Laboratório de Estruturas é espaço inédito da região
Ambiente destinado aos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo recebeu mais de R$ 1 milhão em investimentos

Para uma atuação de sucesso é preciso estar seguro das suas ações. Dessa maneira, o estudante requer um rico conhecimento teórico e, principalmente, um olhar prático diferenciado. Nos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil da Unoeste isso é possível! Além dos diversos espaços, os cursos contam com o Laboratório de Estruturas. Nele, tudo é visualizado em proporções reais, o que dá uma vivência única da futura profissão.
Em outras palavras, esse novo ambiente da universidade traz várias ações que vão desde o teste da resistência de uma laje ou das vigas de uma ponte até uma casa raio-x que traz todas as etapas de construção. Inédito na região, o espaço recebeu o investimento de cerca de R$ 1 milhão e com grandes dimensões: 639 metros quadrados, ou seja, uma área que equivale a nove casas populares de três quartos.
De acordo com o diretor da Faculdade de Arquitetura e Engenharias da Unoeste e coordenador do curso de Civil, Guilherme Crepaldi Camarini, os grandes destaques são a Laje de Reação e a Casa Modelo. “Enquanto em um ambiente o estudante adquire o embasamento teórico, logo ao lado visualiza toda a sua aplicação prática. Além desses locais de estudos, contamos com mezanino para eventos e salas que podem receber os escritórios modelos”, diz.
A pesquisa também é incentivada e tem um espaço exclusivo para essa prática. “O Laboratório de Estruturas já é um ícone dos nossos cursos de Engenharia Civil e de Arquitetura e Urbanismo. Somos pioneiros na região e uma das poucas instituições que disponibilizam esse ambiente. Para se ter uma ideia, o mais próximo que temos é na Universidade de Londrina (UEL) no Paraná que, inclusive, tem dimensões menores do que o nosso”.
Quando se fala da Laje de Reação, o professor Bruno César de Castro Cardoso, responsável pelas disciplinas de Estruturas dos cursos de Civil e de Arquitetura, explica que ela mede 4,75m x 15,4m e tem a capacidade de ensaios de até 100 toneladas. “Além disso, tem um metro de espessura e está sobre 48 estacas de tração. Já os pórticos metálicos são dois de 4,40m de altura com possibilidade de ensaiar estruturas de até 4m de altura e de até 15m de comprimento”.
O docente acrescenta que esse tipo de laje é bastante incomum, pois os cursos de engenharia têm dificuldade de implantar uma estrutura desse porte. “Vamos propiciar aos nossos acadêmicos a experiência de ensaiar estruturas de uma forma bem completa e em dimensões reais”. Destacou que o salão em si tem uma estrutura que também poderá ser utilizada nas aulas. “Podemos mostrar o sistema de fechamento que é pré-moldado de concreto armado fechado com estruturas metálicas, além de toda a parte de contraventamento de telhado”.
Existe ainda a possiblidade de o laboratório abrigar a empresa júnior do curso que pode prestar serviços para a comunidade. “Temos projetos para fazer uma área anexa coberta com essas mesmas dimensões para que os alunos possam desenvolver outras experiências práticas das graduações”, revela Amaro dos Santos, professor de Engenharia Civil.
Tratando-se da Casa Modelo projetada especialmente para o curso de Arquitetura e Urbanismo, a coordenadora da graduação, Marcela do Carmo Vieira, comenta que ela é muito importante para os futuros arquitetos. “Os nossos alunos já acompanhavam toda as etapas de construção, entretanto, tínhamos que agendar em uma obra e realizar a ida até o local. Agora, com essa casa raio-x temos tudo à nossa disposição e nas dimensões reais, desde a fundação, revestimentos, levante das alvenarias, drywall, até os sistemas elétricos”.
Responsável pelas disciplinas de desempenho térmico de edificações e projeto de edificações na Arquitetura e Civil, a professora Bruna Bessa Rocha Yano avalia que esse novo laboratório pode motivar e ajudar na compreensão dos conteúdos. “A aplicação prática é o principal influenciador do aluno, pois ela possibilita entender o que está fazendo e a sua aplicação no mercado. Compreender os materiais e o sistema construtivo como um todo é fundamental para essas áreas”.
Infraestrutura de excelência
Não só a Unoeste que tem ótimos conceitos perante o MEC, já que é a 2ª melhor universidade particular do estado de São Paulo. O curso de Civil carrega chancela de excelência e é o melhor da região entre públicas e particulares com o Conceito Preliminar de Curso (CPC) – 4.
Vem para a Unoeste!
Você pode estudar na segunda melhor universidade particular do estado ainda nesse ano com o Vestibular On-line e a Nota do Enem.
Os aprovados no Vestibular On-line podem ganhar bolsas que variam entre 15% (cursos tecnólogos e bacharelados) e 20% (licenciaturas). Já os ingressantes via nota do Enem as bolsas são de 40% (matriculados até 31 de maio com média igual ou maior do que 650) e de 30% (matriculados até 31 de maio com média entre 550 e 649 pontos).
Para esses dois tipos de ingresso, o valor da matrícula será o mesmo do 1º semestre de 2021 e poderá ser parcelado até julho. Além disso, acesso grátis aos cursos livres EAD por 6 meses e um brinde especial para quem se matricular até 31 de maio.
Se você já prestou o Enem, clique aqui para usar a sua nota como forma de ingresso. Mas, se prefere o Vestibular On-line, a sua inscrição pode ser feita nesse link.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste