da graduação Bruna Bessa Rocha e Marcela do Carmo Vieira, estão desenvolvendo desde abril deste ano trabalhos de observação e exame dos monumentos da cidade. “Eles podem estar em diversas escalas, como torres, domos, esculturas, obeliscos. São objetos pontuais que são referenciais externos, geralmente utilizados como indicadores de identidade, podendo apresentar um valor histórico na memória dos usuários”, explica Bruna.

A docente conta que o principal objetivo deste projeto é fazer um levantamento dos monumentos existentes na cidade, como os de identidade histórica, simbólica, e representantes de instituições, e suas relações com a memória e a identidade da cidade. “O projeto ainda está em andamento, com intenção de ser apresentado até a data do aniversário de Presidente Prudente. Porém, o trabalho completo necessitará de mais um tempo para ser finalizado. Ele será apresentado como um material impresso de forma a catalogar esses levantamentos no Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Enepe)”, fala. 

Através de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Jornalismo, quatro formandos realizaram um projeto também com o objetivo de homenagear os 100 anos de Prudente. Aline Costa, Laís Santos, Mariana Menotti e Heitor Silva, orientados pela professora Carolina Mancuzo, desenvolveram um hotsite que mostra como a Unoeste colaborou para o crescimento da cidade nas mais diversas áreas do conhecimento. A história pesquisada pelos então acadêmicos foi dividida em quatro partes que foram significativas tanto para a universidade como para o município: Vida Saudável, Raciocínio Lógico, Pensamento Crítico e Fauna e Flora.

De acordo com o ex-aluno e agora jornalista Heitor Silva, a intenção desde o início sempre foi desenvolver um TCC que homenageasse o Centenário de Presidente Prudente, “como a cidade é composta por muitos universitários, tanto os que já moram aqui, quanto os que vêm de fora para estudar, resolvemos utilizar o ensino universitário como principal foco do nosso projeto, mais especificamente na Unoeste, por ser a maior universidade da região”, explica.

O jornalista conta que o processo foi bem trabalhoso, porém, extremamente gratificante. “Coletamos informações de jornais impressos a partir da década de 70, arquivados no museu da cidade. Em seguida, entrevistamos historiadores, professores, antigos moradores para apurar histórias e fatos de Presidente Prudente. Sobre a Unoeste, pesquisamos todos os cursos, entrevistamos os coordenadores das graduações, alunos das primeiras turmas, professores que ajudaram no desenvolvimento da universidade, alunos de outros Estados e funcionários”, fala.
Depois de passada a parte de pesquisa, entrevista, produção do TCC e do hotsite, Heitor revela que o que mais marcou toda essa trajetória foi o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido.

“Nosso projeto reconhece que a Unoeste faz parte do desenvolvimento de Presidente Prudente desde sua fundação, até os dias atuais. Durante a pesquisa, comprovamos que as empresas do município são compostas por ex-alunos da universidade, além dos diversos projetos sociais inseridos pelos cursos da Unoeste que estão diretamente voltados aos prudentinos. O ensino pode fazer a diferença e trazer melhorias não somente no quesito de formação de profissionais, mas também em serviços prestados à população”, finaliza.

Também como parte das ações comemorativas ao Centenário, a Faculdade de Comunicação Social da Unoeste lançou recentemente o Prêmio Facopp de Fotografia. Com o tema “100 anos de Presidente Prudente”, pode se inscrever para participar do concurso profissionais e amadores da arte. De acordo com a professora e membro da organização do prêmio, Fabiana Alves, além de concorrer a câmeras fotográficas profissionais, os participantes serão estimulados a descobrir a cidade com um olhar diferenciado. "O importante é que as pessoas ampliem os seus olhares e consigam ver a beleza e o inusitado de Prudente. Há muitos detalhes a serem revelados, já que estamos diante de uma cidade com cem anos de história. Esperamos muita criatividade dos participantes”, diz.

Para completar as comemorações, nada como um bolo de aniversário! Foi assim que cerca de 30 alunos e professores do curso de Gastronomia da Unoeste pensaram. Porém, o bolo será um pouco diferente dos comuns, vistos em festas de aniversário. Para comemorar os 100 anos de Presidente Prudente, será feito um bolo de 100 metros de comprimento e com aproximadamente duas toneladas.

Para a confecção do bolo, serão utilizados 350 quilos de recheio, 350 litros de cobertura, 120 litros de leite, cinco mil ovos e 400 quilos de pão de ló, todos os ingredientes doados por empresas da cidade. A distribuição do bolo será feita gratuitamente logo após o desfile de aniversário, no dia 14 de setembro, no IBC Centro de Eventos. A intenção é que ele sirva até 10 mil pessoas.

Presidente da comissão do Centenário de Presidente Prudente, Marcelo Costilho Jorge, vê a parceria com a universidade nestas ações de maneira muito positiva. “A Unoeste sempre foi para a comissão uma entidade de credibilidade e compromisso com a nossa sociedade. Em razão destes pontos, fomos ao encontro dos gestores da instituição para alinhar ações em conjunto no ano do nosso Centenário”, salienta.

Segundo ele, a comissão tem trabalhado para que toda a população possa ter uma Presidente Prudente cada vez melhor. “Parcerias como essa da Unoeste, nas diversas áreas de estudo e conhecimento, fazem com que essas metas de melhoria em qualidade de vida possam ser atingidas com mais rapidez e eficácia”, diz.

Além das ações citadas anteriormente, a Unoeste participará do tradicional desfile de aniversário, no dia 14 de setembro, na Avenida Washington Luiz, no centro. Por fim, através do curso de História, palestras e mesas-redondas abordarão a história de Presidente Prudente na 2ª Semana de História, com início nesta quarta (30), a partir das 19h, no campus II da Unoeste. 

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem