Presidente Prudente é destino de quem busca formação médica
Vestibular de Medicina ocorreu neste domingo em uma das principais universidades que ofertam a graduação no Brasil, a Unoeste

A manhã ensolarada do primeiro domingo (26) de inverno registrou temperatura agradável em Presidente Prudente (SP), favorecendo os candidatos do Vestibular de Medicina da Unoeste. Apesar da tensão para a prova, já que a área médica é a mais concorrida do Brasil, os vestibulandos estavam tranquilos com relação à escolha pela instituição. Pessoas de diferentes cidades e estados que conhecem a excelência da graduação oferecida há 34 anos pela 2º melhor universidade particular do estado de São Paulo. A prova foi realizada no campus 2 e teve início às 9h.
As gêmeas Maria Eduarda e Maria Laura Mazaro Preto, de 18 anos, vieram de São Paulo para a prova e estavam acompanhadas das avós, Renata Mazaro e Edwiges Preto, ambas de Presidente Prudente. As jovens contam que a carreira está no sangue. “O nosso avô é médico e desde criança eu falava que queria ser pediatra”, lembra Maria Eduarda. A irmã também seguiu os mesmos passos dos tios e avô. “Com a família toda na área, sempre tivemos essa certeza”. Não só a Medicina faz parte da família Mazaro, como a própria Unoeste também é bastante próxima de todos. “Nossa mãe fez Direito e Letras e nossos tios estudaram aqui”, relatam as gêmeas. A avó Renata complementa que três filhos se formaram médicos pela Unoeste e um deles é também professor no curso.
Paparicadas pelas avós, passando no vestibular elas têm garantido dois lugares para morar. Aliás, as avós já estão fazendo planos de como será a estadia das netas na cidade e torcem para que isso aconteça logo. “Já até combinamos como será a divisão das refeições: almoço na casa da vó Renata e janta na vó Edwiges”, contam as gêmeas. Porém, os serviços domésticos ainda não estão definidos, como roupa para lavar: “Ainda não falamos sobre isso, mas vamos revezar as casas”, se divertem.
Teve mais gêmeos nesta edição do vestibular! Gabriel e Daniel Theisen, 26, são do Rio Grande do Sul e conheceram a Unoeste por meio de pesquisas pela internet. “Temos um tio médico e quando falamos dessa nossa vontade recebemos todo apoio”, recordam. Eles aproveitaram a viagem que fariam até Presidente Prudente e saíram de casa há 13 dias para uma maratona de vestibulares em várias cidades paulistas. “Passamos por São Paulo, Sorocaba, São José do Rio Preto, Araraquara e outras”, comentam os irmãos, afirmando que agora o destino é de volta para casa, mas com possibilidade de retorno definitivo caso venham as duas aprovações.
Ana Laura da Silva tem 20 anos e estava fazendo Medicina no Paraguai, mas decidiu que quer continuar os estudos no Brasil, de preferência na Unoeste. Ela é de Santo Inácio (PR) e veio acompanhada da mãe, Rose Mirian, e do namorado, Lucas. “Sempre sonhei com a Medicina, então quando conclui o ensino médio, fui direto fazer o curso no Paraguai. Mas lá ainda está EAD, então decidi retomar o meu sonho de vir pra cá. A primeira escolha foi a Unoeste porque tem ótimos docentes e estrutura. Espero que dê certo!”.
Com a expectativa de formar a primeira médica da família, a mãe conta que eles dão total apoio para a filha concretizar esse sonho. “A Ana Laura sonha com essa profissão desde os 3 anos de idade. Presidente Prudente tem a vantagem de ser mais perto da nossa cidade, mas a principal questão é a qualidade do curso. Agora é ajudá-la a concluir esse desejo aqui na Unoeste”, destaca Rose Mirian, mãe também do João Fernando, de 12 anos.
Treineiros
Maria Carolina Chulli Modesto, de 16 anos, está concluindo o 3º ano do ensino médio e como sabe da concorrência para o curso médico, já está fazendo provas para melhor se preparar. “Quero Medicina desde criança. Conheci a Unoeste através de um primo. Estou pesquisando as instituições, gostei muito daqui, mas por enquanto é para treinar”, relata a jovem natural de Nova Andradina (MS), mas que desde o início deste ano mudou-se para a capital sul-mato-grossense, Campo Grande, para focar nos estudos.
Com o objetivo de conquistar uma vaga na Medicina Unoeste assim que concluir o ensino médio, Breno Medina de Oliveira, 16, também veio de Colorado (PR) para prestar a prova como treineiro. “Quero Medicina desde pequeno. Tenho tios médicos e é a primeira vez que estou aqui, mas já ouvi falar bastante da universidade. Esse foi um dos motivos pela escolha. Vou prestar em outras instituições, mas meu foco é a Unoeste”, frisa.
Gabarito e resultado
O gabarito do Vestibular de Medicina será divulgado ainda neste domingo (26), após o término das provas. Já o resultado está previsto para terça-feira (28) ou até o término das correções das redações, e estará disponível para o vestibulando na área do candidato, no site da Unoeste.
Matrículas
Os aprovados para Medicina Prudente terão o prazo de até dois dias úteis para efetivação da matrícula após a publicação do resultado. Não completadas as vagas, serão realizadas novas chamadas aos classificados em lista de espera, com prazo de um dia útil para efetivação da matrícula.
Outros cursos Unoeste
A Unoeste segue com os processos seletivos para graduações presenciais e EAD. Para as duas modalidades, é possível ingressar por meio de prova On-line ou nota do Enem. Quem deseja estudar presencialmente pode garantir bolsa de estudo de até 40% nas mensalidades durante todo o curso. Já na Educação a Distância as bolsas de estudos podem chegar até 50%. Clique neste link e saiba mais.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste