CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Mais de 150 participam de oficinas de férias da Enfermagem

Retorno de alguns estudantes à Unoeste foi mais cedo neste semestre em busca de aprimorar conhecimentos


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Mariana Tavares Mais de 150 participam de oficinas de férias da Enfermagem
Atividade prática na oficina de Primeiros Socorros

Seriam os últimos dias de descanso, mas cerca de 150 estudantes decidiram retornar mais cedo à Unoeste para ampliar conhecimento e participar do tradicional Curso de Férias da Enfermagem. Nesta edição, foram três oficinas diferentes, com início na terça-feira (24) e término na sexta (27). “Eu iria ficar em casa, então adorei a ideia do curso. Foi a primeira vez que participei e gostei da experiência, já aprendi muita coisa que ainda vou ver futuramente em sala de aula”, comentou a aluna do 2º termo, Geovana Nascimento, 21, que fez a oficina de Primeiros Socorros.

Essa oficina foi preparada pela Liga de Urgência e Emergência, em conjunto com a equipe de Primeiros Socorros da Unoeste. As ações foram separadas em cinco estações, onde os alunos praticaram técnicas para atuar em diferentes situações: engasgamento e afogamento; suporte básico de vida, que são as medidas utilizadas em caso de parada cardiorrespiratória; crise convulsiva; pranchamento; imobilização de membros; e avaliação teórica. Os alunos ainda viram sobre como lidar em acidentes com animais peçonhentos, emergências psiquiátricas, dentre outros.

Gabriele Santos, 20, do 6º termo, e Mateus Lima, 21, do 7º termo, são estagiários da equipe de socorristas da universidade e também estiveram envolvidos na realização da oficina de Primeiros Socorros, que chegou à 7ª edição. “Temos aqui pessoas interessadas em aprender técnicas que podem salvar vidas não só da Enfermagem, mas também de outras graduações, como da Engenharia Civil, Nutrição e Medicina Veterinária. São pessoas que sabem da importância desse conhecimento e querem saber mais”, relatam. Outro fato lembrado pelos estagiários e que comprova o interesse pelo tema, é que na última edição, as 50 vagas oferecidas foram preenchidas, e agora a oficina teve 81 inscritos, superando o número de vagas ofertadas (70). “Também tivemos apoiadores que doaram brindes para sorteio entre os participantes”, relata Gabriele.
Foto: Mariana Tavares Oncologia foi assunto de uma das atividades do curso de férias
Oncologia foi assunto de uma das atividades do curso de férias

Conforme a coordenadora da Enfermagem, Maria Nilda de Barros Barreto, o curso de férias tornou-se tradicional na Unoeste, e ocorre em todas as férias de janeiro e julho, sempre com o envolvimento na organização dos próprios estudantes, principalmente dos integrantes das ligas acadêmicas. A Liga de Oncologia, por exemplo, levou o tema para ser discutido em dois dias de atividades, sendo abordado pela professora Caroline Brandão. “Tivemos aulas teóricas e práticas, que resgataram conhecimentos básicos e aproximaram os alunos do raciocínio clínico e específico em oncologia”, relata a docente, enfatizando que alunos de Biomedicina também participaram.

Já a Liga de Enfermagem em Psiquiatria e Saúde Mental organizou a oficina de treinamento sobre psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais, de 25 a 27 de julho, com a professora Mariana Carolina de Oliveira. Uma das atividades dessa oficina foi a visita ao Projeto Cristolândia, em Álvares Machado (SP), o qual atua na recuperação de dependentes químicos. A visita ocorreu na quinta (26), onde 35 estudantes estiveram envolvidos. A aluna do 5º termo María Antonia da Silva Quiroz, 20, conta que na terça (24) a turma foi orientada pela professora sobre como seria a visita e a entrevista com os educandos. “É importante tanto para nós, que estamos aprendendo, como para eles, que gostam de conversar e receber visitas”, relata. A Unoeste é parceira do projeto, por meio de vários cursos da saúde e das agrárias.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem