Encontro de gestores de polos enriquece a EAD da Unoeste
Participação do norte ao sudeste brasileiro, do município Brasil Novo/Pará à Vitória capital do Espirito Santo

Como parte das estratégias de crescimento organizado, gradual e totalmente focado no ensino de qualidade, é realizado pelo Núcleo de Educação a Distância (Nead) o 1º Encontro de Polos Unoeste. Cerca de 20% dos mais de 100 polos espalhados pelo Brasil estão participando da ampla programação iniciada ontem e que se estende durante o dia todo desta quarta-feira (16) no campus 2, em Presidente Prudente. Os gestores dos polos são recebidos como parceiros da excelência Unoeste, com nota máxima (5) no recredenciamento pelo Ministério da Educação.
O pró-reitor Acadêmico Dr. José Eduardo Creste, na saudação aos parceiros, usou o futebol brasileiro como analogia para dizer que estar inserido em uma universidade, como instituição de ensino superior da mais alta complexidade, é fazer parte da primeira divisão. “Os polos levam o DNA 5 do jeito Unoeste de oferecer qualidade. Quando vocês crescem, a Unoeste cresce; e quando a Unoeste cresce, vocês crescem; nesse jeito sério de fazer educação, com seriedade e qualidade”, disse o pró-reitor que representou a Reitora Ana Cristina de Oliveira Lima.
Estudante é o centro
Ao citar que a educação mexe com o futuro – do sonho, das realizações e do sucesso –, o pró-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão Dr. Adilson Eduardo Guelfi, chamou a atenção sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Unoeste, no qual o estudante está no centro para receber o melhor nível de aprendizagem e ter atendida as suas expectativas. Destacou que na Unoeste é possível construir a trajetória acadêmica da graduação à pós-graduação, com especializações, mestrados, doutorados e pós-doutorados; com envolvimento no ensino, pesquisa e extensão.
Comentou sobre o programa de iniciação científica com alunos do ensino médio, oferta de bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da própria universidade para escolas públicas e particulares; sobre a perspectiva, em futuro próximo, de ofertar mestrado a distância; e sobre as possibilidades de intercâmbios com universidades da América do Sul, da América do Norte e da Europa. Dr. Adilson comunicou aos gestores de polo sobre ações sociais que podem ser feitas em suas cidades, colocando a Pró-reitoria de Extensão (Proext) à disposição.
Fazendo a diferença
A diretora do Nead, a administradora de empresa e mestre em engenharia de produção, Sonia Sanae Sato, manifestou alegria em receber os parceiros e falou que o encontro vai além de mostrar a infraestrutura e de tratar de questões burocráticas, ao proporcionar o compartilhamento de ideias, conhecimentos e experiências no sentido de fomentar o ensino a distância. Citou o recente recredenciamento da EAD Unoeste pelo Ministério da Educação, com obtenção de excelência: nota 5. “Conceito que faz a diferença para o aluno, em sua formação acadêmica”, enfatizou.
Sonia enalteceu a equipe que idealizou e organizou o evento, citando os nomes de Victor Hugo Alves Oliveira, do serviço de relacionamento com os polos; Jéssica Sant´Ana, Giovana Ghirotto Balotari e a consultora Danielle Cristine Meira França Caldeira. Victor apresentou a programação completa do evento e destacou os objetivos de promover networking entre os polos, novos conhecimentos, premiação dos polos e tour pela Unoeste. As falas de Sonia e Vitor abriram o encontro no espaço de eventos do curso de Gastronomia, ontem (15) de manhã. As falas de Creste e Guelfi foram no Teatro César Cava, à tarde.
Instituição de excelência
Ainda na manhã de terça, a coordenadora acadêmica do Nead, Dra. Dayene Miralha de Carvalho Sano, ao fazer a apresentação dos coordenadores, evidenciou o comprometimento da equipe e afirmou ser muito importante fazer parte de uma instituição de excelência. Citou os 13 anos de fortalecimento do Núcleo, com a sua participação junto a diretora Sonia e o coordenador de tecnologia e produção de materiais EAD, Mario Pazoti; setor em que a Unoeste tem o diferencial do Aprender, o seu próprio ambiente virtual de aprendizagem.
Cada coordenador fez uma fala sobre o curso ou cursos de sua responsabilidade. Falaram o Dr. Wilson Lussari, Dra. Luli Hata, Dra. Ana Cláudia Ambiel, Dr. Carlos Tiritan, Aglie Zaupa, Luciane Cachefo, Eliane dos Santos, André Wiezzel, Dra. Patrícia Antunes, Dra. Erica Visentini, Marcelo Mota, Veridiana Berbel, Dra. Daniela Moris, Ana Teles, Dra. Thais Lepre e Dra. Livia Prado, coordenadora dos cursos de pós-graduação. O coordenador Dr. Carlos Augusto de Carvalho Filho chegou no final e foi apresentado.
Distante 2,7 mil km
Dentre os gestores, quem veio de mais longe foi Sandra Ferreira Silva do Nascimento, do município de Brasil Novo, localizado às margens da rodovia Transamazônica, no sudoeste do Pará, a 42 km de Altamira e mais de 870 km da capital Belém. Para estar em Prudente às 15h45 de segunda-feira (14), saiu de sua casa no domingo, foi para Altamira por rodovia, onde pegou o avião para Belém, ficou 16 horas esperando a conexão para chegar em São Paulo no amanhecer do dia: às 5h. O seu esforço evidencia a importância do 1º Encontro de Polos Unoeste.
São quatro anos de parceria com a Unoeste, por iniciativa de seu marido Antonio Luiz do Nascimento e com o polo instalado na Djhovane Informática. A brasil-novense de nascimento está concluindo a formação em Pedagogia e disse que Unoeste tem contribuído com a colocação de mão de obra especializada no mercado da cidade de cerca de 25 mil habitantes (IBGE, 2023). Encantada com a estrutura da Unoeste e feliz pelo acolhimento, planeja passar uma semana na Unoeste, junto com o seu marido, para conhecer tudo. Seu plano é levar curso semipresencial para o polo de Brasil Novo.
Tudo muito bom
Jorge Mitsuyoshi Danno Jr, de Araçatuba (SP), está entre os parceiros mais antigos, com mais de 10 anos atendendo no Instituto Vitae. Conforme disse, sua parceria com a Unoeste nasceu de um conhecido de São José do Rio Preto. Como já trabalhava com outras bandeiras de ensino a distância, recebeu a visita de um representante da Unoeste, formalizou a documentação, passou a oferecer os cursos e, desde então, tem encontrado bons resultados. “Os alunos gostam muito. A qualidade é boa. O atendimento e suporte são muito bons”, pontuou.
As várias abordagens do Encontro, em diferentes espaços, incluíram os temas O seu negócio on-line, com Bárbara Benites; e Lei Geraldo de Proteção de Dados, com Paulo Vieira. Nesta quarta-feira (16) pela manhã ocorre apresentação de cases de sucesso dos polos de São Paulo e Rancharia, visita à secretaria, palestra sobre estratégias de captação, com o professor Jeferson da Costa e mesa-redonda sobre vendas, marketing e pedagogia. À tarde, tour pelo campus 2 e premiação dos polos. Hospedagem no Hotel Sant´Ana e os almoços no Restaurante Universitário, no mesmo campus.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste