CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Guarujá lança programa “Livre da Tuberculose”

Evento realizado na Unoeste reuniu especialistas, autoridades e sociedade civil para discutir estratégias de combate à doença


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Karen Cunha Guarujá lança programa “Livre da Tuberculose”
Autoridades e profissionais trocam experiências no combate à tuberculose

O combate à tuberculose ganhou um novo capítulo em Guarujá nesta quinta-feira (14) com o lançamento do programa “Guarujá Livre da Tuberculose”, iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) para intensificar ações de prevenção, diagnóstico e tratamento. O evento foi realizado na Unoeste Guarujá e reuniu autoridades, profissionais da saúde, pesquisadores e representantes da sociedade civil.

O ponto alto foi a participação do professor Dr. Jason Andrews, médico e pesquisador da Universidade de Stanford (EUA), referência internacional em tuberculose e saúde global. Em sua palestra, Andrews destacou a importância da integração entre ciência, políticas públicas e apoio social.

“O Brasil é destaque no combate à tuberculose em pessoas em situação de vulnerabilidade. Acredito que o apoio social, a ciência e o avanço da tecnologia são grandes aliados para enfrentarmos a doença”, afirmou.

Panorama e desafios no Guarujá

A abertura oficial foi conduzida pelo secretário municipal de Saúde, Fábio Mesquita, que ressaltou a ambição da iniciativa.

“Hoje temos o privilégio de realizar este fórum e lançar a campanha ‘Guarujá Sem Tuberculose’. Pode parecer ousado, mas é assim que chegamos a algum lugar e vamos alcançar nossa meta”.

Na sequência, a enfermeira Ana Cléia Lorenço, pioneira no combate à doença no município, apresentou um panorama histórico e reforçou a necessidade de mobilização regional.

“O Guarujá começou essa jornada de investigação, mas precisamos que toda a Baixada faça essa caminhada com a gente”, afirmou.

A médica infectologista Evelyn Lepka de Lima, coordenadora do Programa Municipal de Controle da Tuberculose, apresentou os pilares do novo plano estratégico. Ela destacou o cenário preocupante:

“O Guarujá tem cerca de 125 a 130 casos por 100 mil habitantes, uma incidência quase três vezes maior que a média do Estado e o dobro da nacional. A mortalidade chega a ser três vezes maior que a registrada em São Paulo. Enfrentamos também uma taxa de abandono muito alta, um problema estrutural que precisamos resolver”.

Foto: Karen Cunha Médica infectologista Evelyn Lepka apresenta dados e estratégias do novo programa
Médica infectologista Evelyn Lepka apresenta dados e estratégias do novo programa

Segundo Evelyn, as ações previstas incluem reorganização da rede de atendimento, ampliação do diagnóstico precoce, uso de novas tecnologias e qualificação contínua das equipes.

“Queremos fortalecer nossa capacidade de resposta, reduzir o abandono do tratamento e melhorar a gestão dos atendimentos”, pontuou.

O evento também marcou o início de um conjunto de medidas que serão intensificadas ao longo do programa, como campanhas educativas, parcerias com instituições de pesquisa e treinamento especializado para os profissionais da rede municipal.

Ainda durante o fórum, o coordenador administrativo do curso de Medicina da Unoeste Guarujá, Dr. Geraldo Alécio de Oliveira, ressaltou a importância da parceria com a Prefeitura. “Fico feliz pelo caminho que Guarujá está tomando. Para nós, como universidade, é uma grande honra participar de todo esse processo”, acrescenta.

 

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem